16 janeiro, 2012

Homenagem à tradição no aniversário da Ceroula

REVERÊNCIA Uma das agremiações mais queridas do Carnaval de Pernambuco, Ceroula faz 50 anos este ano sem descuidar das novidades. Troça apostou na inovação para surpreender os novos foliões
Em 1962, um grupo de seis amigos moradores de Olinda, no Grande Recife, decidiram brincar o Carnaval de maneira despretensiosa, vestindo camisa social, colete, gravata borboleta, sapato social, meias pretas, chapéu de côco e ceroula branca. Cinquenta anos depois, o figurino sofreu algumas adaptações para se adequar melhor ao calor pernambucano, mas a animação do grupo só fez aumentar. A Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda desfila pelas ruas da Cidade Alta, atualmente, com cerca de 600 componentes, sob o comando de uma nova geração.
 Renovação é algo fundamental para as agremiações carnavalescas. Muitos clubes de fantasias não procuraram se atualizar e estão parados no tempo. Esse é o diferencial da Ceroula. Os filhos e netos dos componentes já participam e isso mostra que a troça ainda tem um longo futuro pela frente , disse o presidente da Ceroula, Marcos Sales, filho do mentor do grupo, Antônio Aurélio Sales, conhecido como Cabela. A ideia inicial dos fundadores, no entanto, não era de criar um bloco familiar.
No começo, apenas homens podiam brincar, o que gerou a fama de machistas. As mulheres passaram a compor o desfile apenas em 1987, mas, até hoje, ainda existem restrições.  Elas só desfilam a cada cinco anos. O Carnaval de 2012, além de ser o de 50 anos, será grandioso porque as esposas dos ceroulenses irão participar , disse Sales. Outra novidade deste ano é o novo estandarte que está sendo confeccionado.
No Sábado de Zé Pereira, a Ceroula sai do Clube Atlântico de Olinda, com uma orquestra de 38 músicos, que garante a animação dos foliões. Além disso, são distribuídas batida e feijoada, com arroz e farofa. A Ceroula desfila na Terça-Feira Gorda, saindo do Largo de Guadalupe.
Uma das troças mais tradicionais de Olinda também já deu o ar da graça na capital pernambucana.  Em 2002 fomos convidados, pelo então prefeito João Paulo, para participar do Carnaval do Recife. Desfilamos pelo Centro e pelas ruas do Bairro do Recife até 2010 , disse o presidente. Segundo ele, no ano passado, a Prefeitura do Recife não convidou a Ceroula para integrar a programação. Para este ano, ainda não há nada fechado, mas as duas partes estão negociando.
Após a folia de Momo deste ano, será lançado o livro Ceroula 50 anos. A edição já está quase pronta, esperando apenas alguns depoimentos de pessoas importantes e, é claro, as fotos da comemoração do meio século da troça.  Durante esses anos fizemos nosso trabalho com muito amor e dedicação. Sem isso, não teríamos chegado até aqui , disse Sales.
O amor de Marcos pela Ceroula também é compartilhado pelos demais componentes. Um deles, o analista de sistema Yuri Limeira de Melo, sai na troça desde antes de nascer.  Em 1970 já brinquei na multidão, só que na barriga da minha mãe. A paixão que sinto pelo grupo não dá nem para explicar.
Em 1993, ele ficou cego após levar um tiro, mas nem isso o deixou longe da folia por muito tempo.  No ano seguinte só participei do arrastão da Ceroula nas Virgens de Bairro Novo. Foi uma experiência nova e bem libertadora. Agora que saio no Carnaval sem enxergar, não me preocupo mais com nada, apenas com a diversão.  Se depender da família de Yuri, a Ceroula ainda tem um longo futuro pela frente.  Meu filho Cauã, de 3 anos, já sai na Ceroulinha e está aprendendo a cantar o hino , disse.
PROGRAMAÇÃO
Além dos ensaios que acontecem aos sábados, a Ceroula irá realizar, no dia 29, um baile no Mosteiro de São Bento. A festa será animada pelo Grupo Bom Gosto, Patusco e Almir Rouche. Os ingressos estão à venda na sede da troça, na Rua 15 de Novembro, em Olinda, e custam R$ 40.
Em fevereiro, a troça vai até Vitória de Santo Antão, no dia 5, e participa do arrastão das Virgens de Bairro Novo, no dia 12. No Domingo de Carnaval é a vez das crianças caírem na festa no bloco Ceroulinha.
 
 
      Comunicativa Assessoria de Imprensa
                         
      Recife, 15 de janeiro de 2012
 
 

0 comentários: