29 junho, 2010

Oposição terá Jungmann para disputar o Senado

Decisão já foi tomada, mas anúncio só deve sair na convenção

RENATA BEZERRA DE MELO
O nome está escolhido. Vai ser do deputado federal Raul Jungmann (PPS) a segunda vaga para o Senado na chapa majoritária oposicionista. Para a definição tornar-se oficial, falta apenas o senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), fazer o anúncio, previsto para amanhã, durante a convenção conjunta dos partidos aliancistas (PMDB/ PPS/DEM/PSDB/PMN) no Clube Atlético de Amadores. No bastidor, a busca por um integrante para compor com o senador Marco Maciel (DEM) - pré-candidato à reeleição - na corrida pelo Senado é dada por encerrada. E, enfatizam aliados, “do jeito que Jarbas queria”.

Jungmann seria a opção primeira e preferencial do peemedebista, mantida em sigilo, desde que o senador Sérgio Guerra (PSDB) decidiu abrir mão de seu espaço na majoritária para disputar uma vaga na Câmara Federal, em maio. Foi o pós-comunista uma das primeiras opções ventiladas nas especulações sobre quem ocuparia o lugar que era do tucano. A hipótese Jungmann correu solta até dificuldades internas nas costuras com os partidos aliados tirarem-na de cartaz por um tempo.

O quadro foi revertido, no último sábado, quando Sérgio Guerra, programado para aparecer no Sertão do Araripe, onde Jarbas cumpria agenda, desembarcou com Jungmann a tiracolo, o que não estava no script. O próprio pós-comunista havia dito, na sexta-feira, que não compareceria a Araripina por ter outros compromissos. A mudança de planos carregou junto a simbologia de uma validação do dirigente tucano ao nome de Jungmann. Feito isso, uma reunião no último domingo, entre o ex-governador e o grupo que vem constantemente tomando as rédeas da pré-campanha - o deputado federal Raul Henry (PMDB), o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, e Marco Maciel - rendeu arremates finais. Tudo caminhou no sentido da resolução por Jungmann.

As conversas não passaram, garantem fontes em reserva, por um acordo de apoio prévio a uma eventual candidatura de Raul Jungmann à Prefeitura do Recife, em 2012, como fora especulado. Bem antes da definição pelo parlamentar, em 28 de maio, Jarbas, durante o pré-lançamento de sua candidatura no Chevrolet Hall, dera a deixa do perfil que elegeria durante “um nome que aparecesse bem na TV, que agregasse e fosse ousado”. “Jungmann é midiático, tem peso para sair junto com Maciel e é aguerrido”, frisam aliados identificando a coincidência com o que foi traçado pelo senador.

COLIGAÇÃO
Ontem, foi divulgado o nome que a coligação oposicionista levará nessa campanha: “Pernambuco pode mais com Jarbas”. O título substitui o antigo União por Pernambuco, adotado em 1998 quando o ex-governador foi conduzido ao Governo do Estado. O jargão caiu em uso desde o “sim” de Jarbas, em maio.

Fonte: Folha de Pernambuco (política), 29/06/2010

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 100 MIL ACESSOS!

0 comentários: