16 agosto, 2010

No senado, disputa é acirrada

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Estudo // Pesquisa do Diario Data Associados mostra que ainda é grande número de indecisos quanto às opções para ocupar as duas vagas
Silvia Bessa
silviabessa.pe@dabr.com.br


A primeira rodada da pesquisa do Instituto Diario Data Associados sobre a campanha para o Senado em Pernambuco indica que será competitiva a disputa pelas duas vagas abertas este ano. O quadro atual mostra que o ex-ministro Humberto Costa (PT) é líder das intenções de votos, com 43% da preferência do eleitor do estado. Este é o percentual da soma das intenções de votos que o apontam como 1ª ou 2ª melhor opção - diz o instituto, contratado com exclusividade pelo Diario de Pernambuco. Humberto Costa vem seguido pelo senador Marco Maciel (PFL), com 34%, e pelo deputado federal Armando Monteiro (PTB), com 16% na pesquisa estimulada, na qual o entrevistado é questionado sobre os candidatos registrados e aptos na Justiça Eleitoral. Na quarta posição está o deputado federal Raul Jungmann (PPS), com 9%.

As porcentagens podem chegar a 200% porque foram anotadas duas respostas por respondente.


Os resultados correspondem à sondagem realizada entre os dias 8 e 11 de agosto, com 1.100 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais (para mais ou paramenos); o intervalo de confiança, de 95%. A pesquisa afirma ainda que há um grande número de eleitores indecisos quanto a pelo menos uma das vagas para o Senado: 72% dos entrevistados declaram não saber quem escolherão na eleição de 3 de outubro ou estão dispostos a votar em branco. Outros 22% dizem ter a intenção de votar nulo ou em "ninguém". "Há muito espaço para crescimento de qualquer candidatura no caso do Senado em Pernambuco e qualquer um dos candidatos pode ampliar a margem de intenções de votos", afirma o coordenador do instituto e cientista político Adriano Cerqueira, em entrevistada por telefone de Minas Gerais. "Os números da estimulada e da pesquisa espontânea apontam para isso", avalia.

Foi investigada ainda a popularidade dos outros seis candidatos ao senado no estado: Renê Patriota (PV), Lairson Lucena (PRTB), Simone Fontana (PSTU) e Hélio Cabral (PSTU) ficaram com 1% na estimulada. Jerônimo Ribeiro (Psol) e Délio Mendes (PCB) não pontuaram (0%). Délio deve ser substituído, mas, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) ainda não analisou o pedido de troca, o nome dele foi mantido nesta pesquisa. O levantamento completo está registrado no TRE-PE sob o número 38.405/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição nº 23.078/2010, ambos em nome do Giga Instituto de Pesquisa, empresa que oferece consultoria técnica ao Diario Data Associados.


Fonte: Instituto Diário Data Associados


O nome de Humberto Costa também aparece no topo das intenções de votos espontâneas para o senado. O representante do PT, integrante da chapa do governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB), soma 14%. Marco Maciel, da chapa de oposição representada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), possui 8% das intenções de voto. Armando Monteiro, parceiro de Humberto Costa, conta hoje com 5% das intenções espontâneas e Raul Jungmann, que faz dupla com Maciel, 4%. Lairson ficou com 1% e outros nomes 3%. Na pesquisa espontânea, o eleitor lembra sozinho o nome dos seus candidatos, o que ajuda a aferir o grau de conhecimento das postulações.

O DiarioData Associados adotou como metodologia para investigar a situação da corrida para as duas vagas do Senado a contagem das respostas múltiplas. Dessa forma, mais de uma opção foi anotada. Em consequência, percebe-se nos quadros que as porcentagens chegarão a 200%, por terem sido computadas duas respostas por respondente. No caso da espontânea, os indecisos e intenções de voto em branco totalizam 133%; as intenções para nulo e "ninguém", 32%.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 105 MIL ACESSOS! 

0 comentários: