11 junho, 2010

POLÊMICA DA FUNDARPE

Ainda não há nada sendo investigado pelo MPPE

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) adiou mais uma vez, ontem, o anúncio do nome do promotor que será o responsável pela investigação na Fundarpe. Os deputados da oposição – representados por Augusto Coutinho (DEM) e Terezinha Nunes (PSDB) – protocolaram pedido de investigação no órgão no dia 14 de maio. Eles foram recebidos pela procuradora-geral em exercício, Maria Helena Nunes Lyra, que anunciou o envio da documentação para a Coordenadoria do Patrimônio Público. A assessoria de comunicação do MPPE informou ontem que o promotor ainda não foi escolhido porque “há muita demanda”. “Estamos agindo dentro do prazo”, explicou a assessoria.

No Tribunal de Justiça (TJPE), a ação de apresentação de documentos, impetrada pela bancada oposicionista e despachada pelo juiz Djalma Andreliano Júnior, entrou ontem na fase de apresentação do conteúdo às partes – no caso, o governador Eduardo Campos e a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. A Secretaria da 3º Vara da Fazenda já expediu o mandado que oficializa a decisão judicial. O próximo passo será a intimação, realizada por um oficial de Justiça. A partir daí, caso a Procuradoria Geral do Estado não recorra, o governo terá cinco dias para apresentar à oposição todos os documentos que comprovem a realização dos eventos pagos pela Fundarpe entre 1º de fevereiro e 16 de abril deste ano. Os parlamentares da oposição são representados pelo advogado Ramiro Becker.

Com a documentação em mãos, o grupo pretende confrontar os dados. Caso confirmadas as irregularidades, os parlamentares pretendem impetrar ação popular contra a Fundarpe. De acordo com apuração do JC, 11 empresas beneficiadas – desconhecidas do setor cultural – são dirigidas por cinco grupos. Um deles, por exemplo, é chefiado por Joabson da Cunha, ex-assessor de palco do órgão. Ele inaugurou suas firmas – a Expresso e a Rápido Produções – no fim de 2009 e, já em fevereiro deste ano, prestou serviços milionários ao governo.

POSTADO ÀS 09:40 EM 11 DE Junho DE 2010

Por Manoel Medeiros Neto, do Jornal do Commercio

 POSTADO POR ARLINDO SIQUIEIRA

BLOG COM MAIS DE 98 MIL ACESSOS!

0 comentários: