12 agosto, 2010

Vai começar o primeiro round


Ensaio no estúdio montado especialmente para o programa: jornalista Eduardo Bandeira vai mediar as discussões. Foto: Gil Vicente/DP/D.A Press






  DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)
 Debate // Candidatos ao governo se enfrentam hoje na TV Clube

 


Depois do debate com os presidenciáveis exibido pela TVClube/Band na semana passada, agora é a vez de os candidatos ao governo de Pernambuco apresentarem suas propostas, responderem às perguntas dos jornalistas e eleitores e questionarem pessoalmente seus adversários. Acontece hoje, a partir das 22h, o primeiro confronto televisivo no estado entre os sete concorrentes ao Palácio do Campo das Princesas. O debate será exibido pela TV Clube e terá uma ampla cobertura do Diario de Pernambuco e do site especial Eleições 2010.
Pela primeira vez, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ficarão frente a frente para debater o futuro de Pernambuco. Também confirmaram presença os candidatos Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (Psol), Jair Pedro (PSTU), Anselmo Campelo (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB). Os dois últimos tiveram suas candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreram da decisão.

O debate será transmitido ao vivo, terá duas horas de duraçãoe será comandado e mediado pelo jornalista Eduardo Bandeira, apresentador do Jornal da Clube. O embate entre os candidatos será dividido em cinco blocos. Um deles está destinado a questionamentos dos jornalistas do grupo Diários Associados. Farão perguntas o editor de política do Diario de Pernambuco, Marcos Seabra, a repórter do caderno de Vida Urbana Tânia Passos e o repórter da TV Clube Ciro Guimarães.

O senador Jarbas Vasconcelos disse ontem à noite que, após participar da inauguração do comitê do ex-governador Mendonça Filho (DEM), na Ilha do Leite, iria para a produtora RTV, do jornalista Ricardo Carvalho, responsável pelo seu guia eleitoral, para discutir o debate. Já a assessoria do governador Eduardo Campos informou que o socialista passaria o dia de hoje se preparando para o embate.

Internet - O debate entre os candidatos será transmitido pelo site www.diariodepernambuco.com.br/eleicoes minuto a minuto. O internauta ficará sabendo dos bastidores, acompanhando a chegada dos candidatos, a movimentação da militância e o comportamento dos concorrentes antes, durante e depois do programa. Tudo será transmitido em tempo real.

As discussões serão analisadas pelo coordenador da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho, e pelo jornalista, professor e especialista em linguística aplicada à lingua portuguesa Felipe Casado. No site, os dois farão uma análise do debate. O internauta contará, ainda, com links de áudio, vídeo e textos com entrevistas com os candidatos.

Estão envolvidos no debate 57 profissionais. São produtores, editores de imagem e de texto, técnicos, sinegrafistas, repórteres de TV, impresso e online O objetivo é fazer com que o eleitor tenha mais condições de escolher, a partir da participação dos candidatos, aquele que deve governar o estado pelos próximos quatro anos. Cada candidato dever chegar uma hora antes do debate. Cada um irá para uma sala diferente. O encontro entre os concorrentes acontecerá apenas na hora do debate, ao vivo.

Entenda o programa

Dividido em cinco blocos, o debate na TV Clube começará com a apresentação dos sete candidatos ao governo de Pernambuco, seguindo a ordem das bancadas previamente sorteadas. Na primeira parte, os concorrentes responderão as perguntas gravadas nas ruas do Recife com a população. O sorteio das perguntas e do candidato escolhido para responder será feito ao vivo. Cada pergunta terá 30 segundos e a resposta, um minuto e meio.

No segundo bloco, os candidatos responderão às perguntas de três jornalistas do Diario de Pernambuco. Cada candidato será questionado uma única vez e terá o tempo máximo de resposta também de um minuto e 30 segundos. Já o jornalista terá direito à réplica de 1 minuto e o candidato, a tréplica de um minuto. No terceiro e quarto blocos, os candidatos farão perguntas entre si, com ordem estabelecida mediante sorteio.

O candidato poderá fazer a pergunta para qualquer concorrente. No terceiro bloco, cada um poderá perguntar e ser perguntado até duas vezes. No quarto bloco, apenas uma. O questionamento deverá ser feito em 30 segundos. A resposta, em 1,5 minuto. A réplica e a tréplica, em 1 minuto, cada. Há a possibilidade de algum candidato não ser questionado. No quinto e último blocos, os candidatos farão, em 1 minuto, suas considerações finais. 



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!

0 comentários: