13 agosto, 2010

Os jonalistas perguntam // Jarbas e Eduardo trocam farpas

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Rosália Rangel

O esperado confronto entre os dois principais candidatos ao governo do estado, Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), aconteceu no segundo bloco do debate da TV Clube, quando as perguntas foram formuladas por jornalistas dos Diários Associados. Jarbas foi mais incisivo nos ataques. Eduardo optou por responder aos questionamentos, mas não deixou dar algumas estocadas no adversário.

Ao comentar a debandada de lideranças e prefeitos da sua coligação, Jarbas afirmou que o governador está usando obras que estão sendo feitas no interior para cooptar novos aliados. "Eu tive adesão e não cooptação. Portanto, não me sinto traído, porque estou enfrentando um governo virtual e da mídia", destacou.

Jarbas citou o episódio do ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB). "Foi um caso inusitado. Ele recebeu uma proposta do governador e virou a casaca em 48 horas. Isso merece uma explicação". O peemedebista chegou a dizer que, em 2006 (no primeiro turno das eleições),os atuais candidatos ao Senado pela Frente Popular, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), denunciaram a prática de adesão pela então candidato do PSB.

Eduardo Campos teve a chance de devolver alguns ataques, mesmos que de forma discreta, quando falou dos investimentos em andamento no estado com recursos do governo federal. "Fizemos parcerias estratégicas com o presidente Lula (PT). Tiramos do papel obras como a refinaria (Abreu e Lima). O estaleiro (Atlântico Sul) era só conversa. Quando fui a Brasília, não fui atrás de cargos. Tenho certeza de que Dilma (Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República) vai continuar com essas parcerias", assegurou.

O socialista fez questão de ressaltar que, na primeira visita que a petista fez a Pernambuco, em Garanhuns, junto com Lula, assumiu o compromisso de continuar ajudando o estado. O governador-candidato também destacou que conseguiu aumentar em três vezes o poder de investimento do estado, garantindo que as obras foram realizadas com dinheiro "azul e branco" e "verde e amarelo", "sem precisar vender nada", referindo-se à venda da Celpe durante o governo Jarbas.

O candidato do PV, Sérgio Xavier, falou sobre a mudança no modelo de gestão que pretende instituir no estado. Jair Pedro (PSTU) criticou a extensa jornada de trabalho imposta aos trabalhadores, citando, inclusive, os que atuam em Suape. Roberto Numeriano (PCB) propôs estender a rede de hospitais públicos para a população do interior. Edilson Silva (Psol) disse que pretende criar um lei de responsabilidade social que possa se refletir em ações para a população mais humilde, o que, segundo ele, não acontece no atual governo. O segundo bloco do debate teve a participação dos jornalistas Tânia Passos, Marcos Seabra e Ciro Guimarães.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 104 MIL ACESSOS!
 
 

0 comentários: