13 junho, 2011

Oposição insiste em Jacilda Urquisa

Prefeita de Olinda eleita em 1996 e candidata derrotada em 1992, 2000, 2004 e 2008. Mesmo assim, a ex-deputada Jacilda Urquisa (PMDB) ainda é o nome mais forte na oposição municipal. Suas votações, entretanto, caíram conforme as eleições. Vitoriosa em primeiro turno com 81.021 votos, não se reelegeu em 2000, após conquistar 107.739  votos no segundo turno - teve 69.813 no primeiro. Posteriormente, os números despencaram para 42.695 e 40.919 votos nos dois últimos pleitos. Em 2002, conquistou um mandato de deputada estadual, mas não obteve a reeleição.

Presidente do PMDB em Olinda, Jacilda diz que mesmo sem mandato não parou de fazer política, e ressalta que tem a “obrigação” de acompanhar os últimos acontecimentos do município. Questionada se disputaria uma sexta eleição majoritária consecutiva, a peemedebista deixa a dúvida no ar. “A decisão de disputar uma eleição não se pode fazer de forma solitária. É uma convocação. Tem que ser um nome que as pesquisas indiquem. Agora, teremos candidato. Pode não ser do PMDB, mas vamos ver quem tem mais possibilidades. Dizer agora que serei candidata seria precipitação minha. Dizer que não, mais tarde me cobrariam. Estou à disposição do partido. O resultado da eleição não é só a vitória, mas o debate político que acontece durante a campanha. É saudável e tem que haver candidato. Ganhar ou perder fazem parte do jogo”, destaca Jacilda.
ALF
Quem também deve encarar a disputa pelo lado da oposição é o ex-deputado André Luiz Farias, o Alf. Em vias de sair do PRP, ele diz estudar convites para voltar ao PTB ou ao PDT. Outra possibilidade seria o PSD. “O PCdoB já está governando a cidade há mais de uma década. Existem várias reclamações da gestão, o próprio PT se mostra incomodado. O governo de Renildo está no início, mas já começou velho. Há uma rejeição muito grande ao prefeito na cidade, até pela sua ausência e falta de identidade com Olinda. A população está cansada da mesmice”, atacou Alf. Outros candidatos derrotados em 2008 que podem voltar são Marcos (PSOL) e Gustavo Rosas (PPS).

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011.
POLÍTICA

0 comentários: