31 julho, 2009

Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

Olinda: Jardim Atlântico - Um bairro abandonado





As ruas Professor Milton Santos e Rodizita, a Avenida e a travessa Rubi Vermelho, no Jardim Atlântico, se encontram em total abandono. O nosso repórter Siqueira da Moto manda o pedido de socorro.

Perguntas feitas ao Prefeito de Olinda

Olinda: Blog "Acerto de Contas" realiza chat com Renildo Calheiros


O BLOG "ACERTOS DE CONTAS" REALIZOU CHAT (ENTREVISTA, BATE-PAPO) COM O PREFEITO RENILDO CALHEIROS DE OLINDA:

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:07
Bom Dia a todos os leitores do Acerto de Contas. É um prazer estar com vocês e espero que nossa conversa possa esclarecer vários assuntos importantes que interessem à população de Olinda

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:10
Prefeito, bom dia ! Tenho algumas questões, mas pretendo começar pela que considero mais grave:

O transbordamento do canal do Bultrins é endêmico. Quando chove um pouco mais, a Rua São Miguel e adjacências ficam debaixo d´água e intransitáveis, dificultando a vida de quem sai de Olinda rumo ao trabalho. Os governos anteriores tentaram mas não conseguiram solucionar o problema. Qual é o plano do teu governo para o caso ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:27
Daniel,

agradeço a pergunta. A resposta para esse tema é longa, mas é importante nos aprofundarmos.

Olinda é uma cidade situada ao nível do mar, cortada por mais de 30 canais, com muitos córregos, lagos e restos de lagoas. Vários desses canais não têm a declividade necessária para a água chegar até o mar. Além disso, Olinda é uma cidade com muitas áreas demorro, sempre que chove dois fenômenos graves se juntam: primeiro, é o que o lençol freático, que já muito alto na cidade e faz com que a cidade permaneça encharcada durante muito, logo se eleva e traz a água até a superfície. O outro fenômeno é que água que desce da parte alta traz com ela volume considerável de sedimentos, que obstrui a passagem da água e vai entupindo as galerias e canais.

O Bultrins é um excelente exemplos desses fenômenos. Veja que algumas famílias sobrevivem retirando a areia de dentro do canal do Bultrins para vender. Esse é um fato que pode ser visto por todos que passam pela avenida Chico Science. Mesmo assim, a calha nunca aumenta, isso dá uma ideia da quantidade de sedimentos que são depositados ali diariamente.

Contudo, o Bultrins, o canal do Fragoso e o canal do rio Doce, irão passar por um processo de transformação muitpo grande. Esses canais estão incluídos em um projeto do PAC, que já foi aprovado. O primeiro trecho, exatamente o canal do Bultrins já está sendo licitado. Será feita a calha do canal,a desobstrução dele e serão removidas algumas casas que impedem que a máquina de limpeza tenha acesso ao canal, o que facilitará a limpeza e a manutenção.

Os outros dois trechos, Fragoso e Rio Doce, estão em fase de elaboração do projeto. Serão alargadas as calhas deles e, em suas margens, serão construídas 2 avenidas ligando a PE-15 à ponte do Janga. Esta obra do PAC não é a fundo perdido, é um financiamento que está sendo feito pelo Governo de Pernambuco para ajudar Olinda.

Há muitos outros detalhes, mas a resposta ficaria ainda mais longa.

Marcelo disse:
30/07/2009 às 11:15
Renildo
Com sinceridade, o que acha de Roberto Freire?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:28
Pula essa…

Maurício Barbosa disse:
30/07/2009 às 11:19
Prefeito Renildo
O senhor não acha que a construção da ciclofaixa foi um erro? Ando de bicicleta ali e ficou muito perigoso.
Pretende mexer ali e transfomar em uma ciclovia de verdade?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:34
Em todos os lugares do mundo os gestores vêm procurando caminhos para que as cidades tenham mais áreas de lazer, de esportes e áreas para que as pessoas possam ter uma vida saudável.
Nosso problema na orla é que temos uma luta permanente com o mar.

Nossa avenida na orla é muito estreita, muito diferente de Boa Viagem. A ciclofaixa foi uma conquista, mas reconheço que é insuficiente. Tenho para você, Maurício, uma excelente notícia: depois de muitos anos de luta, conseguimos os recursos para um projeto que vai melhorar muito a orla de Olinda. Em primeiro lugar, a praia será urbanizada até a ponte do Janga, com a construção de uma avenida no trecho Casa Caiada - Rio Doce, serão construídos 11 banheiros modernos nesse mesmo trecho, todas as perdendiculares à beira-mar ainda não calçadas receberão calcamento. Além disso, será construía a ciclovia e uma pista de cooper do Bairro Novo até a ponte do Janga. Trata-se de um projeto arrojado,m que vai custar R$ 20 milhões, já assegurados pelo ministro do Turismo, que esteve em Olinda no dia 10 de junho para anunciar o projeto.

A primeira fase das obras começa ainda este ano e sua conclusão está prevista para o final de 2010. Serão feitas obras de contenção do avanço do mar em 3 trechos, o que permitirá a construção da avenida.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:49
Pernambuco, a despeito de ser o estado mais importante do Nordeste, perde feio para todas as outras capitais no quesito orla turística.

O turista vai na orla de capitais menores como Maceió, João Pessoa e São Luís ( Natal e Fortaleza nem se comenta) e fica extremamente satisfeito com o que esses lugares podem oferecer em termos de lazer e gastronomia. Já em Olinda… Se serve de consolo, Boa Viagem não é lá essas maravilhas também.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:51
Escrevi “Pernambuco”, mas na verdade quis me referir à capital e região metropolitana.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:20
Prefeito, moro no Recife, mas trabalho em Peixinhos por onde passo todos os dias na avenida Presidente Kennedy. Vi que as obras começaram lá. Vai ser uma coisa parecida com a Avenida Conde da Boa Vista???

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:43
Gilson,

não. A avenida pres. Kennedy ficará parecida com a avenida Caxangá, com um corredor de ônibus na parte central, nos dois sentidos. O problema é que essa avenida é estreita para a construção dos corredores, pois se você só tiver de cada lado duas faixas, uma para carro e outra para ônibus, quando o ônibus parar o que vem atrás não teria como passar. Daí, é necessária mais uma faixa para os ônibus, como é na Caxangá. A solução foi alargar a Kennedy em frente às paradas.

No sentido Pan-Nordestina-Águas Compridas o alargamento será no lado direito. Ao todo serão 8 paradas.

A dificuldade é que as lojas precisaram ser recuadas. Em alguns trechos, isso foi feito de maneira negociada. Em outros, gerou uma demanda judicial. Daí, a demora. Para quem observa atentamente, é possível perceber que em alguns pontos o recuo já foi feito. Em outros, está sendo feito agora.

Esta é uma obra do Pró-Metrópole, em parceria com o Governo do Estado. E a avenida vai ficar muito bonita.

Quero fazer mais um comentário a respeitos dos buracos da kennedy, que você muito educadamente não comentou. Sei que causam muitos transtornos e desconforto. A empresa que está contratada para o serviço, estava aguardando 4 ou 5 dias consecutivos de sol, pois com chuva constante não há como aplicar asfalto em grandes extensões, contudo nós estamos agindo com muita firmeza e esses problemas em breve estarão solucionados.

João disse:
30/07/2009 às 11:22
Renildo, o que você está achando da crise no senado? Acha que Sarney deveria sair?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:48
João,

a crise do Senado é eminentemente política. O senado é o território preferido pela oposição e pela mídia, pelo fato da oposição ter a metada das cadeiras do senado.

Esta crise está ligada a 2010. Só para se ter uma ideia, se você for na memória e lembrar da crise anterior, foi exatamente nela que a oposição derrubou a CPMF, subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil. O presidente Lula tem consciência disso, daí o posicionamento firme dele.

No Senado, estão parte dos políticos mais experientes do Brasil. Em geral, ex-governadores. Espero que eles tenham maturidade para superar a crise e tirar lições que aprimorem o funcionamento do Senado e fortaleça ainda mais a democracia brasileira.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:04
“subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil”

pelo oq eu soube, uma quantia ínfima ia para a saude…o resto ia pro bolso de alguns.

Poliana disse:
30/07/2009 às 11:23
Bom dia prefeito!

Gostaria de saber se existe algum projeto para calçamento de ruas em Ouro Preto?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:52
Bom dia Poliana,

quero lhe dizer que sim. Ouro Preto é um bairro pelo qual tenho um carinho muito grande, já andei pelaas ruas de Ouro Preto.

Na semana que vem, entraremos no bairro com uma operação tapa-buraco. No verão, iremos executar o calçamento de algumas ruas e a construção de algumas áreas de lazer. Quero também dizer que na obra da construção do viaduto no Giradouro, nós asseguramos o paisagismo do canteiro central da PE-15, que vai ficar a coisa mais linda do mundo!

João disse:
30/07/2009 às 11:27
Existe algum projeto para requalificação da Vila Olímpica? Moro em Rio Doce e acho que a área precisa de mais cuidados. A pista de cooper, por exemplo, está cheia de buracos.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:59
Sim, João, existe!

Estive na Vila Olímpica há alguns dias, visitei todas as instalações - a piscina, o ginásio, os banheiros, as quadras de areia, a pista de cooper - e me reuni também com o pessoal do projeto Criança Esperança. Estamos finalizando o projeto de requalificação da Vila Olímpica, mas não tenho ainda os recursos. Vamos fazer logo que o verão começar, algumas pequenas intervenções com recursos próprios para melhorar os equipamentos existentes.

Inscrevi também a Vila em um projeto no Ministério da Justiça, que está sob análise. .Aguardo a aprovação, mas quero assegurar que a Vila Olímpica será revitalizada.

CINTHIA CARVALHO disse:
30/07/2009 às 11:31
Prefeito, nos últimos dias vejo que o policiamento militar foi reforçado nas áreas de Olinda com os Alunos da Polícia militar, o que tem nos dado uma sensação de segurança nas ruas da nossa cidade, pergumto então se existe alguma parceria com o governo do estado para fortalecer a segurança da nossa cidade, pois no bairro de Jardim Atlântico mesmo, em qualquer horário está tendo assaltos, e estamos necessitando urgentemente de reforço na segurança do bairro.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:08
Existe sim, Cinthia.

Primeiro, quero reconhecer o empenho do governador Eduardo Campos na área de Segurança Pública. Ele vem aumentando os efetivos da polícia e melhorando os equipamentos, contudo nosso grande desafio é com nossos jovens. Precisamos vencer a luta contra a droga e contra o crime, daí estamos organizando um audacioso na área de esportes e na área da cultura.

Vamos construir dezenas de quadras esportivas nos bairros, quatro grandes escolas e dois grandes centros de educação infantil, além de centros culturais nos bairros para dar aos nossos jovens a oportunidade de praticar algum esporte, de conhecer algum instrumento musical. Vamos também fortalecer alguns movimentos, como os grupos de teatro e grupos esportivos.

É preciso que o nosso jovem desperte interesse por algum projeto cultural, esportivo ou profissional. Enquanto ele não despertar para alguma coisa, você não constrói a alavanca de que falava Arquimedes.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:14
Na teoria o projeto é ótimo.
Mas quando sai do papel ? Quando começa essas construções de quadras, centros culturais ?

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 11:35
aproveito para colocar a pergunta levantada no outro post por “Francisco Bonifácio”, pois tambem quero saber a resposta:

Por Francisco Bonifácio:
Tô doido prá saber quando é que le vai mudar as lãmpadas da cidade e colocar no minimo uma iluminação decente e correta de 100W ou mais.
Não aguentamos mais , tanta escuridão em Olinda, nem no tempo da colonização portuguesa.
Se esse prefeito não fizer nada , nem conte com o meu voto!
E.T. - Abra processo administrativo para saber quem licitou aquelas lamparinas de 25w para nossa cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:44
Renildo, por que a cidade é tão mal iluminada ? Andar a pé, à noite, pelas ruas de Bairro Novo e Casa Caiada tornou-se uma atitude imprudente, visto que a escuridão provê um cenário perfeito para a ação de assaltantes e estupradores. Não dá para melhorar a iluminação da cidade ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:13
Meus caros Daniel e Bruno Muniz,

dentro de alguns dias, estará saindo o edital de licitação para a área de Iluminação em Olinda. Espero melhorar muito este serviço, pois reconheço que uma boa iluminação deixa a cidade mais bonita e oferece melhores condições para uma segurança mais adequada.

Embora a questão da segurança pública seja de responsabilidade do Governo do Estado, pois é ele quem tem orçamento para isso, a PM e a Policia Civil, estamos inscrevendo a cidade de Olinda em vários programas federais. Iremos também aumentar o efetivo e capacitar nossa Guarda Municipal para que ela, com a presença nas ruas e interagindo com a comunidade, auxilie nesse esforço que está sendo desenvolvido pelos governos do Estado e Federal.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:50
Prefeito, ainda sobre as vias da cidade, e a perimetral? Existe projeto para melhorar o acesso?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:18
Gilson,

a Perimetral é uma via estadual muito importante para a cidade. É também um dos nossos gargalos. no inverno, são abertos muitos buracos, causando muitos transtornos. Fizemos várias operações tapa-buraco, mas com a chuva os buracos abrem novamente, pois a Perimetral não tem serviço de drenagem. Nós procuramos o DER e estamos propondo uma parceria para fazermos a drenagem e ainda a duplicação da Perimetral. Ela é importante não só para Olinda, mas a Região Metropolitana. Esse é mais um dos problemas que nós não temos como resolver se não conseguirmos o dinheiro no Estado ou na União, porque Olinda, com a arrecadação que possui, não tem recursos próprios para obras caras. A solução é essa que estamos buscando: convencer o DER a realizar a obra.

Com os nossos recursos, o máximo que se consegue é tapar os buracos.

Nathalia disse:
30/07/2009 às 11:52
Renildo
Por que não aproveita e chama Pierre Lucena para ser Secretário de Educação?
Nós professores não merecemos estes petistas.
Boa sorte
FUI

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:19
Sua ideia é muito boa, mas o Pierre ganha um salário muito alto na universidade e no Acerto de Contas, contudo vale a ideia! É um assunto a ser analisado.

mar disse:
30/07/2009 às 11:52
Prefeito qual medida o Senhor adotará para melhorar o transporte coletivo dos moradores de Olinda. Falo da implantação de corredores de transporte, terminais de integração, etc. Qual projeto a prefeitura está tomando nesse sentido?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:00
Mar,

Além do corredor da Kennedy, já falado antes, estamos estruturando a Integração do Caenga e um audacioso projeto de transporte coletivo nos Altos que, dentro de alguns meses, irá receber vans novas e microônibus novos, com ar-condicionado.

Estamos também estudando alternativas de alterações viárias para melhorar o trânsito em vários corredores da cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:53
Renildo, uma última questão: a recente reurbanização da área do fortim já está apresentando problemas pois os carros e ônibus agora trafegam pela pista de paralelepípedo, que está afundando (era óbvio que não aguentaria o peso do tráfego intenso). Por que isso aconteceu ? Não estava previsto no projeto ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:05
O calçamento do Fortim está com problemas devido a erros da empreiteira contratada, mas a procuradoria-geral da prefeitura está tomando as medidas cabíveis para que a questão seja corrigida. Para tanto, a última parcela do pagamento dessa empresa está suspenso e só deverá ser feito após a resolução do problema.

Artur Ugiette disse:
30/07/2009 às 11:54
Bom dia. gostaria de saber do Sr prefeito, quais os projetos que estão sendo planejados para a Copa da 2014, se ha algum projeto em conjunto com as outras cidades da RMR para valorização do patrimonio cultural(enorme da RMR) e qual a sua visão sobre a copa de 2014 na vida da população de PE…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:35
Artur,

nós estamos fazendo um grande esforço para melhorar a infra-estrutura turística de Olinda, com vários projetos em andamento. Só para citar alguns: a requalificação do Fortim, a requalificação da Sé, a já mencionada urbanização da orla, a implantação do pier Olinda que está em fase final de eslaboração do projeto, a ampliação do nosso calendário cultural e outros projetos que estamos estruturando. São necessários, contudo, fortes investimentos em nossa rede hoteleira, pois Olinda não pode apenas ser visitada pelo turista como pe hoje. Olinda precisa receber o turista.

É preciso um grande projeto que dê a Olinda essa estrutura. estou trabalhando muito nisso, mas não é o caso de revelar isso agora porque não há as coisas não estão consolidadas. Quero aproveitar para dizer que estamos finalizando um projeto de lei que irá permitir o transporte coletivo turístico na Cidade Alta para implantarmos as “jardineiras” que são utilizadas em algumas cidades turísticas pelo mundo afora. Isso irá permitir que o turista possa visitar todos nossos pontos históricos e áreas de interesses turístico sem precisar fazer grande esforço físico e de maneira confortável, com o tratamento adequado.

Em poucos dias, apresentaremos publicamente o projeto para ser discutido, criticado, melhorado e implantado.

Mário Lemos disse:
30/07/2009 às 11:55
Renildo, a Folha de Pernambuco traz hoje uma matéria com a ex-prefeita Luciana Santos, que não renega uma possível participação do PCdoB na disputa pelo Senado. Há realmente esta chance de compor com a coligação do governador? Não já tem muito peixe grande brigando para entrar nessa disputa?
_____________________

Nota do blog:
A matéria citada pelo leitor Mário Lemos está em nossa clipagem local de hoje. Aos que desejarem lê-la, basta clicar no seguinte link:

http://acertodecontas.blog.br/clipagem/luciana-pcdob-e-uma-opcao/

Att.
André Raboni
Redator do blog

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:40
Mário,

Pernambuco tem uma representação que não corresponde ao quadro político real do estado. Aqui, Lula tem uma aprovação de quase 90%. Pernambuco é o estado da federação que mais está recebendo obras de infra-estrutura do Governo Federal. Na contramão da história, os 3 senadores de Pernambuco são os opositores mais radicais do presidente Lula. Na próxima eleição, tenho certeza que Pernambuco irá corrigir essa distorção e teremos 2 senadores do nosso campo representando Pernambuco.

A Luciana é, hoje, um nome que também tem essa dimensão, contudo é necessário politicamente considerarmos outros fatores. Esta eleição pe casada, conjunta, para presidente, governador etc… E devemos considerar a harmonia e a unidade de nossas forças, deixando o governador Eduardo Campos no comando do processo e em condições políticas de montar a melhor chapa.

As disputas antecipadas e exarcebadas é um desserviço às nossas forças e à nossa vitória. Penso, portanto, que o caminho natural para a Luciana é disputar um mandato para deputado federal.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:57
Prefeito, pra finalizar, tô vendo nas fotos que você está rodeado de tricolores ilustres (Pierre, Anizio e Inácio França). Não vai me dizer que voce torce pela “coisa” - rs rs rs rs

Anizio Silva disse:
30/07/2009 às 12:18
Daniel, embora não seja verdade, mas valeu pelo “tricolor ilustre”.

O prefeito torce para um clube de tons róseos; pelo jeito - e se tudo der certo para o Mais Querido - nos encontraremos em 2011, na série B…

Marco Bahé disse:
30/07/2009 às 12:24
Anizio,

Pode até ser que o Náutico caia para série B em 2011. Difícil está é o Santinha subir até lá…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:23
Daniel,

Eu sou torcedor no Náutico. Achando pouco o sofrimento, fundamos o Olinda futebol Clube, que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano em 2010, o que já está acertado com o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira. A cidade vai entrar no contexto futebolístico de Pernambuco e terá 2 equipamentos importantes: o Olindão, no Jardim Brasil - que foi reformado e vai agora receber arquibancada para 3 mil pessoas - o novo estádio em Rio Doce, com capacidade aproximada para 15 mil pessoas, cujas obras já começaram e, a partir de setembro, quando o verão consolidar irá acelerar o processo de construção. O estádio ficará pronto no primeiro semestre de 2010.

Zeka Lima disse:
30/07/2009 às 12:13
Sr. Renildo, eu não sou residente de olinda estava apenas acompanhando o chat, mas já que citaram o SENADO… O senhor falou da briga pela CPMF, o corte que foi feito. Quando o PT/PCdoB eram oposição foram contra a CPMF, e enquanto situação brigaram pela não extinção da mesma. De todo modo quem era situação na época, hoje brigou pelo corte. Quando será possível discutir qualquer assunto da administração pública de maneira administrativa e não política ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:55
Zeka,

tenho a mesma esperança que você!

Mas vamos as fatos: a CPMF era uma realidade, arrecadava quase R$ 46 bilhões, dinheiro que entrava na conta da União diariamente. Esses recursos eram aplicados principalmente na saúde, mas também em programas sociais como o Bolsa-Família, entre outros.

Era um dinheiro arrecadado dos mais ricos, principalmente das grandes transações financeiras das grandes empresas e distribuído para beneficiar os mais pobres, ou seja, as pessoas beneficiadas pelos programas sociais e usuários do sistema público de saúde. Em um País, com tantas desigualdades, se você tivesse que acabar com algum imposto, não deveria ser esse.

Só para você ter uma ideia, há um caso muito conhecido porque foi noticiado na época. Um grande empresário de Goiás ofereceu um jantar em Brasília porque, com a queda da CPMF, a empresa dele numa só tacada fez uma economia de 4 milhões e 800 mil por ano.

Qual a realidade da Saúde Pública hoje? Apesar dos esforços feitos, é crise para todo lado. Ressalvado o mau gerenciamento em um ou outro lugar, quase sempre a origem dos problemas são os poucos recursos disponíveis

Márcio disse:
30/07/2009 às 12:35
Renildo,

E a 5ª etapa de Rio Doce? Há algum projeto para calçamento daquelas ruas ou o povo daquela área vai continuar sendo beneficiado apenas com patrocínio para quadrilhas e troféus para torneios de futebol, como faz o Sr. Biai e alguns vereadores? Obrigado.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:10
Temos sim, Márcio.

Estamos organizando projetos para calçar algumas ruas em Rio Doce e Jardim Atlântico.

Pierre Lucena e Marco Bahe disse:
30/07/2009 às 12:36
Pessoal
Estamos fechando o chat, pois já passa de 12:30h.
Renildo vai responder as perguntas que ainda estão no ar.
O Acerto de Contas agradece a participação do Prefeito, e de todos os leitores que participaram.
Abraço

Pierre e Marco

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:13
Quero agradecer a todos pela atenção e pelo debate de alto nível. Contudo, quero me desculpar pela demora em algumas perguntas, mas explico que essa lentidão foi causada por Pierre e Bahé, que puxavam assunto o tempo todo, distraindo o entrevistado.

abraço a todos!

Postado por Ivan Mauricio
Blog Olinda Urgente

Rio Doce esburacado

Rio Doce esburacado
Apesar dos apelos, a Prefeitura de Olinda nada faz com relação aos buracos que corroem as ruas dos bairros da cidade. Um caso bastante crítico e que todo ano se repete são aqueles existentes no final da avenida Brasil, no Rio Doce, no trecho que faz limite com o municipio de Paulista. Ali, as crateras multiplicam-se por uma extensão de mais de 500 metros de comprimento, prejudicando a comunidade. Isto representa uma verdadeira desconsideração contra os moradores e aqueles que trafegam pelo local. Como se trata de uma área limítrofe municipal, onde sempre surge esse problema, apelamos ao prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, para que interceda a nosso favor.

Valmir Benjamim de Arruda - Olinda/PE

FOLHA DE PE
Cartas
31/07/1009

ESGOTO IRREGULAR EM OLINDA

ESGOTO IRREGULAR EM OLINDA


Além de sofrer com a falta de saneamento, moradores da Rua Olímpio Ferreira Chaves, em Casa Caiada, Olinda, denunciam esgoto a céu aberto, construído irregularmente a pedido de condôminos de um prédio-caixão. O mau cheiro está insuportável e o problema põe em risco a saúde pública.


JC NAS RUAS - ALEXANDRE MORAIS - JORNAL DO COMÉRCIO

31/07/2009

30 julho, 2009

RESULTADO DA ENQUETE

O QUE VOCÊ ACHA DO GOVERNO DE RENILDO CALHEIROS

PÉSSIMO ----------------------- 64%

RUIM ---------------------------- 17%

BOM------------------------------ 10%

EXCELENTE ------------------- 8%

81% DAS PESSOAS QUE VOTARAM NA ENQUETE REGEITARAM A ADMINISTRAÇÃO DE RENILDO.


Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

ALF em Garanhuns



O ex-presidente da TV Pernambuco, ALF FARIAS, foi presença constante durante as transmissões da emissora em Garanhuns.
A mãe, Mércia, o acompanhou.

FONTE FOLHA DE PERNAMBUCO- 30-07-2009


Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Luciana: PCdoB é uma opção

Sérgio BernardoCOMUNISTA avalia que grupo governista tem quadros

Luciana: PCdoB é uma opção


BEATRIZ GÁLVEZ
A secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), admitiu que seu partido também não renega a ideia da participação de uma disputa para o Senado, ano que vem. Seu nome, inclusive, já foi colocado como alternativa. “Nunca descartamos a possibilidade da composição de uma chapa majoritária. Acontece que nós sempre levamos em conta que toda vez que antecipamos muito esse debate, ao invés de ajudar em uma construção política mais elevada, atrapalha”, afirmou em entrevista, ontem, à Rádio Folha FM 96,7 .
Contudo a comunista ponderou que não são poucos os possíveis e fortes candidatos à disputa. “Também tem a ver como acúmulo de cada força política. Temos muitos quadros no nosso campo com força eleitoral. No final o que vai determinar será a nossa capacidade de unidade, de o comando desse processo ficar a cargo do governador e que possamos ver qual será a chapa mais competitiva”, ponderou.
Quanto a sua secretaria, a ex-prefeita de Olinda afirmou que ainda não pensou em eventuais substituições, mas adiantou que pretende deixar a estrutura mais ou menos como está. “Além de o tempo não comportar grandes mudanças, as que houverem serão mais de natureza de maior identidade, afinidade com um ou outro, mas nada de mais”, explicou.
Quanto ao partido, Luciana afirma que os comunistas estão satisfeitos com as pastas conquistadas - além de Ciência e Tecnologia, o PCdoB comanda a de Esportes. “Deve ser a primeira vez na história do Governo de Pernambuco que temos uma participação tão significativa no Estado.
Folha de Pernambuco 30/07/2009

Campos levará PP em banho-maria até 2010

Marcelo Lacerda/Arquivo Folha

Dirigente do PP terá reunião com emissário do palácio

Campos levará PP em banho-maria até 2010

Contudo, Labanca se reunirá com Eduardo da Fonte, em breve


ARTHUR CUNHA

A investida do governador Eduardo Campos (PSB) para garantir o apoio do PP à sua chapa completa ao Senado foi adiada. O socialista vai esperar as candidaturas na oposição serem sacramentadas para cair em campo com a tarefa de convencer o partido, que, neste mês, anunciou apoio à reeleição do senador oposicionista Sérgio Guerra (PSDB). A ideia de Eduardo Campos, segundo revelou um governista ligado a ele, é conversar com outras lideranças da legenda que não seu presidente estadual, o deputado federal Eduardo da Fonte, responsável por costurar a aliança com Guerra.
A avaliação de Eduardo é que, quando o processo eleitoral afunilar, a partir de fevereiro de 2010, o PP optará pelos candidatos da base aliada, com medo de perder as benesses do poder. Sabe-se que o governador ficou irritadíssimo com a postura de Eduardo da Fonte.
O dirigente do PP, por sua vez, salientou que não se encontrou com o governador para tratar da sua aliança com o PSDB. Destacou, ainda, que, neste final de semana, vai procurar o prefeito Ettore Labanca (PSB/São Lourenço da Mata) para conversar sobre “política”. Após o anúncio do apoio do PP a Guerra, Labanca, que apoiaria Da Fonte para federal, decidiu escolher outro postulante.
“A pauta da conversa será política em geral. Além de meu amigo, Ettore foi designado pelo governador para falar comigo”, pontuou Eduardo da Fonte. Ettore Labanca confirmou o encontro, mas negou que falará em nome de Eduardo Campos.

INOCÊNCIO

O tão esperado encontro de Eduardo Campos com o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) ainda não foi realizado. O republicano quer desfazer o mal-estar com o governador, criado depois que ele zerou o processo de definição dos seus candidatos ao Senado. Para tal, o parlamentar espera uma sinalização de Eduardo para conversar. Como o socialista, que ontem cumpriu agenda em Brasília, pretende tirar o resto da semana de folga, a reunião só deve acontecer a partir da próxima segunda-feira.

Folha de Pernambuco 30/07/2009

FORRÓ SEM FRONTEIRAS


Aracílio Araújo, paraibano de Itabaiana, joga no primeiro time de compositores do forró atual, grava pelas principais vozes do gênero e pelos que se aventuram eventualmente por ele- Alceu Valença, Elba Ramalho e Fagner. Uma parceria dos que o gravaram. participa dos discos de Alceu Valença, ( na faixa de abertura, Meu girassol), Rogério Rangel, Nádia Maia, Irah Caldeira, Petrúcio Amirim, Maciel Melo, Paulinho Leite. Compositor que anima o idioma do forró. Aracílio Araújo faz xote, marcha de roda, xaxado, baião, sem se enquadrar no pé-de-serra ortodoxo, aqui, abaixo está ao lado da zabumba, sanfoneiros Genaro e Silveirinha Arlindo dos Oito Baixos (toca numa faixa) com a guitarra de João Neto. Os instrumentos plugados não impedem que por exemplo, a faixa Forró de qualidade faça jus ao nome , poderia ser, aliás, o título do disco.

Postado por Arlindo Siqueira.



Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Olinda: Peixinhos - um rio por onde navegam um povo e suas histórias




Peixinhos

O relato de vida da líder comunitária Zuleide de Paula (foto) serviu de base para a produção do livro Peixinhos: um rio por onde navegam um povo e suas histórias, que resgata a história da comunidade. Será lançado, às 18h30, na refinaria multicultural


Jornal do Commercio - JC nas Ruas



Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Olinda: Título de Cidadão para o Coronel Menezes

CIDADANIA - O presidente da Câmara de Olinda, Marcelo Soares, preside, às 19h de hoje sessão de entrega do título de cidadão ao coronel Antônio Menezes da Cruz. A proposta é do vereador José Carlos Rosas.


Colna de Magno Martins - Folha de Pernambuco



Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Aécio fará palestra em faculdade de Olinda

Resolvida a visita do governador de São Paulo e presidenciável tucano, José Serra, a Exu, marcada para este sábado, o PSDB trabalha, agora, a próxima agenda pernambucana do seu outro pré-candidato à presidência, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Definiu-se que a passagem do mineiro será por Olinda. Ele participará de um Seminário promovido pelo Instituto Teotônio Vilela, na na Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso). Conforme a Folha havia antecipado, o evento acontecerá no próximo dia 14 de agosto. Aécio falará aos estudantes sobre a experiência de administrador público, além temas relativos ao desenvolvimento do Nordeste e ao futuro da região.


A sugestão de colocar o Nordeste na pauta do mineiro passa pela intenção do PSDB de colher substratos para formação de sua plataforma eleitoral de 2010. De acordo com o presidente do Instituto Teotônio Vilela, André Régis, o debate relança uma preocupação histórica do partido. “Do ponto de vista dele (Aécio) Tancredo (Neves) fez algo semelhante quando estava em pré-campanha à presidência de vir a Pernambuco para discutir o assunto”, recordou Régis. Ele elencou ainda o papel da Sudene na ligação de Minas com Pernambuco, onde ambos os Estados possuíam cadeira.


A escolha da Aeso, segundo Régis, deu-se pela disponibilidade de um auditório com capacidade considerável, de 500 pessoas. O evento, aberto ao público, realça a preocupação do partido de aproximar-se do meio acadêmico. O horário ainda está indefinido.



SENADO
Aécio Neves, afirmou ontem, em Brasília, que mais importante do que focar os problemas enfrentados pelo Senado em um só senador - no caso o presidente da Casa, José Sarney -, é fazer uma profunda reforma gerencial e administrativa da Casa.

Fonte: Folha



Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Roda Viva


A secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos (PCdoB), veja como o mundo dá voltas, agora tem sob sua pasta o Detelpe (TV Pernambuco), cuja presidente é Ana Paula Farias.

Herança // Ana Paula vem a ser irmã de André Luiz Farias (PDT), grande desafeto e adversário de Luciana, na disputa pela Prefeitura de Olinda em 2004. Ex-deputado, conhecido como Alf, ele dirigiu o Detelpe no início do atual governo, mas saiu para concorrer, de novo, ao Executivo de Olinda em 2008. Ana Paula ficou no cargo e agora está sob o comando da mulher que foi alvo de ataques impublicáveis do irmão.

Fonte: Diario de Pernambuco




Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

Festa do padroeiro começa com procissão em Olinda

Os nove dias de celebração do padroeiro da Arquidiocese de Olinda e Recife, Senhor Salvador do Mundo - Jesus Cristo, teve início na noite de ontem com a Procissão da Bandeira, que partiu da Matriz de São José, onde a bandeira do Senhor estava guardada, até a Igreja da Sé. Padres e fiéis percorreram o percurso entre a Matriz de São José, em Casa Caiada, e o Seminário de Olinda, na cidade alta. De lá, saíram em caminhada até a Igreja da Sé.


O ponto alto da procissão ocorreu no momento da sua chegada na Igreja da Sé, onde houve o asteamento da bandeira do Senhor Salvador do Mundo em meio a aplausos e queima de fogos. Em seguida, a procissão entrou na Igreja que ficou lotada por fiéis para a missa.


A festa do Senhor Salvador do Mundo acontecerá até o próximo dia 6 de agosto, data que marca o dia do padroeiro, com novenários e celebrações eucarísticas nas paróquias e comunidades olindenses, tendo como tema “Catequese e Transfiguração, Fontes de Amor e Salvação.” O encerramento da celebração acontecerá às 17h30 do próximo dia 6 com uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom frei José Cardoso Sobrinho.

Fonte: Folha PE

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 51 mil acessos!

28 julho, 2009

Ciro é campeão com a seleção brasileira sub-20

Seleção bate Venezuela por 2 a 0 e conquista torneiro preparatório para o Mundial do Egito
Da Redação do pe360graus.com


O atacante Ciro foi campeão do torneiro preparatório para o Mundial do Egito com a seleção brasileira sub-20. A conquista veio com a vitória do Brasil frente a anfitriã Venezuela por 2 a 0. O Mundial do Egito acontece entre os próximos dias 25 de setembro e 16 de outubro.A equipe treinada por Rogério Lourenço venceu com gols de Gabriel Pimba, do Atlético-PR, e de Roberson, do Grêmio. Com isso, o Brasil somou 13 pontos, ficando em primeiro lugar nesse torneio, disputado entre seis seleções. Na campanha, a seleção brasileira venceu quatro de seus cinco jogos, tendo tropeçado apenas contra a Costa Rica, quando empatou em 0 a 0. O Brasil foi seguido na tabela por Costa Rica, Venezuela A, Paraguai, Trinidad e Tobago e Venezuela B.

Jornalista defende o fim da publicação das pesquisas eleitorais (1)

Foto: Reprodução TV Globo
No último capítulo do seu livro “É tudo verdade – memórias de um repórter”, lançado ontem à noite no Recife, com a presença de um grande número de políticos, o jornalista Ricardo Carvalho defende o fim do “guia eleitoral” e a divulgação de pesquisas durante o período da eleição.

Suas palavras:

“Em 1978, o instituto Gallup foi contratado pela revista Veja, ainda em plena ditadura militar, e acertou tudo. Por quê? Porque fez tudo com seriedade. Hoje, os institutos somente chegam à verdade eleitoral na semana que antecede o pleito, quando o estrago já foi feito e muitos candidatos já foram prejudicados. No Brasil, pesquisa eleitoral passou a ser um grande negócio. E que negócio...”.

Ainda no seu livro “É tudo verdade – memórias de um repórter”, Ricardo Carvalho faz a pergunta e ele mesmo dá a resposta:

- Quanto custa mesmo uma campanha eleitoral? A Justiça Eleitoral pode ir buscar a resposta. É só levantar o preço dos seguintes itens:

1- Pesquisa eleitoral
2- Marqueteiro
3- Produtora do guia da campanha majoritária
4- Produtora do guia da campanha proporcional
5- Produtora de comerciais
6- Pessoal para fazer o guia eleitoral
7- Produtora de rádio
8- Pessoal do guia de rádio
9- Pessoal para assessorar o candidato
10- Agência de publicidade
11- Pessoal de publicidade
12- Advogados
13- Equipe de formação do programa de governo
14- Turma de panfletagem
15- Gráfica
16- Carros de som
17- Aluguel de imóvel para instalação do comitê
18- Material de escritório e higiene
19- Segurança
20 –Alimentação
21- Transporte
22- Conta de telefone e de energia
23- Pessoal para ...

Escrito por Inaldo sampaio
Fonte: http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

Sobrou para o ministro José Múcio o desgaste da relação Lula-senadores do PT

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Há pelo menos duas semanas, a bancada de senadores do PT tenta descolar-se do presidente da Casa, José Sarney, mas o presidente Lula não deixa.

Sempre que o líder Aluízio Mercadante (SP) ensaia algum tipo de reação contra o presidente da Casa, temendo desgaste eleitoral no próximo ano, quando deve disputar a reeleição, o presidente Lula o enquadra e volta tudo à estaca zero.

Desta vez, porém, coube ao ministro José Múcio, escalado por Lula, responder à nota da bancada petista pedindo o afastamento de Sarney por 30 dias para defender-se das acusações de nepotismo e tráfico de influência.

O ministro disse que a nota da bancada não reflete e “opinião do partido” e sim de “dois ou três senadores”. É só faltou ser esganado pelo próprio Mercadante e por Flávio Arns (SC), sobrinho do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o mais independente senador da bancada petista.
Há pelo menos duas semanas, a bancada de senadores do PT tenta descolar-se do presidente da Casa, José Sarney, mas o presidente Lula não deixa.

Sempre que o líder Aluízio Mercadante (SP) ensaia algum tipo de reação contra o presidente da Casa, temendo desgaste eleitoral no próximo ano, quando deve disputar a reeleição, o presidente Lula o enquadra e volta tudo à estaca zero.

Desta vez, porém, coube ao ministro José Múcio, escalado por Lula, responder à nota da bancada petista pedindo o afastamento de Sarney por 30 dias para defender-se das acusações de nepotismo e tráfico de influência.

O ministro disse que a nota da bancada não reflete e “opinião do partido” e sim de “dois ou três senadores”. É só faltou ser esganado pelo próprio Mercadante e por Flávio Arns (SC), sobrinho do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o mais independente senador da bancada petista.

Escrito por Inaldo sampaio
Fonte: http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

Grevistas da Saúde deveriam ir às emergências dos hospitais públicos

Petistas que comandaram a greve da saúde por mais de 40 dias deveriam dar uma passada nas emergências dos hospitais públicos para verem o tamanho dos transtornos que causaram à população.

Hoje de manhã eram quilométricas as filas nos principais hospitais públicos do Recife (Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas e outros), não para remarcar cirurgias e sim simples consultas e exames de laboratório.

Gente que estava com consulta marcada para este mês de julho está remarcando para outubro, o que mostra a insensibilidade e irresponsabilidade desses carreiristas, que usam a doença do povo pobre para fazer proselitismo eleitoral.

Escrito por Inaldo sampaio
Fonte: http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

Em nome da verdade

Ricardo Galvão (*)

No dia 10/07/2009 (sexta-feira), a Rede Globo pôs no ar, uma reportagem/denúncia em que mostrava estudantes da UFRPE fumando maconha, em uma praça do campus da universidade. Numa linha de notícia-espetáculo (sensacionalista), que vai se tornando comum na imprensa mundial e na brasileira em particular – sobretudo na tv – a repórter da Globo montou a matéria para caracterizar com as imagens e falas captadas, uma atmosfera de crime e medo ali existentes, impunimentes. A sordidez da reportagem não deixa ver de imediato as suas reais intenções, mas fica claro que a repórter jogou sujo com a desinformação e o medo da sociedade utilizando-se da ainda forte e arrogante audiência da emissora. Recortar para publicar, frases do depoimento do reitor e imagens e falas de poucos alunos e funcionários , demonstrou, no mínimo, falta de compromisso ético-profissional com a imagem e integridade dos envolvidos, com a instituição UFRPE e, sobretudo, com a sociedade que supostamente simulava informar.

A história demonstra, que se quisermos encontrar saídas honestas para o que consideramos ser nossas mazelas sociais, temos que ser antes igualmente capazes de promover um corajoso, honesto e democrático debate para tanto.

As mesmas pesquisas científicas que demonstram o crescimento do consumo de drogas ilícitas (proibidas) junto com o aumento do tráfico e do crime organizado, também demonstram que os hoje usuários de maconha, crack, cocaína etc, começaram usando drogas lícitas (legais) como bebidas alcoólicas, cigarros, soníferos etc, que são mais responsáveis por mortes, danos físicos/mentais e despesas médico-hospitalares que as drogas proibidas.

Para sermos francos, quantos não são hoje os jornalistas agora moralistas, juízes da suprema corte, senadores, deputados e até presidentes da república do Brasil e do mundo que na juventude usaram maconha e outras substâncias, e muitos ainda são, no mínimo, usuários contumazes de bebidas alcoólicas? O que rola nas madrugadas festivas de boa parte desse pessoal ? Dificilmente será água mineral e oração.

Ilegal, criminoso, desonesto e anti-social é legalizar dinheiro dos tráficos (de armas, de droga, de gente etc.) como fazem os bancos. Ou como fazem a mídia e governos que sobrevivem do dinheiro sujo da indústria do cigarro, de bebidas alcoólicas, de remédios auto-medicados, de jogos de azar etc. Ou como fazem muitos juízes e parlamentares que são pagos para fazer ou defender a lei mais usam os seus mandatos para proteger ou se associar a toda sorte de criminosos, alguns até apresentados pela imprensa como prósperos empresários.

Diante do exposto, vai ficando claro porque a mesma repórter e emissora se desdobraram tanto para expor alguns alunos e funcionários da UFRPE como delinqüentes - ignorando as graves seqüelas decorrentes - fazem tanto esforço para ocultar verdadeiros crimes cometidos contra a sociedade, como o amento de energia elétrica recém-aprovado de forma suspeita pelo Supremo Tribunal de Justiça, ou o jogo sujo que está em curso nos bastidores do senado para privatizar a Petrobras, num momento em que o país descobre uma das maiores reservas petrolífera do mundo.

O pressuposto da democracia é o direito a informação e decisão. E não podemos deixar que este direito ainda tão caro para nós brasileiros, seja subtraído por uma classe dominante que por se achar dona dos maiores meios de comunicação – todos os canais de tv são concessões públicas - se veja no “direito” de mentir, difamar, disseminar pânico e preconceitos em nome da audiência, do lucro e de seus interesses ideológicos.

Como diz o proverbio, conheças a verdade e ela vos libertará: da manipulação, da difamação, da sub-cidadania etc.

___________

Ricardo Galvão é professor e morador de Olinda

Marília Arraes: negociações com Olinda














A vice-líder do Governo na Câmara, vereadora Marília Arraes (PSB, foto), está aproveitando as tarde sem sessões na Casa para intermediar um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado em parceria com a Prefeitura do Recife no Nascedouro de Peixinhos, que fica na divisa entre o município e Olinda. A socialista está articulando concessões de parte do terreno, pertencente ao Recife, seja utilizado pela pasta estadual. Além de intervenções pontuais no tocante ao projeto.

“Pela minha proximidade com o Governo do Estado e pelo meu trabalho como vice-líder do Governo na Câmara, coube a mim parte das negociações. Estamos trabalhando bastante nisso para que a Secretaria de Ciência e Tecnologia possa desenvolver um projeto em homenagem aos 120 anos da proclamação da República no Nascedouro, que contará com uma exposição sobre o tema “, disse Marília Arraes

A exemplo de outros vereadores, a socialista está visitando suas bases e atendendo em seu gabinete até as 13h, durante toda a semana. “Estamos mantendo o trabalho no gabinete diariamente, além de ir às comunidades para ouvir os pleitos da população, que sempre exige a presença do vereador na sua localidade”, afirmou.


Fonte: Folha de Pernambuco

24 julho, 2009

Deputado ganha aliado de peso para levar à frente a 'CPI da Conta de Luz'


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) ganhou um aliado de qualidade para levar adiante a “CPI da Conta de Luz”, da qual é presidente: a jornalista Lílian Wite Fibe.

Ex-apresentadora do “Jornal da Globo”, ela falou hoje de madrugada no programa de “Jô Soares” e disse que ficou escandalizada quando descobriu que 80% do valor de sua conta de luz são impostos.

Para ela, a CPI terá uma boa oportunidade para explicar ao Brasil porque a tarifa de energia elétrica do nosso país é a mais cara do mundo e por que continuamos pagando caro pela instalação de termelétricas que não estão em funcionamento.


Inaldo Sampaio
GREVE, PEDRA NO SAPATO DE TODO GOVERNANTE.

Já se arrasta por vários dias a greve dos professores da Rede Pública, o prejuízo é grande para os alunos, principalmente para os que irão fazer o ENEM.
O que falta para acabar com o movimento, é o governo cumprir com o que prometeu e colocar um mediador com um perfil democrático, pois não e com repressão, ameaças de cortar ponto e salários, que os professores vão parar com o movimento.
O Governador tem uma vasta experiência como intermediador, ele sabe como fazer para negociar.

GOVERNADOR O QUE ESTÁ FALTANDO PARA A GREVE ACABAR?

ARLINDO SIQUEIRA

22 julho, 2009

Arlindo Siqueira recebeu a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar

Entrega da medalha

O Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, acolhendo a proposta do Comandante Geral da PMPE, Cel. José Lopes de Souza, conferiu a Concessão da Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar ao Empresário Arlindo Siqueira em 11 de junho de 2009 em Solenidade Militar comemorativa ao 184º Aniversário da PMPE, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães.




































Coluna Diário Urbano com Luce Pereira


O e-mail prefeito@gabpref.olinda.pe.gov.br não funciona, ao menos para reclamações graves. Foi usado inúmeras vezes por moradores para denunciar uma cratera que engole o asfalto, na orla de Rio Doce, mas nenhuma resposta.

Diário de Pernambuco

Coluna Brasília-DF de Luiz Carlos Azevedo com Guilherme Queiroz

Quarta-feira, 22 de Julho de 2009

Diário de Pernambuco


Fechada Se não emplacar no Tribunal de Contas (TCU), o ministro deRelações Institucionais, Jo sé Múcio Monteiro (foto), terá que se confortar com a reeleição à Câmara dos Deputados. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que disputará o segundo mandato, está com a chapa montada e não abre: o deputado Armando Monteiro Neto (PTB) e o ex-prefeito João Paulo (PT) concorrerão ao Senado.

Não une Fracassou o esforço da cúpula do PT para garantir a eleição do presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, para o comando da legenda no primeiro turno. Além de José Eduardo Cardozo (SP), da Mensagem ao Partido, e Iriny Lopes (ES), da Articulação de Esquerda, o Deputado federal Geraldo Magela (DF), do Movimento do PT, oficializou ontem sua candidatura à presidÊncia do PT.

Sem firula O presidente Lula resolveu puxar as orelhas da cúpula do PT paulista e bater o martelo em relação à candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) ao Palácio dos Bandeirantes. Está preocupado com a fragilidade da campanhade Dilma em São Paulo, o que pode derrotá-la em 2010. O prefeito de Osasco, Emídio de Souza, que pleiteia a vaga, perdeu seu lugar na fila.

21 julho, 2009

Participem da ENQUETE sobre o Governo de Renildo Calheiros!!!

Excelente- bom- ruim ou péssimo?

Eleição da Associação dos Moradores (Caixa d'água)

Iran derrota a máquina do PC do B

Uma vitória esmagadora do líder comunitário filiado ao PTB de Arlindo Siqueira e com a ajuda do Deputado Ricardo Costa o amigo Iran venceu as eleições do último domingo para Presidente da Associação de Moradores de Caixa D'Água.

CHAPA 2- Iran -------------- 608 votos


CHAPA 3 - Felipe ------------442 votos


CHAPA 1- D. Ninha----------170 votos


Derrota da estrutura da Prefeitura que tentou de toda forma ganhar para força do povo. O líder Iran que sem ter cargo político nem comunitário, já conseguiu junto com o Deputado Ricardo Costa, verdadeiros benefícios para aquela população. Parabéns a todos que fazem parte da CHAPA 2, do amigo Iran.

PRB Convida o Deputado Ricardo Costa para se filiar

O PRB, Partido do Vice-presidente da República, José Alencar, em Pernambuco representado pelo Deputado Federal, Marco Antônio, visitou através do Pastor Valdir Andrade, Coordenador da Montagem da Chapa Proporcional para 2010, o Primeiro Secretário Regional do Partido, o Dr. Ivo Maia e o Candidato a Deputado Estadual, Bispo Ossesio Silva da Igreja Universal compareceram ao escritório do Deputado Ricardo Costa para lhe convidar para assinar a ficha de Filiação Partidária e não só concorrer a uma vaga de Deputado estadual como também ajudar na montagem da chapa. O partido tem alguns nomes conhecidos na política pernambucana a exemplo:

Nilton Carneiro Jaboatão
João Eudes Pesqueira
Vavá Rufino Moreno
Amauri Cândido
Jaboatão
Pedro Martiniano Gravatá
Jadeilson Paulista
e outros.



Participei da conversa e no momento recebi o convite para concorrer a uma vaga de Deputado Federal pelo partido, fiz ver aos presentes que estava bastante orgulhoso pelo convite mas minha decisão partidária depende de uma conversa com o Diretório Nacional do meu partido.

Partidos que não fazem parte do chapão de oposição ou do Governo estão se organizando, parabéns.



Resultado da Enquete

Até às 22:00 horas do dia 21/07/09 o resultado da enquente foi o seguinte:


Péssimo-----------------------70%

Ruim-------------------------17%

Excelente--------------------10%

Bom--------------------------2%


87% Entre Péssimo e Ruim

Administração de Renildo Calheiros

REPROVADA!!!!!





RÁDIO SOL 90.7 FM DE RIO DOCE
FIQUE SINTONIZADO E PARTICIPE DO PROGRAMA DO AMIGO ROBERTO, COM AS MÚSICAS MAIS ROMÂNTICAS
www.tanasol.com

20 julho, 2009

Jornal do Commércio- Segunda-feira 20/07/09

Olinda: Avenida Kennedy - Via é fechada, mas obra não acontece




ENQUANTO A OBRA DA AVENIDA
PRESIDENTE KENNEDY CONTINUA PARADA
O BONECO JOÃO BURACÃO
PASSOU O DOMINGO PESCANDO


O governo do Estado não foi o único órgão que prometeu obras para a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A prefeitura anunciou na semana passada que iria interditar um trecho da via, entre a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e a 2ª perimetral, durante este fim de semana para que fosse feita uma requalificação no asfalto da avenida. Segundo o comunicado, o local seria liberado após o término dos trabalhos, previsto para o meio-dia de ontem.

Na tarde do sábado, a avenida foi interditada e as máquinas, levadas para o local, mas, por causa da chuva, a Prefeitura de Olinda afirmou que os operários não teriam condições de trabalhar. Segundo o órgão, as obras começariam no dia seguinte.

Ontem, fez sol durante a manhã e, ainda assim, nenhum funcionário do órgão esteve no local. As duas faixas do sentido cidade-subúrbio continuavam interditadas com faixas amarelas e materiais que seriam usados no recapeamento. As máquinas haviam sido retiradas.

DESVIO

Os motoristas que seguiam em direção ao bairro de Passarinho, no subúrbio de Olinda, precisavam desviar da área e utilizar uma das duas faixas no sentido oposto. Nenhum agente de trânsito estava no local para orientar a população.

Segundo um homem que não quis se identificar, mas que afirmou trabalhar como agente de trânsito, as duplas de profissionais que eram encaminhadas para o local estavam se recusando a trabalhar. Ele afirma que os colegas reclamam da poeira que sobe quando os carros passam devido à falta de asfalto na via.

A reportagem tentou contato ontem com a Prefeitura de Olinda, mas nenhum representante do órgão foi encontrado para comentar o assunto.


Jornal do Commercio


OLINDA URGENTE - MAIS DE 172.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA.

Buracos invadem Presidente Kennedy

Arthur Mota
Folha de Pernambuco 20/07/2009
Buracos invadem Presidente Kennedy
Transitar pela avenida, em Olinda, tem se tornado um martírio para população
CONDUTORES reclamam que têm prejuízos pois carros quebram constantemente
José Accioly

Pela avenida Presidente Kennedy, em Olinda, passam, diariamente, 96 mil pessoas. A via possui cerca 4,5 quilômetros de extensão e, em condições normais (leia-se sem buracos, trechos interditados e piso devidamente pavimentado), os motoristas poderiam atravessá-la em pouco mais de dez minutos. Entretanto, hoje, os condutores gastam mais de 40 minutos para cumprir o trajeto. Além de serem motivos para perder a paciência, os problemas põem em risco a conservação dos veículos.
“Isso aqui está parecendo mais um canteiro de obras. É muito buraco, os carros caem e acabam quebrando. Em um mês, tive um prejuízo acumulado de mais de R$ 530 somente em peças, fora a mão-de-obra. Tive que deixar meu carro em casa, quebrado, e ir trabalhar a pé por não ter dinheiro para consertá-lo”, esbravejou o mecânico industrial Evandro Jorge Paez Martins, de 37 anos. Ele disse que não vê melhoras na via desde que começou a requalificação, em outubro do ano passado. “Ao contrário: só vejo a população reclamando. Há uns 15 dias, um grupo de moradores fizeram um protesto por conta do atraso dessa obra”, disse.
“Além de demorar muito, não vejo as pessoas trabalhando aqui. É muito estranho, porque eles quebraram tudo e não procuraram requalificar em seguida. Por conta disso, os ônibus estão demorando mais. O pior é que reclamamos à prefeitura e ela diz que é com o governo. Quando vamos ao governo, eles dizem que o problema é com a administração municipal. Não sabemos a quem recorrer”, denunciou a diarista Eliane Borges, de 40 anos, que reside há mais de dez na avenida.
A reportagem identificou três trechos bastante deteriorados na avenida. Os fragmentos variam entre 50 e 200 metros de extensão. O primeiro fica próximo ao Centro da Moda, no início da avenida. O segundo está localizado em frente a uma emissora de rádio e o terceiro, entre a residência de número 3.509 e um posto de gasolina. Este último, inclusive, está há quase seis meses interditado por conta da requalificação. Por causa disso, ônibus, motos e carros dividem as duas únicas faixas para se deslocarem em sentidos contrários.
“Está vendo essa situação aqui?”, apontou o aposentado Aluísio Pedro da Silva, 56, para o último trecho crítico. “Isso está há muito tempo parado. Muitos acidentes já aconteceram e veículos quebraram por causa dessa bagunça. Quando não está chovendo, a poeira invade as casas e lojas”, reclamou.
Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que as obras de requalificação são de responsabilidade do Governo do Estado e que o município tem realizado, em caráter emergencial, ações de tapa-buracos, limpeza de galerias, canaletas e linhas d’água. A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) disse que as intervenções na avenida integram a obra de implantação de um corredor metropolitano de transporte, que facilitará o tráfego ao longo da via. As obras fazem parte do programa Prometrópole e custam R$ 7,5 milhões. A previsão é que seja concluída em maio de 2010. Além da requalificação, o projeto prevê a desapropriação de 100 imóveis (77% já resolvido) para alargamento do endereço e substituição da pavimentação por placas de concreto.

Resultado da Enquete

Até às 22 horas do dia 20-07-09 a enquete mostra o seguinte resultado:

Péssimo --------------- 63%


Ruim------------------24%


Excelente-------------9%


Bom------------------3%


87% Entre péssimo e ruim

DESAPROVA

A Administração do Prefeito RENILDO CALHEIROS

Revolta dos olindenses.

Olá Arlindo,
Acompanho sua carreira política desde a época do antigo Colégio Dom Bosco de Olinda, onde era aluno. Você nos visitou algumas vezes, sempre com boa propostas. Desde aquela época me tornei seu eleitor.
É triste vivenciar esse período de caos que nossa cidade vem passando. Nos últimos anos tenho acompanhado inúmeros investimentos de diferentes fontes como, governo federal, estadual, monumenta BID, dentre outros. E O que mais me revolta é essa estória que Olinda não tem orçamento e/ou arrecadação para resolver seus problemas.
Na minha humilde opnião um dos principais problemas (desta e das últimas gestões) é o acompanhamento da qualidade dos serviços prestados por empresas contratadas. É totalmente imoral, por exemplo, que a pista que passa por trás do Fortim (recentemente calçada) esteja cheia de depressões e buracos. Será que a prefeitura não tem ninguém para avaliar o serviço mal feito e exigir legalmente que a empresa que realizou a obra conserte o problema em tempo hábil?
O asfalto que as empreiteiras colocam parece que é misturado a açúcar, na primeira chuva se derrete e os buracos abrem novamente. Será que a prefeitura sabe da qualidade desse material e permite a aplicação porque é mais barato? Será que não percebem que a longo prazo mais aplicações desse tipo tem que ser feitas, onerando ainda mais o município? Ou será que isso é proposital para que haja uma nova justificativa de contratação?
Empresas que fazem um serviço tão desprezível como esse deveriam ser impedidas de continuar participando das "licitações" da cidade.
Gostaria se possível que você esclarecesse minha dúvidas.
Atenciosamente, Eduardo

Deyse

Eu vi um disco voador sobrevoado olinda!se é pra contar lorota até eu conto né? A ultima vez que eu estive num posto de saude em olinda era assim, quando tinha um medico não tinha remedio, e quando tinha remedio não tinha medico, sem futuro!E a buraqueira que ta Olinda nem posso falar, já que a rua onde moro, nem foi calçada pq nosso ilustre veriador ULA(pc do b)pegou "emprestado" nossso trocado q seria utilizado para calçamento da rua!fazer oque né?

20 de Julho de 2009 09:43

19 julho, 2009

Participem da ENQUETE sobre o Governo de Renildo Calheiros!!!
Excelente- bom- ruim ou péssimo?

Entrevista com o Prefeito de Olinda ,Renildo Calheiros a Folha de Pernambuo

Folha de Pernambuco, Domingo 19.07.2009

'



Olinda: R$ 50 mi e muito buraco

Há seis meses à frente da Prefeitura de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB) faz um balanço positivo das intervenções que realizou no município e projetou ações para a segunda etapa deste ano. O comunista afirma que, apesar das dificuldades orçamentárias da cidade, conseguiu cumprir boa parte das metas para o período traçadas ainda durante a campanha eleitoral do ano passado. No entanto, reclamações não faltam por parte da própria população. A principal refere-se à quantidade de buracos existentes nas vias olindenses, inclusive nos corredores de maior movimento.
Gilberto Prazeres

GIL­BER­TO PRA­ZE­RES As ben­fei­to­rias citadas por Renildo estão a in­fraes­tru­tu­ra, prin­ci­pal­men­te re­la­cio­na­das ao com­ba­te aos im­pac­tos das chu­vas, e ações pon­tuais nas áreas de Saúde e Educação. “Foi um pri­mei­ro se­mes­tre muito pro­vei­to­so. Reto­mamos todas as obras ini­cia­das na ges­tão da ex-pre­fei­ta Lucia­na Santos (PCdoB) e ainda ini­cia­mos as nos­sas.Tratamos com prio­ri­da­de os ca­nais e as en­cos­tas dos mor­ros, onde rea­li­za­mos in­ter­ven­ções para en­fren­tar o in­ver­no”, des­ta­cou.


Segundo ele, foram in­ves­ti­dos em torno de R$ 50 mi­lhões, oriun­dos de con­vê­nios com o Governo do Estado, Caixa Eco­nô­mica e União, em ações co­mo re­ves­ti­men­tos em ca­nais, im­plan­ta­ção de vias mar­gi­nais, cons­tru­ção de la­goas de re­ten­ção, ur­ba­ni­za­ção das mar­gens cór­re­gos e reas­sen­ta­men­to da po­pu­la­ção que per­deu seu imó­­vel por conta das chu­vas. Somando as rea­li­za­ções em Saúde e Educação, a Prefeitura teria gasto cerca de R$ 9 mi­lhões, sendo boa parte de re­cur­sos fe­de­rais.


“Construímos o es­tá­dio de Rio Doce, o Centro de Reabili­ta­ção Ortopédico na PE-15, am­plia­mos e re­for­ma­mos a Mater­nidade Brites de Albu­querque. Reformamos a Poli­clínica de Rio Doce e fi­ze­mos ou­tras ações que con­tri­buí­ram para di­mi­nuir os pro­ble­mas que en­con­trá­va­mos na Saúde Pública de Olinda, que era um dos pon­tos mais cri­ti­ca­dos do mu­ni­cí­pio”, afir­mou.
Outra ben­fei­to­ria ci­ta­da por Renildo, a ur­ba­ni­za­ção da orla do mu­ni­cí­pio, está em an­da­men­to e, como as de­mais, con­ta com di­nhei­ro da União. Os R$ 19 mi­lhões se­rão em­pre­ga­dos na obra até a sua con­clu­são. “Esse re­­cur­so eu con­se­gui este ano após muito luta. Sem­pre que vou a Brasília, pro­cu­ro mos­trar que a ad­mi­nis­tra­ção em Olinda é séria e pode re­ce­ber in­ves­ti­men­tos. Assim, vamos con­se­guin­do di­nhei­ro para tocar muito do que con­si­de­ra­mos fun­da­men­tal para o mu­ni­cí­pio”, re­la­tou.


As mui­tas idas de Renildo Calheiros a Brasília, desde que as­su­miu a Prefeitura de Olinda - ge­ral­men­te uma a cada duas se­ma­nas - cha­ma­ram a aten­ção de opo­si­to­res, da Im­pren­sa e até mesmo de alia­dos. “Como co­nhe­ço bem a forma que o or­ça­men­to da U­nião é pro­gra­ma­do, vou com os pro­je­ti­nhos embaixo do braço para lá. Nem sem­pre con­si­go via­bi­li­zar re­cur­sos, mas con­si­go fir­mar a se­rie­da­de da ges­tão”, ex­pli­cou.


Caos nas vias: maior problema



O prin­ci­pal calo da ges­tão Renildo Calheiros na Prefei­tura de Olinda é de longe a si­tua­ção das vias do mu­ni­cí­pio. As ave­ni­das Perimetral e Presi­dente Kennedy en­con­tram-se com boa parte de suas ex­ten­sões re­ple­tas de bu­ra­cos ou obras para re­cu­pe­ra­ção do as­fal­to, ge­ran­do en­gar­ra­fa­men­tos e des­con­for­to para a po­pu­la­ção. Na úl­ti­ma, que passa por uma in­ter­ven­ção para con­­tar com um cor­re­dor de ôni­bus, boa parte dos mo­ra­do­res e co­mer­cian­tes re­cla­mam dia­ria­men­te da si­tua­ção da via, ques­tio­nan­do a de­mo­ra para a con­clu­são da ben­fei­to­ria. Em res­pos­ta, o pre­fei­to a­fir­­ma que as chu­vas estão atra­­pa­lhan­do o tra­ba­lho dos o­pe­­rá­rios. “Não dá para as em­prei­tei­ras co­lo­ca­rem as­fal­to na chuva. Mas com­preen­do o sen­ti­men­to de in­sa­tis­fa­ção das pes­soas. Sei que causa trans­tor­no”, re­co­nhe­ceu.


O ges­tor ainda des­ta­cou que o ter­re­no da ave­ni­da Presi­dente Kennedy é cor­ta­do por um len­çol freá­ti­co, o que im­pli­ca na ne­ces­si­da­de de dre­nar o sub­so­lo da via para que não haja fu­tu­ras ra­cha­du­ras ao longo da pista. “É algo com­pli­ca­do. Os ope­rá­rios antes de tra­ba­lha­rem na re­cu­pe­ra­ção da via, têm que dre­nar o ter­re­no. É um duplo tra­ba­lho”, ar­gu­men­tou Calheiros.


A in­ter­ven­ção nos qua­tro qui­lo­me­tros Presidente Ken­ne­dy é rea­li­za­da pelo Governo do Estado e, de acor­do com Renildo Calheiros, não tem uma data de­fi­ni­da para ser con­cluí­da. “Ainda não se pode falar em prazo por­que de­pen­de­mos da con­di­ção do tempo para avan­çar. Recebemos um re­la­tó­rio do Governo do Esta­do com dados sobre o que já foi feito e como se dará o res­tan­te da obra”, re­ve­lou.


Oposição aponta falhas



Apesar da Câmara de Ve­rea­dores de Olinda não con­tar com uma ban­ca­da de opo­si­ção, já que todos os 17 par­la­men­ta­res são go­ver­nis­tas, o pre­fei­to Renildo Ca­lhei­ros não pode dizer que está imune às crí­ti­cas no âm­bi­to po­lí­ti­co. A de­pu­ta­da es­ta­dual Jacilda Urquisa (PM­DB) - que foi der­ro­ta­da pelo co­mu­nis­ta nas elei­ções mu­ni­ci­pais do ano pas­sa­do - tem uti­li­za­do a tri­bu­na da Assembleia Legislativa para apon­tar fa­lhas na ges­tão do ad­ver­sá­rio. A pee­me­de­bis­ta afir­mou que paira no mu­ni­cí­pio um sen­ti­men­to “de au­sên­cia do pre­fei­to” pela - con­for­me a par­la­men­tar - falta de po­si­cio­na­men­tos do ges­tor sobre os pro­ble­mas da ci­da­de.


“As pes­soas se sen­tem sem pre­fei­to. Há um sen­ti­men­to de au­sên­cia total da Pre­feitura. As ave­ni­das e ruas es­bu­ra­ca­das, a saúde um caos e ine­xis­tên­cia de avan­ços na edu­ca­ção. É só viver em Olinda para per­ce­ber isso”, dis­pa­rou Jacilda.


O pe­te­bis­ta Arlindo Siquei­ra, que tam­bém dis­pu­tou a Pre­feitura no plei­to pas­sa­do, criou um blog (http:\\www. ar­lin­do­si­quei­rao­lin­da.blogs­pot.com) para apon­tar pro­ble­mas do mu­ni­cí­pio. No es­pa­ço vir­tual, ele afir­ma que, “em fes­ti­val pi­ro­té­ni­co”, Re­nildo Calheiros pro­cu­ra trans­­mi­tir uma rea­li­da­de que não exis­te.

Já o pe­de­tis­ta André Luiz Farias, o Alf, outro ad­ver­sá­rio do pre­fei­to nas urnas, disse que tem es­pe­ran­ça numa me­lho­ria da si­tua­ção da ci­da­de. Destacou que co­nhe­ce os pro­ble­mas de Olin­da, mas tam­bém in­gres­sou no ca­mi­nho das crí­ti­cas ao co­mu­nis­ta.


“Ele dá a im­pres­são que as so­lu­ções para o que não vai bem na ci­da­de têm que vir de fora, têm que vir de Brasília. E isso não é ver­da­de. Olinda é capaz de so­lu­cio­nar seus pro­ble­mas”, ga­ran­tiu Alf.