12 abril, 2010

Podemos mais: o discurso de Serra

Disposto a insistir no lema o 'Brasil pode mais', o tucano José Serra exaltará hoje, no discurso de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, temas desconfortáveis para a sua adversária petista, Dilma Rousseff. Segundo aliados, Serra não citará o nome da ex-ministra e recomendou até que ela fosse poupada de ataques na cerimônia, a ser realizada em Brasília.

O tucano apresentará cerca de dez tópicos para o programa de governo, entre eles saúde e educação. A interlocutores Serra afirmou que sua fala 'não será defensiva nem agressiva'. A exemplo de sua despedida do governo de São Paulo, persistirá na defesa de valores e princípios.

Vulnerabilidade

Mas, apesar da promessa de delicadeza das palavras -- num discurso 'que jogue para frente' e com direito a nova citação de Guimarães Rosa --, Serra tentará imprimir na agenda política pontos que, para tucanos, seriam de maior vulnerabilidade no campo adversário. Além da defesa de respeito a instituições, ele deve pregar, por exemplo, a economia verde como caminho para o crescimento.
À frente da Casa Civil, Dilma teve embates com a ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata do PV, Marina Silva.. O tucano deverá investir dados da sua biografia -entre eles, a criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), a aposta na qualidade de ensino e o programa de combate à Aids -como garantia de que o Brasil pode crescer mais.

Podemos mais

Num contraponto a Dilma, deve defender investimentos em infraestrutura e a competitividade do produto brasileiro -- leia-se câmbio -- como condições para o crescimento. Serra deverá ressaltar ainda o papel do presidente Tancredo Neves para a redemocratização.

Segundo tucanos, a ideia é mostrar que o PT encontrou a democracia consolidada e a inflação sob controle em 2003. E que, asseguradas essas condições, o potencial de crescimento do Brasil, em relação a vizinhos, poderia ser maior. Além disso, a menção de Tancredo toca na controvérsia da semana: a visita de Dilma a seu túmulo, embora o PT não tenha apoiado sua eleição.(Informações da Folha de S.Paulo)

Escrito por Magno Martins, às 03h30

Fonte: Blog do Magno Martins


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 92 MIL ACESSOS!

0 comentários: