30 setembro, 2010

Eduardo apresenta programa de governo

Documento vai reunir as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral do socialista
Aline Moura
alinemoura.pe@dabr.com.br


O governador Eduardo Campos (PSB) entrega o programa de governo amanhã, a dois dias das eleições. Ele se comprometeu em finalizar a plataforma política até essa sexta-feira, englobando várias propostas recebidas ao longo dos últimos três meses. O anúncio do socialista mostra que a campanha desse ano foi realmente diferente, tanto em relação à disputa nacional, como estadual. Normalmente os postulantes aos cargos majoritários apresentam seus programas no início do período eleitoral, o que não aconteceu entre os presidenciáveis, nem entre os candidatos ao Palácio do Campo das Princesas.


Ontem, em almoço com integrantes da Fiepe, governador Eduardo Campos recebeu mais algumas propostas Foto: Aluísio Moreira/Divulgação
Segundo o governador, o programa vai englobar propostas já apresentadas ao eleitor no guia eleitoral e em sua entrevistas, além de sugestões recebidas de vários segmentos da sociedade. Ontem, por exemplo, ele recebeu contribuições de vários diretores da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco, das quais se destacam o parcelamento do ICMS em mais de 60 meses para as empresas e mudanças no Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). De acordo com o presidente em exercício da Fiepe, João Sandoval, o primeiro evitaria acúmulo de dívidas e daria mais acesso ao crédito. Já o segundo traria benefícios para indústrias que já estão instaladas em Pernambuco. "O Prodepe oferece muitos benefícios para as indústrias que estão chegando, mas a gente quer um diferencial para as indústrias que já estão aí", declarou.

Eduardo ouviu as propostas dos empresários, disse que analisaria com cuidado, mas não se comprometeu em adotá-las de imediato. Ele admitiu que a demora na finalização do programa é justamente o estudo minucioso das sugestões para evitar promessas que não possam ser cumpridas. "Tem muita gente querendo contribuir e eu estou lendo bastante tudo que está sendo elaborado. É importante para o governo cumprir o que prometeu. Por isso, estamos com muita disciplina", declarou.

No evento com os empresários - todos afinados com sua campanha - Eduardo acatou a sugestão feita pelo deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), um dos candidato ao Senado da Frente Popular, para se criar uma "Câmara de Competitividade". Essa Câmara seria uma parceria entre o setor privado e governamental para se institucionalizar e discutir o tema. "Como teremos uma vitória expressiva, conte com a gente", acrescentou Sandoval, para depois soltar um "é daqui para melhor", numa referência ao slogan do socialista. Sandoval afirmou à imprensa que a Fiepe era imparcial, mas vários diretores trataram Eduardo como governador eleito e Armando como senador.

Até o fim de novembro, o governador frisou que pretende elaborar uma ferramenta de comunicação entre o governo e a classe industrial. A ideia é discutir cinco áreas priorizadas pelos empresários: infraestrutura, medidas tributárias, meio ambiente, inovação e relações internacionais.

Já o programa de governo, como divulgou o Diario em julho passado, se divide em três eixos principais: qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e gestão pública. A qualidade de vida, por exemplo, abrange propostas na área social, como educação, saúde, segurança e lazer.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!

0 comentários: