A criatividade tem sido
a marca registrada
do artesão e amigo
Lula do Estandarte.
(Olinda, 7/1/1960)
“Comecei no carnaval aos 14 anos de idade como desfilante no Elefante de Olinda. Fiquei nove anos em Elefante. Discuti com Moacir (dirigente do clube na época) e Edmar Lopes me chamou para o Vassourinhas”
“Fui ser Primeiro Secretário de Vassourinhas. No outro ano, em 1982, fui Diretor de Fantasia. E continuo até hoje.”
“Em 1989, comecei a fazer estandartes. Tinha um time de futebol Galícia Esporte Clube, do Monte, e foi lá que fiz meu primeira estandarte para a troça “Galícia em Folia”
“Já fiz 197 estandartes, tenho tudocadastrado. As troças que não têm sede terminam guardando os estandarte aqui na minha casa. Sábado de carnaval a casa fica vazia. Na quarta-feira, os estandartes voltam para morar aqui comigo.”
“Inventei os estandarte em miniatura no ano de 1992. Era um aniversário de criança, um filho de minha prima, pediram como lembrança da festa. A idéia pegou e as encomendas não param.”
“Também gosto de São João, criei a primeira Quadrilha Estilizada em Pernambuco, a “Girassol”, um suesso”
“É muito trabalho, de 20 a 25 dias parapreparar um estandarte. Na véspera do carnaval, chego a fazer um estandarte em cinco dias, na correria. Às vezes, trabalho no domingo de manhã e na segunda-feira de carnaval. Menos, às 16 horas, do domingo, é quando eu vou para o meu carnaval com o Vassourinhas. Já fiz três estandartes para o meu clube do coração.”
“Eu não tenho medo de morrer, não. Morrer vai todo mundo”
Fotos: Fábio Lira.
2 comentários:
É mesmo verdade, lula de vassoura como é conhecido é mais um dos grandes artistas que nossa Olinda pode se sentir orgulhosa de telo, pois,alem de conhecelo de perto nós da T.C.M.Mole Não Entra, possuimos um dos mais belos estandarte confeccionado por ele.
Quer velo?
Dia, 01/01/2008 - às 5:30 hrs.na Rua Nelson Guedes 142 (Beco do Lixo) - Varadouro - Olinda.
Esse blog tem prestado um serviço à comunidade olindense sem precedentes.
As justas homenagens que aqui são postadas em muitas vezes causam emoção em quem as lê.
Independente de projeto político, esse projeto não pode parar.
Falar de Lula é prestar uma tardia mas oportuna homenagem a esse artista olindense que tem um excelente serviço prestado a nossa cidade e que é muito pouco valorizado.
Parabés Arlindo.
Postar um comentário