27 julho, 2011

“Não tenho receio de enfrentar Iris e Marconi” DIZ JUNIOR DA FRIBOI

Para quem anda preocupado com a ida de Júnior da Friboi para o PSB, em entrevista ao jornal Opção do estado de goiás, JB afirma que não rompeu com o PL e continuará ajudando a criação do partido em todos os estados do Brasil.
Leia entrevista abaixo.

Osésa Rodrigues - PL-DF



“Não tenho receio de enfrentar Iris e Marconi”



Na sexta-feira, 22, o empresário Júnior do Friboi, sócio do grupo JBS — que fatura 50 bilhões de reais por ano e tem 125 mil funcionários —, ligou para a redação do Jornal Opção. Ele está nos Estados Unidos e só volta para o Brasil no dia 15 de agosto. “Estou correndo atrás de minhas coisas”, afirma, na sua linguagem coloquial. Defensor de uma tese política heterodoxa — acredita que pode unir o governador Marconi Perillo, do PSDB, e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, do PMDB, em torno de sua candidatura —, Júnior nada tem de ingênuo. “Sei que é difícil, mas difícil não é sinônimo de impossível. Mas, mesmo sem união, devo ser candidato a governador de Goiás em 2014. Está acertado com o presidente do meu partido, Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Filiei-me ao PSB com este objetivo.” O sr. está realmente empolgado? “Estou animadíssimo.” Depois de uma pauta, instigado pelo repórter, frisa: “Mesmo se Marconi e Iris forem candidatos, eu insisto que vou disputar. Vou entrar no meio deles. Perder para dois políticos experimentados não é demérito. Ademais, se perder, nada estarei perdendo. Quem perde é Goiás”.

Por que Júnior do Friboi está se tornando político, se se não precisa de mais dinheiro? “Eu primeiro organizei minha vida na iniciativa privada e, agora, estou migrando para a política. Mas não tenho nenhuma intenção de fazer a vida na política. Não preciso disso. Na verdade, quero ser governador de Goiás para acabar com a mesmice e lutar contra o ódio que existe na política do Estado.”

Comenta-se que Júnior do Friboi se expõe como possível candidato a governador, mas, no fundo, quer disputar mandato de senador. “Nada disso. Não tenho vocação parlamentar. Minha vocação é executiva. O PSB, por sinal, tem um projeto de poder, de médio ou longo prazo. Eduardo Campos quer o partido organizado nacionalmente. O objetivo é deixá-lo preparado tanto para as disputas estaduais quanto da própria Presidência da República.”

Solicitado a avaliar a disputa pela Prefeitura de Goiânia, Júnior do Friboi frisa que vai trabalhar para o prefeito Paulo Garcia. “Com mais quatro anos para governar, ele fará uma grande administração. Paulo, além de meu amigo, é competente e íntegro. Ele será reeleito. O senador Demóstenes Torres [DEM] deveria ficar no Senado, onde faz um excelente trabalho. Ele tem o perfil adequado para o Senado. Quantas vezes disputar mandato de senador, eu votarei nele.”



Sobre o PL, Júnior do Friboi diz que não há qualquer rompimento com seu presidente, Cleovan Siqueira. “Pelo contrário, eu e Cleovan nos damos muito bem. Vou continuar ajudando-o organizar o partido em todo o Brasil.”
No momento, o grupo JBS está acabando de “incorporar” o Banco Matone e alguns curtumes. “A JBS está muito bem e em expansão. Seu crescimento é sustentado”, garante Júnior.



Ao avaliar o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Júnior do Friboi é cauteloso. “A economia americana é sólida, não resta dúvida. Mas as guerras movidas pelo país depois do 11 de Setembro arrebentarram a economia. Obama está com dificuldade para fazer a economia crescer, para incutir otimismo e esperança nos americanos. Agora, o país está acompanhando a questão da negociação da dívida do Estado americano.”

O governo de Dilma Rousseff, “apesar de ser o primeiro ano, quando se faz ajustes, está indo bem”, afirma Júnior do Friboi. “O fundamental é que Dilma faz um governo responsável, com equilíbrio das contas públicas. Acredito que 2012, com a máquina ajustada, será o ano da presidente.”

Embora esteja disposto a enfrentar Marconi Perillo em 2014, para realizar “o sonho de administrar o Estado no qual nasceu”, o empresário tem boa opinião sobre o tucano. “Ele tem muita energia e bons propósitos. Acredito que seu governo dará certo. Talvez não faça tudo aquilo que planejou, mas tenho certeza de que vai viabilizar o governo.”
 
JORNAL OPÇÃO

25 julho, 2011

'Eu adoro o Eduardo Campos e a mulher dele, dona Renata'', diz Dilma Rousseff em conversa com jornalistas reproduzida pelo jornal ''O Globo''


Escrito por Inaldo Sampaio


24 de Julho de 2011 às 21:36:35
Foto: Reprodução/TV Globo

A presidente Dilma Rousseff está flexibilizando aos pouquinhos sua relação com a imprensa. Sexta-feira passada, quando o ex-presidente Lula estava em Pernambuco, ela recebeu um grupo de jornalistas para um bate-papo sobre o governo.
 
De todos os relatos feitos desta entrevista, que ela não permitiu que fosse filmada, o mais gostoso de ler foi o do repórter Jorge Bastos Moreno, do jornal “O Globo”, grande amigo do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que se hospedou muitas vezes na casa dele, em Brasília.
 
Segundo o relato de Moreno, Dilma referiu assim a alguns governadores:
a) Antonio Anastasia (MG): “Gosto muito, mas muito mesmo, do Antonio Anastasia”; b) Teotônio Vilela (AL): “Que simpatia! Todo manhoso, é difícil não o atender”; c) Eduardo Campos (PE): “Eu adoro ele e sua mulher, dona Renata. Eu só chamo assim porque o Eduardo só a chama de ‘dona Renata”’.
FOLHA DE PERNAMBUCO

19 julho, 2011

Nem mesmo Lula vai unir os dois joões


Aline Moura
Recife, terça-feira, 19 de julho de 2011
Personagens principais da atual disputa interna do PT, João da Costa e João Paulo não apostam na reaproximação

Imagem: Arte/Jarbas/DP
A política nem sempre é preto no branco, mas o cenário mostra que nem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva consegue reatar os laços entre os dois joões. Embora Lula venha ao Recife na próxima quinta-feira, não há perspectiva de sua visita reaproximar o prefeito João da Costa (PT) e o deputado federal João Paulo (PT), afastados há cerca de dois anos. A presença do ex-presidente não deve pacificar o PT, mesmo que os protagonistas dessa disputa estejam mais disciplinados esta semana, sem trocar farpas.

Lula vem a Pernambuco para participar de quatro agendas, incluindo um encontro com o governador Eduardo Campos (PSB). Mas tanto João da Costa quanto João Paulo acreditam que o correligionário não vai falar sobre o rompimento, até mesmo para não correr o risco de ser contrariado. Os dois evitaram críticas mútuas ao falar sobre o assunto, ontem, mas não deixaram dúvidas no ar.

“Oh, amigo, não force a barra”, pediu João da Costa em coletiva, ao ser indagado por um repórter se a presença do ex-presidente seria capaz de aproximá-lo do antigo padrinho político. “Não acredito que Lula vá falar sobre esse assunto, porque já conversei com ele em Brasília no mês passado por quase uma hora. Não existe mais possibilidade (de reaproximação)”, acrescentou João Paulo, em entrevista por telefone.

Os dois joões também confirmaram presença no Parque Dona Lindu na quinta-feira, às 19h, para participar do aniversário da Orquestra Criança Cidadã – formada por meninos do bairro do Coque, zona central do Recife. Contudo, os militantes não devem esperar muito, nem admissão de mea culpa em discursos. O máximo, por enquanto, é uma trégua nas duras declarações.

A temperatura no PT esfriou depois que o presidente estadual da legenda, Pedro Eugênio, pediu que os dois evitassem discutir pelos jornais. Mas as mágoas são recíprocas. João Paulo diz aos mais próximos ter sido “traído” pouco depois de João da Costa se eleger, quando parou de atender às ligações e frequentar reuniões do grupo político que o ajudou na eleição. Já o prefeito frisa que se afastou porque o ex-aliado queria mandar na gestão. “O Recife é uma cidade grande e, pela sua história, não ia admitir”, declarou, na última semana.

João da Costa ainda garantiu presença no café da manhã que está sendo organizado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa, em local não confirmado. O encontro seria uma forma de reunir as principais lideranças políticas petistas na sexta-feira com o ex-presidente. João Paulo, entretanto, disse que ainda espera mais detalhes para se posicionar. “Espero que, na quinta-feira e sexta-feira, possamos brindar o presidente com um sol maravilhoso”, declarou João da Costa. “Ainda não sei detalhes”, observou João Paulo.

Escolha
Entre lideranças de outros partidos, há quem acredite que a vinda de Lula será decisiva para 2012. Isso porque o ex-presidente está de volta ao palanque e pode deixar claro quem é seu candidato a prefeito. Até agora, não há consenso sobre a candidatura entre os petistas, os mais interessados em manter o poder na capital. O nome natural é o de João da Costa, porém sempre se ventila alternativas como o de Maurício Rands, secretário estadual de Governo, e do próprio Humberto. O nome de João Paulo continua sendo o mais popular, mas também não une a sigla.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
POLÍTICA

15 julho, 2011

Eriberto cobra postura de Sérgio Magalhães

Sexta, 15 Julho 2011 02h01
JUMARIANA OLIVEIRA
A novela entre os dirigentes do PTC e o vereador Sérgio Magalhães, futuro filiado do PSD, está longe de chegar ao fim. Após as alfinetadas do presidente municipal da legenda, Marco Aurélio Medeiros, que afirmou que o vereador tem “complexo de Xuxa”, pois usa a Imprensa para aparecer, foi a vez do presidente estadual do PTC, deputado Eriberto Medeiros, se pronunciar.

O dirigente deixou claro que a legenda vai tomar uma iniciativa para controlar os ânimos de Sérgio Magalhães, que constantemente faz duras críticas à gestão do prefeito João da Costa (PT), sem estar, de fato, desfiliado do PTC. “O partido vai reunir a ‘tropa’ e tomar as devidas providências. Ele não pode ficar dando esse tiroteio (no prefeito) sem se desfiliar do partido. Tiroteio a gente não aceita”, avisou o trabalhista-cristão.

Questionado sobre qual será a decisão da legenda, o deputado esquivou-se e disse que só pode responder depois da reunião com a executiva estadual. Sobre o mandato do parlamentar, Medeiros ratificou que não pretende brigar pela vaga, que ficaria com o primeiro suplente Marco Aurélio Medeiros, caso a legenda decidisse entrar na disputa com Magalhães.
Palavra

O trabalhista-cristão acusou o vereador de não cumprir com a palavra, pois, quando a legenda passou a integrar a base governista do prefeito João da Costa, o futuro social-democrata prometeu que só faria críticas construtivas à gestão do petista.

“Quando aceitamos participar da gestão, ele disse que seguiria a posição do partido, mas ele só fica fazendo críticas, que não são construtivas, sempre que tem uma oportunidade. Ele tem obrigação moral de honrar com a palavra e seguir o partido”, assinalou.

O dirigente do partido ainda questionou a saída de Sérgio Magalhães para uma legenda que já declarou apoio ao governador Eduardo Campos (PSB), ao mesmo tempo em que faz oposição à gestão petista. “Como ele vai para um partido que apoia o PSB e faz oposição à Prefeitura, se são da mesma frente (Popular por Pernambuco)? Isso não dá para entender”, encerrou.
 
FOLHA DE PERNAMBUCO

PAGAMENTOS COMEÇAM EM OUTUBRO




Recife, sexta-feira, 15 de julho de 2011
Cerca de 131 mil segurados da Previdência Social receberão atrasados em parcela única



Ministro Garibaldo Alves: proposta irá à Justiça.
Imagem: ANA AMARAL/DN/D.A PRESS - 28/5/10
Brasília – O governo federal decidiu pagar em parcela única os benefícios atrasados a pelo menos 131 mil segurados da Previdência Social, que receberam conforme o teto concedido no período de 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004 – um passivo em torno de R$ 1,6 bilhão. Os beneficiários serão divididos em quatro grupos. O primeiro recebe em outubro deste ano. O restante somente em 2012 e 2013.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal determinou que o governo revisasse os benefícios concedidos no período, que foram limitados ao teto previdenciário da época da concessão. No período, quem tinha direito a receber mais do que o teto teve o benefício reduzido para se enquadrar no limite legal. Essa diferença acabou não sendo incorporada posteriormente.

De acordo com a proposta acertada anteontem (13) entre os ministérios da Previdência, Fazenda e Advocacia-Geral da União (AGU), quem tem um crédito de até R$ 6 mil receberá em 31 de outubro deste ano. Neste primeiro grupo, estão 68.945 segurados, cerca de metade do total dos beneficiários com direito aos atrasados.

O segundo grupo tem 28.122 segurados com direito a diferenças de até R$ 15 mil, que será paga em 31 de maio de 2012. No terceiro ficou quem tem crédito até R$ 19 mil, o equivalente a 15.553 beneficiários. O pagamento ocorrerá em 30 de novembro de 2012. O último grupo é formado por 15.661 segurados, com benefícios atrasados acima de R$ 19 mil, receberá apenas em 31 de janeiro de 2013.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que esses números de beneficiários são preliminares e que devem chegar aos 131 mil. Os valores terão correção até a data do pagamento. O INSS ainda avalia com a equipe econômica qual índice será usado para a correção.

Perguntado se o prazo não é longo para o pagamento dos atrasados, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, disse que essa foi a melhor proposta do governo federal em um ano de contenção de gastos e corte orçamentário. “Espero que os aposentados compreendam que o Ministério da Previdência fez um esforço muito grande para que receberam primeiro aqueles que têm uma menor quantia e mais necessidade”, disse o ministro.

A proposta do governo federal será apresentada à Justiça para que possa ser homologada. No entanto, o Poder Judiciário havia determinado o fim de 2012 como prazo limite para o pagamento dos atrasados.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Universidade dos Estados Unidos estuda a possibilidade de instalar um campus em Pernambuco
Escrito por Inaldo Sampaio
15 de Julho de 2011 às 07:32:16
Foto: Eduardo Braga/SEI

Em visita a Pernambuco nesta quinta-feira, uma comissão da Auburn University, instituição dos EUA, manifestou ao governador Eduardo Campos o interesse de abrir um campus neste Estado. .

O pró-reitor dos Programas Internacionais, Andrew Gillespie, explicou que a Auburn pretende instalar um campus da Universidade no Brasil. E, segundo ele, Pernambuco foi escolhido “pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado na agricultura familiar”.

Além do câmpus, a ideia da University é estabelecer programas de intercâmbio entre os estudantes, professores e técnicos dos dois países. 

“Temos de ter mais iniciativas como essa, as Universidades precisam chamar a atenção da opinião pública, governos e empreendedores para a cena econômica que estamos tendo aqui”, afirmou o governador, destacando os setores de alimentos, o têxtil, petróleo e gás, e o de tecnologia da informação.

Os americanos fizeram um convite ao governador para proferir uma palestra e conhecer a Universidade, proposta prontamente aceita e que ficou de ser agendada. O secretário de Educação, Anderson Gomes, ficou responsável pelo fechamento dos detalhes da negociação.

14 julho, 2011

Edinázio Silva diz ao Blog que quem manda no PRTB é ele, e não o vereador Alexandre Lacerda


Escrito por Inaldo Sampaio



13 de Julho de 2011 às 12:41:02
Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Do presidente estadual do PRTB, Edinázio Silva, o Blog recebeu hoje o seguinte comunicado:

1- Prezado Inaldo, tomeiconhecimento através das declarações publicadas nesse Blog pelo senhor Marco Aurélio Medeiros (PTC) que o vereador Alexandre Lacerda está montando uma chapa no PRTB. Esclareço, estretanto, que todas as chapas proporcionais e majoritárias sempre foram montadas pela diretoria regional, cuja presidência exerço na sua plenitude e que não delego. Assim fiz também no PSC quando fui dirigente regional.
2-Tenho respeito pelo PTC, e pelo presidente Eriberto Medeiros, homem que se destacou nesses últimos anos por sua habilidade na montagem das chapas proporcionais em que disputou, e nunca percebi esse dirigente lavando roupa suja pela imprensa.

3- Não quero entrar no mérito dessa guerra entre o edil e seu suplente, apenas lembrar a esse moço (Marco Aurélio) que, quem manda no PRTB, tem nome: EDINÁZIO SILVA.

Atenciosamente,
Edinázio Silva
Presidente Estadual do PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro


BLOG DO INALDO SAMPAIO

12 julho, 2011

PT contabiliza 50 pré-candidaturas



Segunda, 11 Julho 2011 02h01
RENATA BAPTISTA
Especial para a Folha
O presidente do PT estadual, deputado federal Pedro Eugênio, afirmou que, após ser analisada a situação de 16 municípios - tanto da Região Metropolitana do Recife (sem incluir a Capital) como da Mata Sul - já foi realizado um levantamento com cerca de 50 nomes que seriam pré-candidatos às eleições no próximo ano. “Em alguns municípios, os representantes municipais nos apresentaram dois a três nomes, em outros apenas um, e ainda houve aqueles que nos disseram que seria melhor fecharmos alianças. Mas a situação é absolutamente preliminar, não temos nenhum nome definido ain­da”, explicou o deputado.

Os nomes foram apresentados por lideranças municipais do partido durante o ciclo de plenárias regionais do PT, iniciado nesse fim de semana. O primeiro encontro, para discutir a situação na RMR, ocorreu no sábado em Paulista. O segundo, sobre municípios da Mata Sul, on­tem, foi realizado em Palmares.
Ainda serão realizados encontros no Recife e em outras regiões, até o final de agosto. Para Pedro Eugênio, a realização das plenárias serve também para aproximar o PT estadual de todos os municípios, discutir politicamente a atuação da legenda em cada cidade e para preparação das lideranças visando às próximas eleições.

O deputado federal João Paulo (PT) esteve presente no evento de Paulista e afirmou que considera os ciclos como um esforço para preparação do grande embate que o partido enfrentará no próximo ano, o que possibilitará o PT definir sua estratégia para as eleições municipais em Pernambuco. “O único no­me que está mais ou menos fechado é o de Sérgio Leite, para Paulista”, informou o deputado.

João Paulo afirmou ainda que o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) está sendo consolidado para a Prefeitura de Olinda, mas que tudo depende das conversas com o PCdoB. Durante o encontro, foram ventilados ainda nomes para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - o vereador Robson Leite e o secretário de Turismo do Recife, André Campos, e de Moreno - um deles seria o do vereador Ubirajara Paz.

Ao fim das plenárias, ontem, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, avaliou que o partido está ainda colhendo informações dos quadros municipais. “Fiquei bastante otimista com o envolvimento dos municípios. A participação das lideranças foi muito grande nestes dois dias, e isso é muito importante para a articulação e preparação do partido para as eleições”, afirmou.

POLÍTICA/PLENÁRIA
FOLHA DE PERNAMBUCO

João Paulo está próximo de definir o seu futuro

 Segunda, 11 Julho 2011 02h01
Inaldo_SampaioAté 6 de outubro, o deputado João Paulo terá que tomar, talvez, a mais difícil e dolorosa decisão das muitas que já tomou na vida: resolver se fica no PT ou se irá buscar abrigo em outra legenda da Frente Popular. Ele seria bem recebido no PCdoB, no PTB, no PTB e no PSB, mas não pretende se precipitar. Vai esgotar os prazos possíveis e imagináveis porque mantém uma ótima relação com a cúpula nacional do partido e dele só pretende desligar-se se a convivência com os líderes locais ficar inviável.

Ele anda meio angustiado porque é o nome mais forte do partido para disputar a prefeitura do Recife no próximo ano, porém o primeiro da fila não é ele e sim o prefeito João da Costa, que tem precedência na legenda, mesmo sendo eleitoralmente menos forte. O rompimento com o prefeito deixou-o numa situação de desconforto e a decisão de não apoiá-lo já foi tomada. Daí estar analisando a hipótese de pela primeira vez na vida trocar de partido e o PSB se apresenta como uma alternativa factível.

O PTB sempre sonhou com o seu passe para fortalecer o projeto político do senador Armando Monteiro, que é disputar o governo estadual em 2014. Mas o próprio senador não move uma palha para tirá-lo do PT. Diga-se o mesmo do governador Eduardo Campos, que adotou como regra desde que chegou ao governo não tirar pessoas de partidos aliados para se filiar ao PSB. João Paulo estaria próximo desse partido por decisão própria, que já seria do conhecimento de Lula e do presidente Rui Falcão.

FOLHA DE PERNAMBUCO
FOGO CRUZADO

Piada de mau gosto

Cartas Imprimir E-mail
Leitor diário da Folha, achei uma “piada de mau gosto” a matéria veiculada no dia 29 passado, com o presidente do comitê estadual do PCdoB  afirmando que, das quatro cidades que a legenda comanda, a única com condições de re-eleição é Olinda. Ele subestima a inteligência dos olindenses, que há 10 anos sofrem com a péssima administração desse Partido no gerenciamento da cidade, sobretudo aqueles que moram em Rio Doce (1ª, 2ª... 5ª Etapas); Jardim Brasil (I, II...); Peixinhos; Jardim Atlântico; Cidade Tabajara; Àguas Compridas, etc, sendo alvo de constantes reclamações dos comunitários, através da Folha dos dias 05.03; 05.04; 27.05; 30.05; 02.06; 04.06; 07.06; 14.06; 25.06; 26.06  29.06.11 e 06.07.11, além de críticas até de aliados de Partido bem próximo da gestão, diante dessa questão. E a propaganda da PMO é “Você faz Olinda”. Imagine se não o fizesse.
Virgílio José de Oliveira
Olinda/PE
FOLHA DE PERNAMBUCO 11/07
CIDADANIA

Rio Doce refém da violência




“A onda de violência está preocupante na 3ª e 4ª etapas de Rio Doce, Olinda. Os roubos, arrombamentos e assaltos aumentaram nos últimos meses, principalmente, nas Avenidas Nápoles, Garças, Tiradentes, Colibri, além de várias outras ruas”, denuncia o leitor Francisco do Nascimento.

JORNAL DO COMÉRCIO
CIDADES/COLUNA PEÇA METRÓPOLE.

VENEZUELA TOMA SÍTIO HISTÓRICO




Ainda dá tempo de conferir as atrações do Mês da Venezuela em Pernambuco, que está acontecendo no Sítio Histórico de Olinda. Até o dia 29, haverá uma série de atividades. No Palácio dos Governadores, uma exposição de bonecos que retratam algumas das principais figuras históricas daquele país. No dia 24, o Parque do Carmo será palco de grande festa, com comidas e músicas típicas.

JORNAL DO COMÉRCIO
CIDADES/COLUNA PELA METRÓPOLE

01 julho, 2011

DESBUNDE

Olinda é pura psicodelia

Baile resgata o udigrudi com shows de Marco Polo e jovens artistas locais para fazer tributo a época

Publicado em 01/07/2011, às 06h00

Do JC Online

Pode preparar o apito e a camisa de cetim que a noite deste sábado (02/06) é de udigrudi no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. O Baile do Waldir, organizado para marcar a estreia da produtora Gangorra, traz os shows de Marco Polo cantando Ave Sangria, Semente de Vulcão e Dunas do Barato, a partir das 21h, para um tributo à psicodelia e ao tropicalismo, temperado com a sonoridade regional.
No programa da noite, músicas como Geórgia, O pirata e Hei man, singles da banda maldita da década de 70, além de Jars Macalé, Novos Baianos e Caetano Veloso. Acrescido a isso, tem-se o som do DJ 440, que toca o melhor da música nacional dançante.
Leia mais na edição dessa sexta-feira (01/06) do Caderno C, no Jornal do Commercio.

NOVO PROJETO PARA PUNIR SUFISTAS

Uma nova lei pode ser criada no Recife para impedir que pessoas voltem a surfar nas praias do município, submetendo-se ao risco de sofrer ataques de tubarão.

O projeto, de autoria do vereador Sérgio Magalhães, será apresentado na Câmara Municipal. Além de proibir a prática de surfe e bodyboard na área litorânea da capital, o projeto prevê a apreensão das pranchas.

O conteúdo da lei, porém, não é novidade. Já existe um decreto estadual, de 1999, que determina punição semelhante a quem praticar qualquer tipo de esporte náutico na orla marítima não apenas do Recife como também de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

A matéria ainda tramitará na comissão de Legislação e Justiça da Câmara, antes de ser apreciada no plenário.
 JC NAS RUAS