19 março, 2008

Homenagem a Armando Monteiro Filho

Comenda - Uma das maiores figuras do empresariado e da política de Pernambuco, Armando Monteiro Filho recebe, com toda justiça, a Medalha do Mérito José Mariano, durante sessão solene da Câmara Municipal, hoje, às 16h. A saudação será de João Arraes, autor da proposta.
Coluna de João Alberto - Diário de Pernambuco
Inauguração do auditório Armando Monteiro Filho
na sede do Diretório Municipal doPTB de Olinda


Armando Monteiro Filho passou grande parte de sua infância e juventude em Olinda na casa de seus avós.

Ainda jovem estudante de Engenharia teve participação intensa na política universitária, inclusive militando na União Nacional dos Estudantes – Une.

Em 1950 elegeu-se deputado estadual porém não participou das eleições suplementares pelo seu parentesco (genro) com o governador Agamenon Magalhães já empossado.

Quatro deputados lhe passaram na votação ficando ele na primeira suplência.

Foi secretário de Viação e Obras Públicas nos governos Agamenon Magalhães e Etelvino Lins sendo o executor do plano de pavimentação de nossas Rodovias Tronco (330 Km de estradas pavimentadas em concreto) atingindo Palmares, Caruaru, Goiana e Carpina.

Em 1954, foi o deputado federal mais votado de Pernambuco, sendo reeleito em 1958, e exerceu na Câmara a vice-liderança da maioria e do PSD.

Em seu segundo mandato, teve importante participação na votação do projeto que criou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em 1961, após votar a favor da emenda que instituiu o parlamentarismo, garantindo a posse João Goulart, ocupou o cargo de Ministro da Agricultura.Como Ministro de João Goulart, criou o Fundo Federal Agropecuário e lutou pela Reforma Agrária.

Assumiu posição clara contra o regime militar, que depôs Goulart, tendo participado, nas últimas décadas, de todos os movimentos de vanguarda política em Pernambuco e no Brasil.

Armando Monteiro Filho é uma referência para a nossa nova geração de políticos.

1 comentários:

Anônimo disse...

parabens armando, você merece. um abraço. carlos