|
BRUNA SERRA Especial para Folha
Na reta final da campanha, faltando apenas dez dias para a eleição, os candidatos ao Governo de Pernambuco se enfrentarão em mais três oportunidades. A primeira delas acontece hoje, quando Eduardo Campos (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Sérgio Xavier (PV) e Edilson Silva (PSOL) estarão frente a frente no auditório da TV Jornal. Os quatro foram convidados tendo como base a representação dos partidos na Câmara Federal. O debate começará as 21h20 e terá quatro blocos distribuídos em duas horas de duração. O enfrentamento de hoje segue os moldes do que ocorreu na última segunda-feira entre os candidatos à Presidência da República.
No auditório da TV estarão dispostos quatro púlpitos e sob a mediação da jornalista Graça Araújo, os candidatos poderão se movimentar pelo palco e fazer perguntas entre si durante os dois primeiros blocos, com direito a réplica e tréplica, com tema livre. “A ideia é estimular mesmo o debate, para que os telespectadores possam se beneficiar do contraditório, comparar e fazer sua escolha aqui conosco”, frisou a diretora de jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo.
O terceiro bloco contará com quatro jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação perguntando aos postulantes. Entretanto, diferente do que ocorre tradicionalmente nos debates, os jornalistas terão direito a réplica e tréplica. “Dessa forma, poderemos esclarecer detalhes que não tenham ficado claros na pergunta”, explicou a diretora. No último bloco, além das considerações finais de praxe, os candidatos ainda terão oportunidade de um enfrentamento final. Serão sorteados temas e com vistas neles os postulantes porderão questionar uns aos outros.
Beatriz Ivo ressaltou ainda que o direito de resposta, caso seja necessário, será concedido de imediato, porém, mediante a avaliação da comissão de organização do debate e do corpo jurídico presente. “Acusações políticas não estarão entre os temas que podem gerar direitos de resposta. Ele será concedido apenas para o caso de ofensas pessoais. A resposta deverá ser dentro do mesmo tema, inclusive”, alertou Beatriz Ivo. Todos os quatro convidados já confirmaram presença e nenhum dos demais postulantes acionou judicialmente a TV Jornal para reivindicar participação. Contudo, Roberto Numeriano, do PCB, avisou que fará um protesto em frente à emissora com seus militantes.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!
0 comentários:
Postar um comentário