15 junho, 2011

Alto da Sé com uma cara nova



Recife, terça-feira, 14 de junho de 2011
Reforma já mudou o cenário atualmente e, em setembro, lugar ganhará elevador panorâmico



Obras do Alto da Sé

Imagem: FOTOS: MARCELO SOARES/ESP. DP/D. A PRESS
O Alto da Sé, em Olinda, não é mais o mesmo. Moradores da Cidade Alta e frequentadores do local já sentem a diferença da reestruturação que o ponto turístico mais procurado do município vem passando. As mudanças vão desde a ampliação da Praça da Sé à reorganização do comércio de comidas típicas e artesanato. Além disso, o espaço está prestes a ganhar novos equipamentos que prometem alavancar o turismo no local: um elevador com vista panorâmica e uma espécie de galeria com cinco pavimentos, onde haverá exposições permanentes sobre arte moderna, na antiga caixa d’água. A conclusão da obra, que foi adiada uma vez  (estava prevista para dezembro do ano passado) fica pronta em setembro deste ano. Até lá sobram expectativas.

Está em fase de acabamento um espaço para galerias de arte, uma minipraça de alimentação e o elevador panorâmico, que levarão modernidade ao Sítio Histórico. No topo da antiga caixa d’água da cidade, ainda em funcionamento, o visitante terá uma visão privilegiada de toda a cidade de Olinda e da vizinha Recife. Para os que quiserem ver a paisagem mais de perto, binóculos poderão ser usados mediante o pagamento de uma taxa. “Os valores não estão definidos, pois ainda estamos vendo quem vai administrar o local”, explica a secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Cláudia Rodrigues.

Reestruturação mudou vista do cartão-postal com limpeza, local para artesanato e retirada
de barracas. Imagem: FOTOS: MARCELO SOARES/ESP. DP/D. A PRESS
As outras duas etapas do trabalho de remodelamento do Alto da Sé começaram com a remoção de algumas barracas de comércio informal e a construção do Mercado do Artesanato, onde os dez comerciantes ganharam boxes para trabalhar. A Praça da Sé também está de cara nova. O local passou por um trabalho de drenagem, pavimentação e embutimento dos cabos de energia. As ruas que dão acesso à Sé também foram reformadas e estão com novo calçamento, inclusive com facilitadores de acesso para deficientes físicos e idosos. “Priorizamos o pedestre. Aqui é um local púbico que deve favorecer o passeio dos pernambucanos e do turista”, disse a secretária. O valor do investimento está sendo de mais de R$ 4,8 milhões.

A enfermeira Amanda Simonek, 28, que mora em Campo Grande, no Recife, aprovou as mudanças. “Aqui está bem melhor. Dá um prazer vir para cá”, declarou. “E com a conclusão das obras ficará melhor ainda”. 

 Vida Urbana
Diário de Pernambuco
14 de junho de 2011

0 comentários: