13 junho, 2011

Articulações fervem em Paulista, Cabo e Ipojuca


MANOEL GUIMARÃES
Os preparativos para as eleições municipais de 2012, faltando um ano para as convenções partidárias, não são exclusividade do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Nos outros 11 municípios da Região Metropolitana, as discussões também já começaram a tomar forma. Em muitos casos, está sendo trabalhada a questão da terceira via - candidatos que, em sua maioria, pretendem romper com grupos históricos de determinada cidade. Na quarta parte da série sobre as conjunturas municipais, a Folha de Pernambuco detalha quais são os quadros que têm surgido na RMR. Na próxima semana, será a vez da Zona da Mata.
Em Paulista, há uma grande movimentação visando a sucessão do prefeito Yves Ribeiro (PSB), que está no segundo mandato e não poderá mais se reeleger. No início do ano, os vereadores Júnior Matuto e Tonico Valpassos (ambos do PSB) chegaram a concorrer pela preferência de Yves. Segundo informações de bastidores, Tonico, que é presidente da Câmara Municipal, hoje apoia Matuto, que, em 2010, foi candidato a deputado estadual, fazendo dobradinha com Ana Arraes (PSB), deputada federal mais votada no Estado. “Se o PSB não tiver candidato em Recife, Jaboatão e Olinda, é de certa forma legítimo que aspire a manutenção do espaço em Paulista”, ressalta uma fonte socialista, em reserva.

No entanto, há dois outros nomes para a disputa. Derrotados por Yves em 2004 e 2008, o deputado estadual Sérgio Leite (PT) e o ex-prefeito Antônio Speck (PTB) devem concorrer novamente e tendem a chegar com força na eleição. Pesquisas apontam o favoritismo do petista, que beiraria os 40% das intenções de voto. “Dessa vez não passa. Já sou candidato”, afirma Leite, que concorrerá pela terceira vez seguida. As mesmas pesquisas ainda registram o nome do empresário Felipe Andrade, administrador do Veneza Water Park, que não está filiado a nenhum partido.

O vice-prefeito, Dufles Pires (PSDB), também pode entrar na disputa, caso se confirmem as especulações de que Yves sairia para disputar a Prefeitura de Abreu e Lima. Assim, o socialista teria que se desfiliar em setembro para o tucano assumir e disputar a reeleição. Outro que almeja concorrer novamente ao cargo é o ex-prefeito Nena Cabral (sem partido).
SUAPE
Nos dois municípios da microrregião de Suape, a disputa tende a ser polarizada. Com a saída de Lula Cabral (PTB) da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a base governista tem quatro nomes: o presidente da Câmara Municipal, Jessé Valério (PTB); o vice-prefeito Vado da Farmácia (PDT); a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes (PTB); e Abel Neto (PTB), primo de Lula Cabral. Desse quarteto deverá sair o adversário do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), provável candidato pelo lado da oposição.

Já em Ipojuca, o prefeito Pedro Serafim (PDT) também não concorrerá mais à reeleição. Seu tradicional adversário, o deputado estadual Carlos Santana (PSDB), já foi colocado como pré-candidato pela sua legenda. O pedetista, mesmo sem dar sinais, deve apoiar o secretário de Finanças, Aristeu Filgueiras Filho (sem partido). Outra opção ventilada é o ex-deputado federal Marcos Queiroz (PSB). Embora seja uma operação complicada, não está descartada uma candidatura de Lula Cabral em Ipojuca. Como terceira via neste município, é colocado o nome do promotor aposentado Miguel Sales (PR).

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

0 comentários: