13 janeiro, 2011

PDT CONVIDA JOÃO PAULO A FILIAR-SE DE OLHO EM 2012


Ex-prefeito afirma estar agradecido, mas continuará no PT
izabelyta guerra - Especial para a Folha   
Na semana passada, o ex-prefeito João Paulo admitiu que o clima no PT não é dos melhores, mas disse que só sairia do partido “numa situação extrema”. Coincidência ou não, já tem partidos interessados na sua filiação, visando às eleições municipais do próximo ano. Depois do PCdoB convidá-lo, ontem foi a vez do PDT. A iniciativa não partiu da direção estadual da legenda, mas do comando nacional. Em reunião realizada na residência do deputado federal paulista Paulinho da Força Sindical, em Brasília, João Paulo foi chamado para reforçar a sigla trabalhista.
À reportagem, o petista se disse honrado com o convite, mas garantiu que não se desfiliará do PT. Além de ser um dos fundadores da legenda, há o impedimento imposto pela fidelidade partidária. João Paulo ainda iniciará o mandato de deputado federal e, se migrar para outra sigla, corre o risco de o PT pedir o seu mandato junto à Justiça Eleitoral.
Procurado pela Folha, o deputado federal Wolney Queiroz disse ter “carinho e admiração” por João Paulo. Também considerou como “fraternal e sério” o relacionamento que os pedetistas têm com o ex-prefeito. “Para qualquer partido, seria excelente e uma honra ter João Paulo, uma referência de político brilhante e impecável”, disse o parlamentar do PDT, lembrando que o PCdoB também já fez um convite semelhante para o deputado eleito.
Mas Wolney ponderou: “O PDT deve avaliar de que forma vai movimentar as pedras do tabuleiro, tendo em vista a nossa aproximação com a gestão João da Costa (desafeto de João Paulo) e nossa atuação no Governo de Eduardo Campos. Tudo tem que ser feito de forma transparente”.
Tentando não causar polêmica, João Paulo declarou no Twitter ontem à tarde: “Apesar das dificuldades,continuo firme no PT, mas gostaria  de agradecer os gestos de acolhida dos presidentes nacionais do PCdoB e PDT”. Confirmando o encontro, o ex-prefeito disse considerar normal este processo de aproximação de outros partidos. “Especialmente em período de pré-campanha”, afirmou, referindo-se ao pleito para prefeito em 2012. “Todo mundo sabe e não é de hoje as minhas dificuldade com o PT, mas eu estou focado mesmo é no meu mandato de deputado federal e trabalho que quero realizar para Pernambuco”.
Questionado sobre a declaração que fez afirmando que a visita ao pedetista Paulinho da Força teria sido apenas  uma “primeira conversa”, João Paulo respondeu dizendo que uma segunda “e outras várias conversas” podem acontecer, não “necessariamente para discutir a troca partidária. “É sempre bom conversar com os companheiros”, disse em tom bem humorado. E completou: “Vejo estes convites como um expressão de carinho e respeito”.

0 comentários: