16 agosto, 2010

Jovem de 15 anos morre afogado em praia de Olinda

Milagres // Ele estava no mar com outros dois adolescentes que foram salvos por banhistas

Um passeio à Praia dos Milagres, em Olinda, terminou ontem na morte do adolescente Marcos Antônio Tenório da Silva, 15 anos. O jovem resolveu tomar banho de mar, junto com o irmão, João Paulo, de 16, e de um vizinho de 12, no momento que o pai do último pagava a conta em uma barraca. Os três adolescentes se afogaram. João Paulo e o menino de 12 anos foram resgatados por banhistas, pois não havia salva-vidas naquele trecho da praia. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não conseguiu salvar Marcos Antônio. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal.

O afogamento aconteceu por volta das 13h. O comerciante Adilson Feitosa, vizinho do adolescente, estava inconsolável. Ele contou que saiu de casa no Beco dos Casados, em Santo Amaro, por volta das 10h, e já pretendia retornar, quando aconteceu o incidente. "Deixei meus dois filhos junto com os dois adolescentes na areia da praia e saí para pagar quatro refrigerantes que tinha bebido com os garotos. Avisei para eles não entrarem no mar, porquea maré estava subindo muito rápido. Se eu imaginasse que eles iriam me desobedecer jamais teria deixado eles sozinhos", lamentou o comerciante, emocionado. Dos quatro garotos, apenas o caçula de dez anos permaneceu sentado na areia esperando o pai. Foi ele quem saiu correndo para avisar a Adilson que o irmão e os vizinhos estavam se afogando.

"Foi o maior desespero, todo mundo que estava na areia entrou na água para tentar salvar os meninos. O mar estava com muita corenteza. Por isso a gente conseguiu pegar apenas João Paulo e o meu menino. O corpo de Marcos Antônio foi arrastado para uma área mais profunda e não deu para salvá-lo a tempo", contou o comerciante. A equipe do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GBMar) foi acionada e realizou buscas na faixa da praia antes dos arrecifes, local onde os adolescentes tomavam banho.

Buraco - Meia hora depois do início das buscas, os bombeiros encontraram o corpo de Marcos Antônio. Por volta das 15h, o corpo do adolescente estava sendo recolhido pelo Instituto de Medicina Legal, quando o seu pai chegou. O padeiro João de Deus Tenório da Silva, 38, se desesperou ao ver o filho morto. "Meu Deus, se soubesse que ia acontecer uma desgraça dessa não tinha deixado ele vir à praia hoje", disse o padeiro. Segundo João de Deus, os garotos tinham o hábito de ir a praia com os vizinhos. "Ele sabia nadar. Não sei o que houve. Estão dizendo que ele caiu num buraco e se afogou", comentou o pai.

O corpo de Marcos Antônio só deve ser liberado para sepultamento na manhã de hoje. Até o fim da tarde de ontem, a família ainda não havia definido onde acontecerá o enterro. O coronel Valdy Oliveira, da assessoria de comunicação social do Corpo de Bombeiros, informou que em Olinda existem três postos fixos de salvamento do GBMar, localizados na Praia de Casa Caiada (em frente ao Supermercado Bompreço), no trecho do Colégio Atual e na Praia de Bairro Novo em frente ao quartel do Exército. O trecho que compreende a Praia dos Milagres é monitorado com Jet Skis pelo patrulhamento aquático.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS!

0 comentários: