28 setembro, 2010

TRE dá direito de resposta a Humberto

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O candidato a senador Humberto Costa (PT) obteve ontem o direito de resposta no site do candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), da coligação Pernambuco Pode Mais. A decisão foi tomada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que reviu decisão de primeira instância.

Além de conceder direito de resposta, os magistrados determinaram à oposição que retire do site o trecho do discurso do presidenciável José Serra (PSDB) em que o tucano liga o petista à "máfia dos vampiros". A "máfia dos vampiros" é uma referência ao escândalo que, denunciado em 2006, envolvia a compra fraudulenta de hemoderivados no Ministério da Saúde. Humberto era o ministro na época.

O entendimento do pleno foi de que as críticas de José Serra, feitas em Jaboatão dos Guararapes no dia 20 deste mês, não condizem com a verdade. Isso porque o ex-ministro fora absolvido por unanimidade pela Justiça Federal das acusações de envolvimento na "máfia dos vampiros". Segundo o desembargador Francisco Cavalcanti, as investigações comprovaram que o esquema de corrupção no Ministério da Saúde começou antes da chegada do petista ao governo federal e que teria partido de Humberto o pedido de apuração do esquema.

No discurso, o tucano afirmou que iria "atuar na área de saúde, que andou para trás em todo o Brasil e se tornou um canal de escândalos, inclusive, com um dos candidatos a senador da situação". Em 2006, quando estourou o escândalo, Humberto Costa estava cotado para ir ao segundo turno com o então governador-candidato Mendonça Filho (DEM). A campanha do democrata centrou críticas nas acusações contra o petista. O ex-ministro da Saúde perdeu a vaga para o hoje governador Eduardo Campos (PSB), que, por sua vez, derrotou Mendonça Filho. 


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 108 MIL ACESSOS!

0 comentários: