31 março, 2008
Um aniversário olindense
30 março, 2008
"PTB nos Bairros" tem grande aceitação
O primeiro "PTB nos Bairros" realizado na IV Etapa de Rio Doce com grande repercussão.
No dia do lançamento, recebemos convites para realizar o "PTB nos Bairros" nos Bultrins, Vila Popular e Alto da Conquista.
Aproveito a oportunidade para a agradecer a todos que colaboraram pelo sucesso do "PTB nos Bairros"
Recebi do amigo Augusto César este depoimento:
Gostaríamos de parabenizar todos do PTB e principalmente o coordenador do PTB nos Bairros Arlindo Siqueira pela brilhante iniciativa de colocar o PTB nos principais bairros de Olinda com a finalidade de juntos com a população Construirmos um Novo Projeto para Olinda.
Ontem tivemos o primeiro bairro contemplado com essa brilhante iniciativa, Rio Doce e foi de grande valia, pois a população esteve presente e ao final das explanações a respeito do projeto, houve interação com a população, onde a mesma trouxe a contribuição para a Construção desse Projeto que tem como prioridade a participação popular, pois se entende que quem mais conhece os problemas da comunidade são os próprios moradores e não como foi colocado no debate, os que moram em Boa Viagem ou outro bairro qualquer que não seja de Olinda.
Mais uma vez estamos aqui a parabenizar a brilhante iniciativa que serve também como um instrumento para que num futuro bem próximo possamos ter um orçamento verdadeiramente participativo.
Augusto César
29 março, 2008
Pólo de Confecções de Olinda
E um dos temas que tem encontrado boa acolhida nas comunidades e entre as pessoas que pensam o Desenvolvimento Econômico de Olinda está o da criação de um Pólo de Confecções em nossa cidade.
No capítulo Geração de Empregos defendemos a instalação da "Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de buscar as vocações produtivas da cidade e garantir seu Desenvolvimento Sustentável."
No documento, defendemos a implantação de pólos produtivos (Gráfico, Digital e Médico) além do de confecções.
"Pólo de Confecções de Olinda - Estimular a qualificação profissional, financiamento, produção e comercialização de confecções em Olinda tendo como modelo a bem sucedida experiência das cidades de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe."
Foi com grande satisfação que recebi o e-mail de Valéria Luna, Coordenadora da 5a. Feira de Componentes Têxteis - COMTEX - que será realizada de 15 a 18 de abril de 2008 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda:
"Parabenizo a iniciativa do Sr. Arlindo na articulação do pólo de confecções. É de fundamental importância o incentivo ao mercado da moda que está evoluindo e se atualizando na nossa região. Aproveitando o momento, deixo meu convite ao Sr. Arlindo e aos demais membros deste partido para visitar a 5a. Edição da Feira de Componentes Têxteis - COMTEX - que acontecerá entre os dias 15 a 18 de abril de 2008, no Centro de Convenções de Pernambuco. Feira esta de destaque nacional por ser uma vasta exposição da tecnologia e insumos para a indústria da moda.
Abraçs,
Valéria Luna
Coordenadora
28 março, 2008
PTB nos Bairros em Rio Doce (II)
Alexandre Peixe, morador e liderança do Loteamento Bela Vista I e II falou sobre as dificuldades da localidade onde reside.
Rivani Nasário, moradora de Rio Doce e filiada ao PTB, não poupou críticas a atual gestão no que se refere a saúde e educação. Omissão de serviços além de baixos salários dos servidores foram os pontos mais discutidos. Também foi levantando o gasto com pessoas vindas do sul do Brasil para capacitar profissionais da prefeitura, tendo o município educadores tão capacitados quanto os vindo do eixo sul/sudeste.
Presente em várias palestras do PTB de Olinda, o pastor Luís Henrique, representante do PTB Evangélico, falou sobre sua experiência em evangelizar os detentos de vários presídios. Ele cobrou uma maior atenção do município para as várias correntes evangélicas da cidade. O jovem Júnior falou sobre a importância da manutenção do Caic de Peixinhos. Ressaltou a importância e o pioneirismo do PTB de Olinda em buscar ouvir a população e saber da real situação do município.
Rangel Gonçalves, morador de Jardim Atlântico, esteve presente alertando para a situação do canal de Casa Caiada. Na ocasião ele mostrou uma fotografia de como está o local após este períodos de chuvas torrenciais.
O amigo Augusto César, morador da IV Etapa, falou sobre a preocupação que deve-se ter com os jovens cada vez mais entregue às drogas.
Silvânia Suely indagou sobre a busca de indústrias para o município. Falou também sobre a importância de se enaltar o comércio local. Também fez colocações sobre problemas na própria associação de moradores.
Manoel Eleotério comentou sobre a situação do saneamento na comunidade. Morador da rua 26 ele vê o sofrimento seu e dos vizinhos no período chuvoso como o que estamos.
Ao final da reunião, após o preenchimento do livro de presenças, foi lavrada a ata do Diretório Municipal registrando todos os fatos relativo a primeira sessão do "PTB nos Bairros" em Olinda.
PTB nos Bairros em Rio Doce (1)
O jornalista Ivan Maurício apresentou todo o pré-programa de governo. Foi uma apresentação clara e todos entenderam o que estava sendo explicado.
O Secretário Geral do PTB em Pernambuco, José Humberto Cavalcanti, chegou durante a apresentação e se juntou aos componentes da mesa. Ele representou o nosso presidente estadual, o deputado federal Armando Monteiro Neto, que está acompanhando todos os nosso passos em Olinda. Também pudemos gravar em vídeo toda a reunião e opiniões das pessoas que estavam presentes. Vamos ver todas as imagens e, quem sabe no futuro, disponibilizar toda a filmagem para os bairros que visitarmos daqui por diante.
A proposta de Educação de Michela Cordeiro
Os e-mails e sugestões escritas à mão chegam a todo momento para o PTB de Olinda.
x
Isso nos deixa muito feliz.
x
x
x
CURSOS
x
MARCENARIA
ELETRICISTA
HIDRÁULICO
MECÂNICO
SERRALHARIA
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
CONTABILIDADE
(ENTRE OUTROS)
x
OFICINAS PRÁTICAS
ATIVIDADES LUCRATIVAS
x
** O aluno pode por em práticas no centro o que aprendeu. Captando seus clientes.
x
CEÚ (Centro Educacional Único) Alunos da Alfabetização à 8ª. Série. (Incluindo abaixo)
x
HORÁRIO INTEGRAL
CRECHE (crianças até 5 anos)
ALIMENTAÇÃO (5 refeições)
BANHO (após atividades)
CENTRO ESPORTIVO
- Basquete
- Vôlei
- Natação
- Futebol de campo
- Futebol de salão/Handebol, etc
* CENTRO DE CULTURA E ARTES
- Música
- Dança
- Canto
- Teatro (artes cênicas)
- Entre outros
x
Com esses centros podemos dizer que teremos várias metas alcançadas.
27 março, 2008
Lula e Eduardo: Olinda agradece pelo PAC
Trata-se do maior volume de obras de infra-estrutura em bairros da periferia da nossa cidade. Existe um ditado muito tradicional em que nosso Estado que diz:
- O pernambucano só deve curvar-se para agradecer.
Chegou a hora de pernambucanamente agradecer a Lula e Eduardo.
É uma conquista histórica para o município. O Programa de Acelaração do Crescimento - PAC - chega a Olinda num momento de grande carência de infra-estrutura na cidade que é patrimônio cultural da humanidade e tem altíssima densidade populacional.
As obras devem remover famílias do curso do rio Beberibe, que separa a cidade do município de Recife, além de custear a construção de casas e equipamentos sociais - escolas, postos de saúde e áreas de lazer - nos bairros de Caixa d´Água, Peixinhos, Vila Popular, Jardim Brasil (também conhecido como Canal da Malária) Azeitona e na Bacia do Fragoso. As intervenções vão mudar a vida de cerca de um terço da população, ou 130 mil pessoas.
Repercute idéia do PTB nos Bairros
"NOS BAIRROS - O candidato do PTB a prefeito de Olinda, Arlindo Siqueira, começa, hoje, por Rio Doce, a discussão do seu programa de governo junto às lideranças sociais dos bairros mais populosos da cidade. Uma boa sacada!"
Hoje tem PTB nos Bairros em Rio Doce
25 março, 2008
José Múcio, o articulador político do PAC
JOSÉ MÚCIO MONTEIRO FILHO
ORGULHO DO POVO PERNAMBUCANO
xxxx
Filho de José Múcio Monteiro e Maria Cristina Azevedo de Queirós, José Múcio, formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica de Pernambuco em 1971.
Iniciou sua vida política em 1980.
Exerceu os cargos de secretário dos Transportes, Comunicação e Energia de Pernambuco de 1983 a 1986 e secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente em Recife (PE), de 1997 a 1998.
Se notabilizou por ser o líder do Partido Trabalhista Brasileiro.
No dia 23 de Novembro de 2007, José Múcio Monteiro, líder do governo Lula na câmara dos deputados, recebeu e aceitou o convite do presidente para assumir o cargo de Ministro das Relações Institucionais.
Cargos eletivos: prefeito de Rio Formoso, 1982-1983, deputado federal, 1991-1995, deputado federal, 1995-1999, deputado federal, deputado federal, 2003-2007, deputado federal, 2007-2011, PTB.
Vice-prefeito de Olinda critica OP de Luciana Santos
Paulo Valença (PT) diz que desenvolvimento econômico não emplacou
O vice-prefeito de Olinda, Paulo Valença, que aspira ser o candidato oficial do PT à Prefeitura da Marim dos Caetés, não poupa críticas à gestão da comunista Luciana Santos quando o assunto é Orçamento Participativo (OP).
Enquanto o OP é visto como a "menina dos olhos" do prefeito João Paulo, no Recife, na cidade vizinha não passa de um verdadeiro fiasco. "Foram apenas 54 obras executadas pelo OP em quase oito anos de gestão ", desabafa o vice-prefeito, durante entrevista ao programa Folha Política, na Rádio Folha FM 96.7, hoje pela manhã.
Valença se mostra decepcionado com o programa na atual gestão e pretende, se candidato e eleito, dar continuidade e aprofundar o Orçamento Participativo. As críticas não pararam por aí. O vice-prefeito disse que o desenvolvimento econômico não emplacou, principalmente depois da extinção da secretaria no ano passado.
A prefeita transformou a pasta em uma simples diretoria comprometendo todo o trabalho da equipe. "Isso retraiu o avanço na questão do desenvolvimento", avaliou o petista Paulo Valença.
Vale lembrar que o apoio do PT para Luciana Santos foi determinante para a reeleição da representante do PCdoB nas eleições municipais de 2004. A comunista tinha mais de 70% de rejeição nas pesquisas. Hoje, Luciana não abre mão de candidatura própria e apela para o nome do correligionário e deputado federal, Renildo Calheiros, que será o candidato do PCdoB para a sucessão.
Pavoa
O papel fundamental da Educação
"Educação e Trabalho para combater a violência".
Quase 3.550 quilômetros separam Alto Alegre do Pindaré, no norte do Maranhão, de Arroio do Meio, no nordeste do Rio Grande do Sul. Para ir de um ponto ao outro de carro, são 41 horas de viagem sem parar, cortando o país de Norte a Sul. Uma característica une os dois municípios e outros 35 espalhados por todas as regiões do Brasil: ensino público de qualidade.
Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com apoio do Ministério de Educação (MEC), obtida pelo Valor, mapeou 37 municípios que, apesar da situação social precária, oferecem boa educação para suas crianças. Outra característica destas cidades é que as escolas atuam em rede, mantendo a eqüidade no ensino.
"Uma rede é forte quando os nós são fortes", diz Salete Lacerda Almeida e Silva, coordenadora de pesquisa do Unicef e ex-secretária de educação de Salvador. Ela diz que os "nós" das redes de aprendizagem são as escolas. "Não adianta ter uma escola pública ótima e outra péssima", diz. Em regiões carentes, a importância da escola é maior, ocupando um espaço que deveria ser da família.
Santarém (PA), Presidente Dutra (BA), Sete Barras (SP), João Monvelade (MG), Realeza (PR) e Sapiranga (RS) são algumas cidades que obtiveram nota superior a média nacional no Índice do Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que combina aprovação escolar com notas obtidas nas provas de avaliação de conhecimentos de português e matemática do governo federal. A avaliação é feita com os alunos de 1ªa 4ª série.
Com base nesses dados, os pesquisadores do Unicef foram a campo verificar se as cidades funcionam como verdadeiras redes de aprendizagem. O objetivo era encontrar a receita do sucesso. Como oferecer educação de qualidade sem dinheiro? A resposta não tem nada de fantástico - é o be-a-bá da educação. Os pesquisadores enumeraram 10 pontos presentes em todas as redes: foco no aluno, boa gestão municipal, compartilhar experiências, avaliação periódica, valorização e formação do professor, prioridade para leitura, atendimento individual e parceria com universidades, empresas ou organizações não-governamentais.
Em São Jorge D'Oeste (PR), prefeito, vice-prefeito, presidente da câmara e secretário municipal de educação, todos são professores. Não é preciso chegar neste extremo, mas o conhecimento da área ajuda a focar na aprendizagem do aluno. Nas redes pesquisadas, qualquer centavo gasto é para aprender. "Pode parecer óbvio, mas algumas cidades estão mais preocupados com melhorar as instalações das escolas", diz Salete.
A pesquisa demonstra que a parceria com o secretário de educação - apontado com protagonista, um papel mais importante que o do prefeito - é a base do bom funcionamento da rede de aprendizagem. Se a relação entre escolas e secretaria está azeitada, existe espaço para o planejamento compartilhado, mencionado por quase 70% das escolas como fator de sucesso. Em Rio Verde (GO), por exemplo, diretores, professores, merendeiras e até vigilantes das escolas elaboram um plano individual de trabalho. Os compromissos assumidos são cobrados pela direção da escola durante o ano.
Para Justina Iva de Araújo Silva, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o bom desempenho das redes públicas depende de fatores objetivos, como salário e infraestrutura, e fatores subjetivos, como compromisso e envolvimento. Ela diz que os prefeitos começam a se dar conta da importância de apontar um educador como titular da pasta, mas critica a submissão da educação à área financeira. "O secretário não é gestor pleno de seus recursos", diz.
Estímulo, formação e avaliação do professor também mereceram destaque. Em Alto Alegre do Pindaré (MA), os professores fazem prova e os que obtiverem notas ruins são convocados para aulas de reforço. Em Altamira (PA), professor tem prioridade no atendimento médico e não paga cinema.
A formação da maioria dos professores das cidades que se destacaram é fraca, mas, em alguns casos, é feito um esforço em mutirão. Em Guaramirim (SC), uma parceira com a universidade estadual permitiu oferecer o curso de pedagogia a distância. Em Presidente Dutra (BA), mais de 80% dos professores faz faculdade, porque a prefeitura paga 50% do custo.
Salete diz que redes de aprendizagem são raras no Brasil. "A consciência de trabalhar em rede é algo em formação até no mundo empresarial, mas ganhou impulso com a Internet", diz. A pesquisa será divulgada hoje em Brasília durante um fórum de secretários de educação dos municípios com os piores resultados no Ideb. "O objetivo é jogar luz nas boas experiências", diz Maria do Pilar, secretária de educação básica do MEC. A pesquisa está sendo divulgada em ano de eleições municipais. Para o MEC e a Unicef, o momento é perfeito, pois ajuda na transição. Salete admite, porém, que os resultados podem ser usados como propaganda por quem pretende se reeleger ou fazer um sucessor.
Se você deseja receber o documento "A Construção de um Novo Projeto para Olinda" envie seu nome e endereço para o seguinte e-mail:
24 março, 2008
Câmara homenageia Armando Filho
Cabelo de freira
Olinda é a sétima cidade mais contemplada com recursos do PAC - R$ 216 milhões. Está acima, inclusive, do Recife, administrada pelo PT. Mas dinheiro federal nas mãos da prefeita Luciana Santos (PCdoB) é igual a cabelo de freira - ninguém ver. Daí a razão dos 60% de rejeição.
23 março, 2008
Falta política pública de micro e macro dregnagem
Trata-se de problema crônico do município.
Muito se falou da importante obra do Canal da Malária. O presidente Lula veio a Olinda, esteve com a população no V-8 e V-9 e pediu que as obras fossem realizadas em ritmo acelerado.
Mas, as diretrizes do presidente Lula, que também eram um sonho dos olindenses, não foram cumpridas dentro do prazo. As obras se arrastam. Falta diálogo com a população. E a cidade continua mais vulnerável do que esteve.
As primeiras chuvas de inverno estão aí para demonstrar isso. Persistem os problemas, se é que não foram agravados, em Jardim Brasil I, Vila Popular e Sítio dos Arcos. O cenário de Bultrins é o mesmo e chega a ser irritantemente repetitivo. Por toda cidade, casas inundadas. Prejuízo para os moradores. E uma certa descrença com o poder público.
Na nossa proposta “A Construção de um Novo Projeto para Olinda” deixamos claro a importância fundamental em resolver os alagamentos:
“Programa Permanente de Manutenção e Construção de Canais e Canaletas (macro e micro-drenagem)”.
É precisão que as obras sejam concluídas. Principalmente as que têm recursos federais disponíveis.
Olinda precisa restaurar seu perfil de cidade de vanguarda. Recuperar o seu brilho. Não podemos nos destacar como a cidade das obras-tartaruga, que se arrastam por anos e anos, sem conseguir equacionar os problemas que causam sofrimento ao seu povo.
Estive no domingo percorrendo os pontos de alagamentos. As fotos dizem tudo. Não podemos ficar indiferentes diante desta triste realidade.