31 março, 2011

Vice-governador abre o ''Todos por Pernambuco'' na cidade de Petrolândia


Escrito por Inaldo Sampaio



31 de Março de 2011 às 10:05:18
Foto: Marília Auto

O vice-governador João Lyra Neto abriu na manhã de hoje, em Petrolândia, a segunda semana do seminário “Todos por Pernambuco”.

Enquanto ele fazia a abertura, o governador Eduardo Campos estava na região de Arcoverde para inaugurar a cobertura da quadra da Escola Professor Brasiliano Lima, em Pedra, e visitar o canteiro de obras da rodovia PE-270 que liga Arcoverde a Buíque.

 O evento está acontecendo no Clube Velho Chico, que recebeu uma estrutura especial para sediá-lo. As discussões acontecem em ambientes climatizados e a quadra virou um grande auditório.

 Estão presentes os secretários Antônio Figueira (Saúde), Wilson Damázio (Defesa Social), Ana Cavalcanti (Esportes), Anderson Gomes (Educação),  Marcelino Granja (Ciência e Tecnologia), Alberto Feitosa (Turismo), Tadeu Alencar (Casa Civil), Sileno Guedes (Articulação Social e Regional), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Maurício Rands (Governo), Raquel Lyra (Criança e Juventude) e Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), além de lém de vários deputados estaduais e federais.

O governador chegará à cidade às 13h30. Meia hora depois, ele concede uma entrevista coletiva. Às 14h30, ele comandará a reunião plenária e à noite inaugura a reforma e a ampliação da Escola Delmiro Gouveia.

31 de Março de 2011 às 10:06:20
Foto: Alepe

Através de comunicado enviado ao Blog, o presidente estadual da Juventude Socialista, Marcos Eduardo Oliveira, desejou “sucesso, saúde e o retorno o mais rápido possível às suas atividades parlamentares” ao deputado Ângelo Ferreira (PSB), que se encontra em São Paulo tratando-se de um tumor no mediastino.

Segundo a nota da JS, “aos olhos do partido” o ex-secretário de Agricultura “é um legítimo representante de trabalho sério e de honradez, sempre desenvolveu suas atividades e tarefas políticas com muita ética”, sendo “um companheiro que sempre ajudou ao setor jovem da agremiação”.

E conclui: “Esperamos vê-lo, logo, logo, de volta à liderança do PSB na Assembleia Legislativa. É o que o Sertão espera e Pernambuco também”.

 Blog do Inaldo Sampaio

30 março, 2011

Velório de José Alencar no Planalto se estenderá por toda a noite no Palácio do Planalto

Da Agência Brasil
  
Brasília – O velório do ex-vice-presidente José Alencar, que terá início nesta quarta-feira (30) de manhã, no Palácio do Planalto, só terminará na manhã de quinta-feira, quando o corpo deixará Brasília, para ser levado a Belo Horizonte. Durante toda a noite, o velório será aberto à visitação pública.
O ex-vice-presidente José Alencar morreu ontem (29), aos 79 anos, vítima de câncer, em São Paulo. De acordo com o Palácio do Planalto, a previsão é que o corpo saia de São Paulo nesta quarta-feira, às 7h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegue à Base Aérea de Brasília às 9h15.
Já na Base Aérea, haverá uma cerimônia de honras militares com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
Depois da cerimônia, o corpo será levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto, em cortejo fúnebre que passará pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, ganhando a Praça dos Três Poderes.Ao chegar ao Planalto, o caixão será conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio. A visitação pública deve começar às 10h.
A segurança do planalto organizará fila para que as pessoas possam subir a rampa e circundar o caixão do ex-vice-presidente. Haverá ainda um local reservado para autoridades e parentes de Alencar.
O Planalto também estima a chegada da presidenta Dilma Rousseff para o início da noite. Ela deverá retornar de sua viagem a Portugal junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os ministros de Estado cancelaram os compromissos previstos para esta quarta-feira, diante da convocação de todos para as 9h, feita pela presidenta Dilma, ao saber da notícia da morte de Alencar.
Nesta quarta-feira, o presidente em exercício, Michel Temer, disse que nada mais justo prestar honras de chefe de Estado a Alencar, já que ele exerceu o cargo de presidente da República durante praticamente um ano, nas ocasiões em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em viagem.
Temer ressaltou que Alencar foi um exemplo de luta para os brasileiros e lembrou que, mesmo em momentos de maior sofrimento, durante o tratamento de câncer, transmitia "otimismo permanente" e "fé inquebrantável".
"A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuia com alegria, bom humor e desassombro", diz a nota, divulgada há pouco.
O presidente em exercício também decretou luto oficial de sete dias e, pouco depois da divulgação da notícia da morte, a bandeira do Palácio do Planalto foi hasteada a meio-mastro.
"Lamento profundamente a morte deste mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil. Transmito, em meu nome e em nome da presidenta Dilma Rousseff, nossa solidariedade à família e aos amigos nesta hora triste", diz a nota de Temer, em exercício na Presidência da República por causa da viagem de Dilma a Portugal.
Temer também lembrou na nota que José Alencar teve carreira de sucesso como homem público e como empresário do setor de tecidos e confecções e foi um líder entre os empresários.

25 março, 2011

Compra de parte do ex-Banco de Sílvio Santos derruba a pernambucana Maria Fernanda Coelho da presidência da CEF




Foto: Agência Brasil

1- A compra de 40% das ações do Banco Panamericano quando esta instituição já estava falida e apresentando um rombo de mais de R$ 2 bilhões derrubou, nesta quinta-feira, a pernambucana Maria Fernanda Ramos Coelho da presidência da Caixa Econômica Federal.
 
2- No entanto, por não ter decidido, sozinha, comprar parte do Banco que falira (antes da operação o dono do SBT esteve com o presidente Lula, em Brasília), Maria Fernanda recebeu uma espécie de promoção.
 
3- Hoje mesmo recebeu convite da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, petista como ela, a assumir a vaga que cabe ao Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.
 
4- A pernambucana irá ocupar no BID a vaga que pertencia a José Carlos Miranda, que está em aberto há vários dias.
 
5- Para o lugar de Maria Fernanda, o ministro Guido Mantega convidou imediatamente o vice-presidente da CEF, Jorge Hereda, do PT de São Paulo, uma espécie de “pau para toda obra” nos governos petistas.
 Escrito por Inaldo Sampaio

Comissão da Verdade não do revanchismo

Coluna da Folha de Pernambuco da sexta-feira, 25/03/11

Recentemente, “O Globo” noticiou que há forte oposição nas Forças Armadas, especialmente no Exército, ao projeto da presidente Dilma Rousseff de instituir no Brasil a “Comissão da Verdade” para apurar torturas e desaparecimento de presos políticos durante o regime militar. Chile, Uruguai e Argentina já instituíram essas Comissões e nada de mais aconteceu. O seu papel se restringiu a contar o caso como o caso foi, para que o povo dos seus países tivesse direito à verdade histórica.

No Brasil, infelizmente, as Forças Armadas desaprovam a instalação desta Comissão como se o interesse dela fosse pôr generais no banco dos réus, como aconteceu no Chile e na Argentina, por exemplo. Mas não é este o propósito da presidente da República nem da ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O que se quer é a busca da verdade para que os brasileiros saibam de fato o que ocorreu nos porões da ditadura entre abril de 64 e setembro de 79.

Ninguém está falando em revanchismo e nem há clima hoje no Brasil para esse tipo de atitude. As Forças Armadas, hoje, são subordinadas a um ministério (Defesa) comandado por um civil (Nélson Jobim) e a Lei da Anistia promulgada em 1979 alcançou vencedores e vencidos. O que se deseja com a Comissão da Verdade é saber o paradeiro do estudante pernambucano Fernando Santa Cruz Oliveira, desaparecido há mais de 30 anos, e do ex-deputado Rubens Paiva, para citar apenas esses dois.

BLOG DO INALDO SAMPAIO

João Paulo faz pronunciamento sobre Dona Lindu

ENTRE JOÕES


O deputado federal João Paulo (PT) fez pronunciamento de cinco minutos nesta manhã (25) no plenário da Câmara sobre a inauguração, neste sábado (26), do Parque Dona Lindu, uma obra iniciada na sua segunda gestão na Prefeitura do Recife. Hoje também, pela primeira vez, o parlamentar presidiu os trabalhos da mesa daquela Casa.

No seu discurso, João Paulo destacou a sua luta para conseguir a cessão dos terrenos, que pertenciam a Aeronáutica, para construção do Parque. Ele também ressaltou o papel do ex-presidente Lula nessa conquista para a cidade. “Ele foi fundamental e deu um presente ao Recife. Por isso, achei justo colocar o nome da sua mãe no Parque, uma mulher retirante, guerreira, que com muita dignidade criou uma grande família e nessas condições fez de um dos seus filhos o presidente do Brasil”, observou o ex-prefeito. 

João Paulo ainda citou a importância da cidade ter uma obra de Oscar Niemeyer, considerado um dos mestres da arquitetura mundial. “Pela primeira vez o Recife tem uma obra assinada por Niemeyer, um equipamento moderno e democrático, com área verde, quadras esportivas, teatro, salão de exposições e outros atrativos para a população e os turistas”, frisou o parlamentar, que não vai participar da festa de inauguração. 
 BLOG DO JAMILDO
POSTADO ÀS 13:12 EM 25 DE Março DE 2011

CURTAS

Disputa - A deputada Tereza Leitão pode realizar seu sonho em 2012: candidatar-se a prefeita de Olinda. Especulou-se que ela assumiria a secretaria de educação da Prefeitura do Recife e por isso ficaria fora da disputa. Ela não assumiu e agora é apontada como provável concorrente. Seria a primeira vez que PT e PCdoB se enfrentariam.
Estratégia comum - Os partidos de oposição conversam intensamente, nos bastidores, sobre as eleições no Recife. PSDB, PMDB,PPS,DEM e PMN já decidiram uma coisa: antes de bater o martelo analisarão conjuntamente a possibilidade de lançar um candidato ou vários. Vai depender da estratégia dos adversários.
Dorany prestigiado - Com a ida à festa de aniversário do PMDB em Brasília esta semana, o presidente estadual Dorany Sampaio colocou uma pá de cal nas especulações sobre possibilidade de intervenção do PMDB nacional na seção pernambucana. Amigo há muitos anos de Dorany, Michel Temer, além do elogio público, praticamente lhe pediu desculpas, em particular, pelo artigo que escreveu no final do ano, pedindo que os descontentes deixassem a legenda. Ficou o dito pelo não dito.
PV em crise – As escaramuças no PV nacional, agora envolvendo a própria Marina Silva, que até analisa a possibilidade de deixar o partido e fundar nova legenda, deixam a cavaleiro o deputado estadual Daniel Coelho. Sem espaço junto aos verdes pernambucanos, que mudaram de lado, abandonando a oposição e se aliando ao Governo, Daniel tem mais um motivo para justificar sua saída do PV, caso a implosão que se anuncia acontecer.


BLOG DO JAMILDO

21 março, 2011

Depois de Petrolina e Serra Talhada, Salgueiro é a próxima cidade do Sertão a ganhar uma unidade do Corpo de Bombeiros





21 de Março de 2011 às 07:59:54
Foto: Aluísio Moreira/SEI

Dentro de aproximadamente 30 dias, a população de Salgueiro passará a contar com uma unidade de Corpo de Bombeiros. A notícia foi dada sábado, naquele município, pelo governador Eduardo Campos, durante a realização do seminário “Todos por Pernambuco”.

De início, os bombeiros ficarão alojados no 8° Batalhão da Polícia Militar, até a construção da sede própria, que deverá estar pronta no inicio do próximo ano.
“A palavra de ordem é integração. Então, vamos colocar as polícias para trabalhar juntas aqui em Salgueiro”, disse o governador Eduardo Campos durante entrevista a uma rádio local.

Estavam na comitiva o senador Armando Monteiro Neto (PTB), os deputados federais Wolney Queiroz (PDT), Fernando Bezerra Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB) e o deputado estadual Raimundo Pimentel (PSB). 

Escrito por Inaldo Sampaio 

Humberto Costa defende mandato de cinco anos sem direito à reeleição





21 de Março de 2011 às 11:37:23
Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado

O senador Humberto Costa (PT) disse à Rádio Jornal nesta segunda-feira ser a favor de um mandato de cinco anos para ocupantes de cargos executivos, sem direito à reeleição.

Esta tese foi aprovada pela maioria dos membros da comissão especial do Senado, com o voto contrário do presidente, senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Segundo o senador pernambucano, com um mandato de cinco anos o presidente da República, o governador e o prefeito disporia de tempo de sobra para executar um programa de governo.

Escrito por Inaldo Sampaio 

Confusão do IML vai parar na Alepe nesta terça

Mortos e feridos
POSTADO ÀS 14:22 EM 21 DE Março DE 2011

Está confirmada para esta terça-feira (22), às 11h, a reunião entre os representantes da Associação dos Médicos Legistas do Estado (Apemol) e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Betinho Gomes.
Em pauta, a crise em que se encontra mergulhado o Instituto Médico Legal do Estado (IML) e os desdobramentos da última visita de representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e demais autoridades.
O encontro tem por objetivo ouvir o que a classe tem a dizer e, a partir daí, agir no sentido de buscar uma solução definitiva a fim de que a população não fique ainda mais prejudicada do que já está.
Foram convidados a participar da reunião os líderes do Governo e de Oposição na Casa, respectivamente, deputados Waldemar Borges (PSB) e Antônio Moraes (PSDB), assim como todos os demais parlamentares.
O encontro acontecerá no Plenarinho III, 2º andar, Anexo I da Assembleia Legislativa.
 
BLOG DO JAMILDO

O lado oculto do assistencialismo

Edição de segunda-feira, 21 de março de 2011- Diário de Pernambuco
Um dos programas mais populares do governo federal, Bolsa Família ainda é falho ao fiscalizar recursos



Estudo aponta que 26% dos menores que praticam a mendicância nas grandes cidades recebem o benefício. Foto: Teresa Maia/DP/D.A PRESS - 12/03/06
Um quarto dos meninos e meninas que vivem nas ruas do Brasil recebem dinheiro do Bolsa Família por meio de seus pais ou responsáveis. Eles representam, mais precisamente, 26% das 23.973 crianças e adolescentes que perambulam por semáforos, esquinas, praças e pontes nas médias e grandes cidades do país. Os dados, levantados por estudo financiado pela Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, colocam em xeque justamente um dos princípios do maior programa de transferência de renda do governo federal: exigir a frequência escolar dos contemplados, bem como o acompanhamento da caderneta de saúde. Tais aspectos, sempre invocados quando surge a acusação recorrente de que o Bolsa Família tem um caráter meramente assistencialista, ficam comprometidos quando se trata de uma população tão vulnerável.

O estudo, intitulado 1º Censo Nacional de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 2010, aponta ainda que a proporção de contemplados com o programa do governo federal pode ser ainda maior, já que 27,4% dos entrevistados disseram não saber ou não se lembrar se a família recebe algum benefício. Para a vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos, o dado causou ´surpresa`. ´A gente tende a pensar que todo o problema se resolve com renda, mas o que vemos é a necessidade de outras políticas sociais.` Segundo Miriam, o Estado precisa fiscalizar a frequência escolar dessas crianças, mas também envolver os educadores e toda a sociedade no combate ao desafio da mendicância, do trabalho infantil e de outras formas de exploração.

Juiz da Vara da Infância e Juventude do Recife, Humberto Costa Junior vê um risco de o programa social do governo ´morrer` caso não haja uma estruturação mais efetiva. ´Considero o Bolsa Família de suma importância, mas para dar o 'start', tirar a pessoa do ponto morto. Agora, se o Estado continua ofertando o Bolsa Família e a sociedade segue dando esmolas, isso vira um negócio sem fim`, destaca o magistrado. Ele defende a exigência da contrapartida, mas entende como extremamente difícil fiscalizar meninos que passam os dias nas ruas, tanto no que diz respeito à frequência escolar quanto à real aprendizagem obtida nas aulas. O Ministério do Desenvolvimento Social informou que desde 2008 iniciou uma estratégia de cadastramento de famílias em situação de rua, mas não soube precisar quantas já estão recebendo o benefício, em função de dificuldades técnicas.

Ao destacar que as exigências de frequência escolar e acompanhamento da saúde se aplicam também às famílias que vivem nas ruas, o MDS informou que o processo de fiscalização é ´idêntico ao demais alunos`. E completou: ´A diferença é que, quando a criança estiver com dificuldades de acessar a escola, a equipe de assistência social do município faz o atendimento no serviço de proteção básica ou especial`.

Quanto à questão da saúde, não houve menção na nota encaminhada à reportagem. O MDS destacou, ainda, que no último período de acompanhamento, referente aos meses de outubro e novembro de 2010, 297 beneficiários com problemas na escola tiveram registrado o motivo ´Mendicância/Trajetória de rua`. Depois de uma notificação e três suspensões temporárias do benefício, o repasse é cancelado na quinta vez que um problema semelhante é constatado pela equipe de fiscalização.

Reajuste

Lançado em 2003, o Bolsa Família passará, a partir do próximo mês, com o reajuste anunciado pela presidente Dilma Rousseff recentemente, a remunerar cada família em cerca de R$ 115. Hoje são 12,9 milhões de famílias contempladas - aproximadamente 50 milhões de pessoas, com dados de fevereiro passado.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO

18 março, 2011

´Usina nuclear não está na pauta`


Governador disse que a construção de uma usina no estado não está nos planos nos próximos quatro anos


Petrolina - Atirar no escuro, sem saber ao certo a reação do pernambucano, não está nos planos do governador Eduardo Campos (PSB). Em meio ao terremoto que devastou o Japão e provocou diversas explosões em um usina atômica naquele país, o governador afirmou, ontem, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, que a construção de uma usina nuclear em Itacuruba, município da mesma região, não está nos planos do governo estadual. Segundo ele, não há sequer recursos disponíveis no Orçamento Geral da União para financiar este empreendimento no estado pelos próximos quatro anos. A decisão foi anunciada, ontem, pouco antes de o socialista participar da abertura do programa Todos por Pernambuco, que reuniu mais de mil pessoas no auditório do Senai. O tema esteve em várias entrevistas dadas por Eduardo ao longo do dia.


Em Petrolina, Eduardo Campos afirma que debate sobre energia nuclear é equivocado Foto: Fotos: Regina Lima/Esp DP/D.A Press
´Quero tranquilizar todos aqueles que me escutam, explicar que isso não existe no horizonte. Que eu conheça, não existe nenhum projeto fechado para isto. Houve estudos e vários lugares foram pesquisados para criação de 12 usinas no Brasil, sendo seis delas no Nordeste. Mas os que estão apreensivos podem se tranquilizar pelos próximos quatro anos`, declarou.

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia, o governador se mostrou um entusiasta do programa nuclear brasileiro e evitou ´estigmatizá-lo`. Segundo ele, a energia nuclear serve para curas na medicina, por exemplo, e até mesmo para combater pragas na agricultura. ´Mas não está na pauta`, assegurou, apesar de o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco, ter iniciado as articulações para trazer a usina há uns dois anos. O próprio governador teria tentado negociar com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para que o investimento fosse feito entre os dois estados, na bacia do Rio São Francisco.

De acordo com Eduardo, o tema está sendo levantado no mundo inteiro, ´sob o calor da emoção`, por conta do drama vivido no Japão. Ele ressaltou, contudo, que o risco de acidentes nucleares é mínimo. ´Está todo mundo apavorado porquenão se sabe a dimensão do desastre, mas esse debate é equivocado porque não há decisão da presidente Dilma em fazer a usina`, pontuou, numa referência a preocupações que foram levantadas na última segunda-feira pelo próprio secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Na ocasião, Xavier disse que não falava pelo governo, mas se colocou contra as fontes nucleares.

Presente no evento, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, defendeu a criação de uma usina em Pernambuco. ´Acho que o programa nuclear brasileiro deve ser ampliado e os estados do Nordeste devem se candidatar para receber essas usinas porque elas são fontes de tecnologia, de emprego e de conhecimento. Mas nós só podemos opinar em relação a assuntos da nossa pasta`, frisou.
 
POLÍTICA
DOÁRIO DE PERNAMBUCO
 

Pedro Eugênio propõe mandato de cinco anos sem direito à reeleição





Foto: Ivaldo Cavalcanti

Em nome próprio, e não do PT, o deputado Pedro Eugênio (PE) resolveu entrar no debate da reforma política propondo a coincidência dos mandatos, que seriam de cinco anos sem direito à reeleição.

Pelo seu projeto, seriam eleitos, simultaneamente, o presidente da República, os governadores, os prefeitos, os senadores, os deputados federais e estaduais e os vereadores.

Todos teriam um mandato de cinco anos, sem direito à reeleição. O deputado alega que seria uma maneira de baratear o custo das eleições  e de evitar que o país viva, permanentemente, mergulhado em pauta eleitoral, mas sua chance de aprovação é zero.

Quem está no governo tem sempre a expectativa de conquistar um novo mandato e quem está na oposição luta para ser governo para ficar 8 anos no poder.

BLOG DO INALDO SAMPAIO

Ministra minimiza divergências sobre Comissão da Verdade

DITADURA MILITAR


A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, defendeu nesta quinta-feira a instalação de uma Comissão Nacional da Verdade. Ela minimizou ainda qualquer divergência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com os militares sobre sua conduta e ressaltou que o trabalho vem sendo feito conjuntamente.

Quanto a eventuais resistências dos militares em abrirem os arquivos do período da ditadura, Maria do Rosário afirmou que as instituições das Forças Armadas, na atualidade, estão vocacionadas para a democracia. O Comando do Exército, porém, em documento recente divulgado pelo GLOBO , manifestou posição contrária à comissão e disse que irá criar tensões e retaliações.
Segundo a ministra, o esclarecimento sobre a circunstância e o destino dos corpos dos mortos e desaparecidos nos anos da ditadura militar não se trata de prioridade de governo ou parlamento, mas de toda a nação brasileira.

- É uma dívida da nação com o povo brasileiro que não está sendo reconhecida - disse Maria do Rosário.

Ao Congresso, ela solicitou que o assunto seja debatido no ritmo que os parlamentares julgarem adequado. O projeto que institui a criação da Comissão da Verdade foi encaminhado ao Congresso em maio de 2010, véspera do início da disputa presidencial.

Ao participar de encontro na Comissão de Direitos Humanos do Senado, para discutir com representantes de vários segmentos da sociedade a política de direitos humanos do Executivo, Maria do Rosário também destacou a situação da família do ex-deputado Rubens Paiva (PTB), preso pela ditadura militar e desaparecido desde 1971:

- A nação recebeu sua vida (Rubens Paiva). Agora, a nação recebe a luta de seus netos que querem saber o que ocorreu com Rubens Paiva e outros que morreram na luta pela democracia.

BLOG DO JAMILDO
POSTADO ÀS 10:51 EM 18 DE Março DE 2011

Agência Brasil

EXEMPLO PARA O MUNDO

OPINIÃO
POSTADO ÀS 09:02 EM 18 DE Março DE 2011

Por Heitor Scalambrini Costa

Quando se pensa em acidentes nucleares, logo vêm à mente as tragédias mais recentes de Three Mile Island, ocorrida na Pensilvânia - Estados Unidos em 1979, e de Chernobyl, na Ucrânia em 1986. Nos dois casos, os acidentes foram causados por falhas que provocaram um superaquecimento no reator, e vazamento de material radioativo para a atmosfera.

Agora estamos acompanhando um desastre nuclear provocado pelo terremoto de 9 graus de magnitude que atingiu o Japão em 11 de março, provocando um tsunami que devastou inúmeras províncias costeiras.

A central nuclear atingida de Fukushima Daiichi, situada a 250 km a nordeste de Tóquio, é composta por seis reatores BWR (Boiling Water Reactor) que geram conjuntamente 4.696 MW elétricos. O combustível dos reatores é o MOX (“combustível óxido misto” - mixed oxide, ou “combustível de plutônio”) novo combustível composto de urânio e de plutônio bem mais reativo que os combustíveis padrões. O plutônio, que não existe em estado natural, é veneno químico extremamente violento, e é para o Japão sua maior fonte de energia, resultante do reprocessamento dos resíduos nucleares produzidos pelas usinas existentes em seu território. Trata-se de uma das substâncias mais radiotóxicas e perigosas de que se tem notícia.

Segundo a Tokio Electric Power Company (TEPCO), empresa de energia responsável pela usina nuclear de Fukushima, três dos seis reatores da central nuclear estavam ativos no momento do terremoto. Os outros três, estavam fechados para manutenção. O reator 1 teve seu sistema de resfriamento danificado o que provocou aumento considerável da temperatura no núcleo do reator, e assim como já admitido pelos órgãos de segurança nuclear japonês, ocorreu o derretimento do reator, liberando material altamente tóxico para a atmosfera. Os reatores 2 e 3 também estão apresentando problemas em seus sistemas de resfriamento, e também podem se fundir, aumentando de maneira catastrófica o desastre nuclear ocorrido.

Convenhamos que a explosão em uma usina nuclear, vista praticamente em tempo real por todo mundo, não é algo que possa ocorrer. E mais do que isso, após o desastre, os responsáveis dizerem que não sabem os motivos. O fato de não ter explicações para uma explosão ocorrida em uma usina sob sua responsabilidade demonstra que a empresa perdeu o controle da situação. Devemos lembrar que a empresa TEPCO, que está no centro da crise nuclear, tem um passado de escândalos e uma trajetória cheia de tropeços em sua atuação nuclear.

As lições que devemos retirar deste lamentável e trágico episódio é que mesmo com os avanços tecnológicos no setor da segurança, os perigos ainda existem. Aqueles defensores das usinas nucleares que chegaram a afirmar que o risco é zero ou praticamente inexiste a possibilidade de ocorrências de falhas, e conseqüentemente desastres nas usinas, devem calçar as “sandálias da humildade”. Devem admitir que não podemos permitir quaisquer riscos ligado com as usinas nucleares, simplesmente pela grande catástrofe, econômica, ambiental e social que possíveis acidentes, ocorrendo, podem legar a toda humanidade.

Daí é preciso repetir que o Brasil/Nordeste não precisa de usinas nucleares. Os recursos naturais e renováveis disponíveis como Sol, vento, água, biomassa são suficientes para atender nossa demanda energética.

PS: Heitor Scalambrini Costa é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco

CLOG DO JAMILDO

17 março, 2011

Todos por Pernambuco inicia hoje em Petrolina

MARILEIDE ALVES   
A maratona que o governador Eduardo Campos (PSB) inicia hoje, no Sertão, inclui, além dos seminários do programa Todos por Pernambuco, inaugurações e anúncios de obras. O socialista chega, às 8h30 de hoje em Petrolina, e terá uma extensa agenda, durante todo o dia. Às 9h, Eduardo abre o seminário do Todos por Pernambuco e, à tarde, preside a reunião plenária do programa. Eduardo estará acompanhado dos secretários envolvidos na programação. No final do dia, Campos visita a escola estadual Gercino Coelho, que passa por uma reforma. A obra está orçada em R$ 1,7 milhão.
Amanhã, o governador vai inaugurar a pavimentação das estradas vicinais do Projeto Pontal. A obra prevê a implantação de infraestrutura hidráulica para irrigar 7.862 hectares. Serão entregues à população os acessos a Uruais, à Fazenda Timbaúba e às vilas N3 e N5. Essas obras foram realizadas com recursos do Governo Estadual. Ainda na sexta, o socialista passa pelos municípios de Dormentes e Santa Filomena. No primeiro, entregará uma Escola de Referência e, no segundo, a pavimentação da estrada Santa Cruz da Baixa Verde/Santa Filomena.
O governador pernoitará em Araripina, onde também haverá seminários. Campos chega em Salgueiro no sábado, às 7h. Nessa cidade, visita as salas temáticas do Todos por Pernambuco, abre a plenária do programa e assina o convênio para ampliação e reforma do estádio municipal Cornélio de Barros. O governador retorna ao Recife, às 19h. O Todos por Pernambuco 2011 contará com seis salas temáticas, com capacidade para 50 pessoas.

POLÍTICA
FOLHA DE PERNAMBUCO

Ricardo Costa pede voto de pesar pela morte de ex-prefeito de Limoeiro


Escrito por Inaldo Sampaio

17 de Março de 2011 às 08:15:05
Foto: Divulgação

 
 
O deputado Ricardo Costa (PTC) deu ciência à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, da morte do ex-prefeito de Limoeiro, José Antônio Correia de Paula, aos 82 anos de idade.

Segundo o parlamentar, o ex-prefeito era também pecuarista e empresário do setor de leilões agropecuários.

Disse que José Antônio deixou um legado de competência, seriedade e desprendimento, tendo sido responsável por uma série de realizações em favor da população de Limoeiro. E propôs um voto de pesar pelo seu falecimento.

O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Humberto Costa recebe convite do Planalto para participar do jantar com Barack Obama





Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado

 
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recebeu convite do Palácio do Planalto para participar do jantar de gala que a presidente Dilma Rousseff ofererá, sábado, em Brasília, ao presidente Barack Obama.

O presidente dos Estados Unidos chegará sábado ao Brasil para visitar, apenas, o Rio de Janeiro e Brasília. Na Cinelândia (RJ), tradicional espaço para manifestações políticas desde a época do regime militar, ele fará um pronunciamento que está sendo muito aguardado pelo Itamaraty.

Do Brasil, o presidente norte-americano seguirá para o Chile, onde terá um encontro de trabalho com o presidente Sebastian Piñera. A Casa Branca não explicou até agora porque ele “pulou” a Argentina do seu roteiro de visitas à América do Sul, cuja presidente, Cristina Kirchner, vai disputar um novo mandato em outubro próximo.

  Escrito por Inaldo Sampaio
  17 de Março de 2011 às 11:30:23

Aposentado do TCE, Severino Otávio vai assumir a secretaria especial da Copa, a convite de Eduardo


POSTADO ÀS 14:23 EM 16 DE Março DE 2011

Quem imagina que o conselheiro Severino Otávio vai aposentar as chuteiras, ao ser aposentado do Tribunal de Contas do Estado, está enganado.
Sem alarde, nesta terça-feira, o governador Eduardo Campos convidou o conselheiro do TCE, Severino Otávio, para assumir a Secretaria Especial da Copa. Nesta tarde, conforme antecipou o Blog de Jamildo mais cedo, o nome do substituto dele e do conselheiro Fernando Correia foram enviados para aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado, por indicação do governador Eduardo Campos.
Branquinho, como é conhecido, é diretor de futebol do Sport e tem amplo conhecimento na área de futebol e é uma grande jogada de Eduardo Campos. Quem sabe não acaba ajudando a dobrar as resistências dos clubes locais e suas grandes torcidas com a Arena da Copa, lá em São Lourenço da Mata.
O titular da pasta especial era o jornalosta Ricardo Leitão, que recupera-se de uma cirúrgia em São Paulo. De passagem, o blog deseja-lhe boa saúde e torce por sua plena recuperação.


blog do Jamildo

15 março, 2011

Visita do amigo e Secretário de Governo de Cuiabá, SILVIO FREITAS, ao Estádio da Ilha do Retiro.

Eu, Deco e Silvio Fidelis
Gabriel Fidelis, Eu, Deco, Silvio Fidelis, Felipe Dehn e Felipe Fidelis.

Silvio Fidelis, Gabriel Fidelis, Deco, Felipe Fidelis e Felipe Dehn.

11 março, 2011

Eu e minha mãe Lila na sacada da casa na rua do amparo

Bloco Ceroula

Clube Elefantes de Olinda

10 março, 2011

Bloco Marim Dos Caetés

Bloco Eu Acho é Pouco.