28 junho, 2010

Chuvas suspendem articulações

Conversas finais sobre a chapa esbarram na agenda lotada do governador

MARILEIDE ALVES
A dois dias da convenção do PSB, que será realizada em conjunto com os partidos aliados, e ainda pairam dúvidas sobre a manutenção de João Lyra Neto (PDT) na chapa majoritária. As conversas sobre a mudança do vice-governador na chapa não avançaram neste fim de semana, como esperavam os aliados. Completamente envolvido com o problema das vítimas das enchentes que assolaram Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) deu uma trégua no assunto “eleições”. Desde a semana passada o socialista não fala sobre política, eleições, chapas ou convenção. Cancelou o feriado de São João, colocou a tropa de prontidão, e deixou o gabinete para visitar in loco os municípios atingidos pelas chuvas.

Alguns aliados acreditam na manutenção do pedetista na vice-governadoria. Até porque não houve tempo suficiente para o diálogo e para aprofundar o debate. “Não tem porque haver mudanças. João Lyra possui todas as características de um bom vice: discreto, bem relacionado, pertence a uma região importante do Estado. Acho que está confirmado na vice”, comentou um aliado em reserva. “A tendência é continuar, manter o mesmo vice. O próprio tempo mostra isso”, arriscou um governista. Pessoas próximas ao vice-governador garantem que João Lyra está “tranquilo”. “O vice não trata desse assunto. Essa questão continua fora de pauta”, disse um pedetista em reserva. João Lyra passou o fim de semana em Caruaru.

O presidente estadual do PSB, Milton Coelho, até que tentou um espaço na agenda do comandante para conversar, neste fim de semana, sobre a convenção e a composição das chapas. Mas o governador passou o fim de semana visitando cidades vítimas da tragédia, entre elas Escada, Cortês, Amaraji, Quipapá e São Benedito do Sul. “Ele (Milton Coelho) tentou conversar 10, 15 minutos (com o governador) sobre a convenção”, contou o secretário especial da executiva estadual do PSB, Adilson Gomes Filho, enfatizando que o governador está 100% envolvido com o drama das vítimas das enchentes. A reportagem tentou contato com Milton Coelho, sem sucesso.

A ideia inicial era que Eduardo Campos anunciasse hoje a chapa governista completa, inclusive com o nome do vice. A majoritária já tem os nomes dos dois senadores: o ex-secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), e o deputado federal, Armando Monteiro Neto (PTB).

Fonte: Jornal do Comércio (política), 28/06/2010

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 100 MIL ACESSOS!

0 comentários: