13 junho, 2011

UCHOA DECISIVO EM CINCO MUNICÍPIOS


Em pelo menos cinco municípios da parte Norte da Região Metropolitana, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), deverá ter participação decisiva. Um deles é Abreu e Lima, onde o pedetista deve lançar seu correligionário, o ex-prefeito Gerônimo Gadelha (PDT), que é tio do prefeito Flávio Gadelha (PMDB), mas faz oposição. O gestor deve lançar o secretário de Educação, Hélio da Padaria (PMDB). Porém, o presidente da Câmara Municipal, Hebert Varela (PSL), também quer ser o candidato da base. Outros que buscam espaço na oposição são o vice-prefeito Marcos Siqueira (PCdoB), hoje rompido com o prefeito; o vereador Cícero da Caixa (PRP); e os ex-vereadores Jairo Gonçalves (PV) e Valdir Luiz (sem partido).

Em Igarassu, Gesimário Baracho (PSB), chancelado por Uchoa, é candidato à reeleição. Ele espera o apoio do ex-prefeito Severino Ninho (PSB), que seria o nome mais forte, mas vive a expectativa de ser chamado como suplente para a Câmara Federal, caso Ana Arraes (PSB) seja confirmada para o Tribunal de Contas da União (TCU). Pela oposição, o nome mais forte seria Mário Ricardo (PSL), que, por duas vezes, concorreu ao cargo e também conta com o apoio de Guilherme Uchoa.

Prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB) aparece em primeiro lugar nas pesquisas para a reeleição. Seu principal concorrente é o ex-prefeito Clóvis Cavalcanti (PDT). O vice-prefeito Carlos Pereira (PSB) rompeu com Cal e também tem interesse. De acordo com fontes, a estratégia de Uchoa é juntar os oposicionistas, pois “uma divisão favoreceria o tucano”.

Rubens Catunda (PT), o Rubinho, vai para a reeleição em Itamaracá, com o provável apoio de Uchoa e do Palácio das Princesas, a menos que vingue a candidatura de Gilberto Lopes (PSB). Rompido com o prefeito desde o primeiro mês de gestão, o vice Cláudio Gadelha (PSB) terá que mudar de partido, caso deseje concorrer. O vereador Ephrem Macêdo (PT), conhecido como F Macêdo, que também rompeu com Rubinho, é outro interessado.

Em Araçoiaba, o prefeito Alexandre Sobrinho (PMDB) deve investir no vice, Jogle Uchoa (PSDB), para sucedê-lo. O tucano é primo de Guilherme Uchoa, que, no entanto, deve apoiar o empresário Joamir Guerra (PDT). Pelo lado da oposição, o nome mais forte é o do ex-prefeito Hildemar Guimarães (PSB), o Cuscuz. O PTB pode lançar o médico Fernando Augusto, enquanto o PT deve optar pelo ex-vereador Antônio de Maria Rita.

FOLHA DE PERNAMBUCO
12 DE JUNHO DE 2011
POLÍTICA

0 comentários: