Este ano, haverá palcos também nos Bultrins e em Amaro Branco
•
Widio Joffre
HOMENAGEADO será o ex-prefeito Germano Coelho (E)
A valorização das agremiações tradicionais será a tônica do Carnaval de Olinda em 2012. Na manhã de ontem, o prefeito da cidade, Renildo Calheiros, anunciou como homenageado da festa o ex-prefeito e carnavalesco Germano Coelho e o tema do evento, que este ano será “Olinda, a magia para o mundo”. A partir da temática, o Carnaval do município terá a cenografia focada em duendes e em bobos da corte. Ao todo, mais de 800 blocos e 500 orquestras farão parte da festa. Entre as novidades, foram instituídos mais dois polos de animação, um nos Bultrins e um outro no Amaro Branco, totalizando 15 polos de animação espalhados pelo município, sendo o do Fortim o principal deles.
Embora a programação ainda não esteja fechada, foram divulgados os nomes de alguns dos artistas que farão parte da grade, como Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Zuza Miranda, Maracatu Nação Pernambuco, Tito Lívio, J. Michilis, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, China, Roger Man e Ska Maria Pastora, Karina Buhr, Jorge Riba, Eddie, Mesa de Samba Autoral, Gerlane Lops, Família Salustiano e Rabeca Encantada, Ortinho, Claudionor Germano, Som da Terra e Quinteto Violado.
“Estamos buscando a valorização das agremiações tradicionais, aproveitando, inclusive, que muitas delas estão comemorando datas fechadas”, pontuou a secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Souto. Para se ter uma ideia, em 2012, Vassourinhas comemora 100 anos, o Clube Elefante de Olinda, 60 anos; a Troça Ceroula, 50 anos; a Marim dos Caetés, 30 anos, e o Homem da Meia Noite, que este ano participará do desfile do Galo da Madrugada, completará 80 anos. O boneco gigante irá desfilar duas vezes, uma no sábado de Carnaval, no dia 18 de fevereiro, recebendo a chave da cidade, e outro na segunda-feira, dia 20, desta vez, em um carro alegórico. A última vez que o gigante saiu dessa forma foi há 40 anos.
Visivelmente emocionado, Germano Coelho, esteve presente no anúncio e foi bastante aplaudido pelos presentes. Foi durante a gestão de Germano que Olinda conquistou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, há 30 anos. “Eu creio que todos imaginam a minha emoção. Eu nasci no dia 16 de fevereiro, em pleno Carnaval. As pessoas acham que estão me homenageando, mas eu é que estou homenageando o Carnaval de Olinda”, pontuou. Segundo o prefeito Renildo Calheiros, a festa custará entre R$ 7 e R$ 8 milhões. “Já temos alguns patrocinadores e a nossa meta é empatar a nossa contribuição com a iniciativa privada”. A prefeitura disponibilizou ainda uma página eletrônica para que os foliões possam tirar as dúvidas:
http://carnaval. olinda.pe.gov.br/
26/01/2012 02:52 - Júlia Veras
0 comentários:
Postar um comentário