11 agosto, 2011

Vereador do Recife questiona ética de colega de Olinda Projeto que obriga bancos a inutilizarem cédulas em casos de arrombamento de caixas-eletrônicos motiva briga


Publicado em 11/08/2011, às 00h10
Autor de dois projetos que obrigam os bancos a inutilizarem as cédulas monetárias em caso de arrombamento ou roubos de carro-forte, o vereador Maré Malta (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife, nesta quarta (10), para reividicar a paternidade de propostas semelhantes que foram aprovadas em Olinda e já sancionadas pelo prefeito Renildo Calheiros(PCdoB). O pós-comunista ficou chateado pelo fato de o vereador do município vizinho, Jorge Federal, ter apresentado proposições idênticas às suas sem dar o devido crédito ao “verdadeiro” autor.
Maré Malta informou que, a pedido do próprio vereador olindense, repassou-lhes os dois projetos para que fossem submetidos à análise do Legislativo da cidade. Mas, segundo Malta, Jorge Federal não teria feito menção à autoria das matérias em suas recentes declarações à imprensa. “Entristece-me e preocupa-me a falta de consideração e de ética do vereador que apresentou meus projetos, em Olinda, sem quer ter a capacidade de respeitar a criação, citando a autoria, como havia se comprometido”, declarou o vereador do Recife.
Em contrapartida, Jorge Federal mostrou-se surpreso com a reação do colega e argumentou que citou o vereador Maré Malta em todas as suas declarações públicas referentes aos projetos. “Essa indignação é desproporcional. Eu dei todos os créditos ao vereador Maré Malta. Mas não tenho culpa se a imprensa deixou de citar isso em alguma ocasião. Ele deve estar chateado porque o projeto não está andando Recife, como andou em Olinda”, rebateu o vereador, que chegou a enviar uma nota de esclarecimento à Câmara do Recife.
Federal, de fato, desfruta de uma situação mais confortável do que o pós-comunista. Ele é líder do governo na Câmara de Olinda, onde não há vereadores de oposição.
No Recife, os projetos de Maré Malta, que integra a bancada oposicionista, ainda estão emperrados. A matéria que obriga os bancos a inutilizarem as cédulas em caso de arrombamento de caixas eletrônicos recebeu veto parcial do prefeito João da Costa (PT) por vícios de constitucionalidade. Já a proposição que visa instaurar o mesmo procedimento nas empresas transportadoras de dinheiro ainda aguarda a segunda votação em plenário.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

0 comentários: