31 agosto, 2009

Avenida só na propaganda


Na Transamazônica não há semáforos nem paradas de ônibus e o asfalto está intercalado com trechos ainda na terra batida

Maria Eduarda Costa


O assunto mais comentado no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nas últimas semanas, é a propaganda da Avenida Transamazônica. O vídeo, feito pela prefeitura, é exibido no intervalo da programação das principais emissoras brasileiras. Mas, ao contrário do que foi anunciado, a via conhecida como 2ª Perimetral, que vai ligar as Avenidas Antônio da Costa Azevedo e Senador Nilo Coelho para desafogar o trânsito na Avenida Presidente Kennedy, está longe de ser concluída. Os motoristas que se aventuram por ali encontram buracos, água, lama, entulhos das obras de urbanização e quase nenhuma iluminação
O projeto, apresentado pela prefeitura, está orçado em R$ 3 milhões e inclui o asfaltamento dos 1,2 quilômetros da Avenida Transamazônica e outros 1,5 quilômetros da Avenida Brasília, continuação da primeira. O asfalto utilizado teria capacidade de suportar o tráfego de veículos pesados. Na prática, não há semáforos nem paradas de ônibus e os trechos asfaltados estão intercalados com partes da via que ainda são de barro.
Nos espaços de terra batida, os buracos chegam a 80 centímetros de profundidade. Nos trechos asfaltados, eles são menores, mas também já começam a aparecer, apesar de a avenida ter sido inaugurada há apenas dois meses e não sofrer com o trânsito de veículos pesados.
O acúmulo de água e lama nesses lugares é um perigo para os motoristas que utilizam a via porque não permitem que eles avaliem se o veículo tem condições de ultrapassar o buraco. “Os poucos ônibus que passam por aqui por causa do desvio da Presidente Kennedy sempre sofrem algum dano. Caminhões também”, conta Luciana Maria de Moura, 24 anos, que trabalha em uma casa lotérica.
“Essa água não seca nunca. Quando começa a diminuir, volta a chover e a poça permanece”, diz Lindoval Carneiro Lins Filho, 18 anos, funcionário de uma casa especializada em baterias na rua. “Os buracos não existiam antes. O chão era de terra, mas sempre nos juntamos para pagar uma máquina que deixava a rua plana”, acrescenta o auxiliar administrativo Cassiano Feitosa, 28, presidente da Associação de Moradores do Loteamento Tamandaré.
Por causa dessas falhas, motoristas, motoqueiros e ciclistas costumam subir na calçada na tentativa de atravessar a via sem danificar o veículo ou sofrer um acidente. Os pedestres ainda têm que dividir espaço com os montes de areia, cobertos de mato, e as várias tábuas de concreto que a Delta, empresa responsável pela obra, deixou quando abandonou a avenida há pouco mais de dois meses. “O engenheiro simplesmente nos disse que iria continuar uma obra em Dois Unidos, bairro da Zona Norte do Recife, e que talvez volte para terminar a Transamazônica em setembro”, lembra Cassiano Feitosa.
À noite, a situação fica ainda pior. Os moradores afirmam que a iluminação da via é precária. Sem enxergar os buracos, condutores acabam caindo neles. A população também reclama que muita gente têm se aproveitado da falta de iluminação e dos montes de entulho, que dificultam a visão das pessoas, para praticar assaltos.
Vários estabelecimentos comerciais precisaram instalar grades para dificultar a ação dos bandidos. “Essa casa lotérica já foi assaltada três vezes em uma semana. Por isso, a garota que trabalhava aqui pediu demissão e eu fui contratada”, conta Luciana Maria de Moura, 24.
Segundo a Prefeitura de Olinda, os buracos foram abertos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para a troca de uma adutora. Como os testes com o novo equipamento ainda não foram feitos, a Delta não pode continuar as obras. A Compesa afirma que já comunicou à empresa que o equipamento está funcionando e que pode seguir com o asfaltamento. A urbanização será reiniciada assim que a água acumulada na avenida secar e deve levar de 30 a 45 dias para ser concluída.


Publicado em 24.08.2009

JORNAL DO COMMÉRCIO

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 59 mil acessos!

Esburacada

Motoristas que reclamam dos buracos na Avenida Presidente Kennedy ficam ainda mais assustados com a via que liga os bairros de Rio Doce e Maranguape I, em Olinda. A pista mais parece uma tábua de pirulitos.

Matéria do Jornal do Commércio

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

30 agosto, 2009

OI ARLINDO.

NÓS MORADORES DE OLINDA ESTAMOS MUITO FELIZES COM ESTE TRABALHO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A FAVOR DE NOSSA CIDADE,SAIBA QUE O SR. SEMPRE PODE CONTAR COM O NOSSO APOIO CONTRA ESSA PREFEITURA INSIGNIFICANTE E QUE NADA TEM FEITO POR NÓS.E LHE PEÇO QUE CONTINUE ESTE MARAVILHOSO TRABALHO.ABRAÇOS.

WALTER - CAIXA D'AGUA.
29 de Agosto de 2009 15:02

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

GOVERNO DO PC DO B NÃO CUMPRE NEM O QUE ESCREVE

Prefeitura de Olinda

Na última campanha para prefeito de Olinda, recebi uma cartilha com as proposições de trabalho do então candidato Renildo Calheiros. Uma das promessas era conservação, pavimentação e calçamento de ruas e avenidas. Acreditei, confiei e nele votei. Jápassados oito meses de gestão continuamos sofrendo com as verdadeiras crateras que existem em Rio Doce, Jardim Atlântico e outros bairros de Olinda que danificam os veículos. Isso sem falar nas ruas que constam como calçadas e não estão, as quais deveriam ter prioridade de calçamentos, sem entrar no projeto do orçamento participativo, pois seus moradores não têm culpa que seus orçamentos foram desviados em gestões passadas. O mais grave é que ruas sem calçamento e enladeiradas, como as Dendê e Macaíba em Rio Doce, ainda sofrem a ação das chuvas que causam erosões. Cláudio de Melo Silva - Olinda

Fonte: Diário de Pernambuco

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

28 agosto, 2009

BINGO DO MÊS DOS PAIS

DOMINGO DIA 30 DE AGOSTO SERÁ REALIZADO UM BINGO EM HOMENAGEM AO MÊS DOS PAIS

LOCAL: TERMINAL DO ÔNIBUS DOS BULTRINS/ ENFRENTE A CIA DO SUCO

HORARIO: 16:00H

RESPONSÁVEL :IRMÃO MARCOS

PRÊMIOS:

1- UM PACOTE DE GUARANÁ
2-CHAPINHA+HIDRATAÇÃO+ESCOVA
3- 1 FAQUEIRO COM 24 PEÇAS
4-UM FERRO ELÉTRICO
5-UMA CESTA BÁSICA
6-UM LIQUIDIFICADOR
7-UM VENTILADOR


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

MISSA DE SÉTIMO DIA DO PADRE SILVINO

Hoje dia 28 de agosto às 19:00h será realizada a Missa de Sétimo dia pela morte de Padre Silvino de Peixinhos.
Local: Matriz Nossa Senhora da Ajuda
Situana na Av. Costa Azevêdo, 1067 - Peixinhos - Olinda

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

MEDALHA ALOÍSIO MAGALHÃES SERÁ ENTREGUE AO ESCRITOR LIÊDO MARANHÃO DE SOUZA

Liêdo Maranhão de Souza

Por iniciativa do Vereador Mauro Fonseca, o escritor Liêdo Maranhão de Souza, receberá da Casa Bernardo Vieira de Melo – Câmara de Olinda, a honrosa Medalha Aloísio Magalhães.
BEM MERECIDO!

Currículo do escritor LIÊDO MARANHÃO DE SOUZA

Graduado em odontologia pela Faculdade de Medicina , Odontologia e Farmácia do Recife no ano de 1950. Trabalhou no Hospital de La Petié - França(1953), e no mesmo ano atuou no Hospital Provincial de Madrid – Espanha. Além disso, é pesquisador, cineasta, escritor, memorialista. Entre premiações e homenagens destacam-se: Diploma de Personalidade do Nordeste, como Destaque Especial no setor de Odontologia pelas suas atividades benéficas prestadas a comunidade, oferecido pelo Jornal “ O VIP” – Órgão Social Noticioso (Recife/João Pessoa). Participação no Salão de Arte do Estado de Pernambuco (1964) – Esculturas de Madeira. Foi agraciado com Diploma “Lembrança do Festival no Festival Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste (Juazeiro do Norte/Ceará- 1974). Do Jornal “Brasil Poético” de Salvador recebeu o Título de Cavalheiro Benemérito da Ordem da Literatura de Cordel - Diploma pelos serviços prestados à Literatura de Cordel e a Poesia Popular Brasileira, e também o Título de Cavalheiro Benemérito da Ordem dos Cantadores-Diploma pelos relevantes serviços aos cantadores do Nordeste e a poesia Popular Brasileira. Foi premiado no XXX Salão Oficial de Arte do Museu do Estado (1977). Foi diplomado na Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel – Salvador (1978). Diploma de “Cidadão da Poesia”. Título de Colaborador Benemérito do Ano (1995), nos 32 anos do programa “Recordar é Viver” Rádio Capibaribe do Recife. Troféu Cultura da Cidade do Recife – 1996. Programa “Recordar é Viver” Rádio Capibaribe do Recife – 1997 – Título de Colaborador Benemérito – passagem dos 34 anos no ar. Museu da Cidade do Recife – Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (1999) – Certificado de História Viva do Recife. Pela contribuição a Cultura pernambucana em 2003 – Diploma Cultural Luiz Delgado – Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco. VIII Semana da Cultura – Colégio Boa Viagem em 2004- VI Concurso de Literatura de Cordel – Prêmio Liêdo maranhão. Homenagem aos que fazem o Mercado de São José nos seus 130 anos através do vereador Henrique Leite (2005). Participou como palestrante na Fundação Cultural de Brasília (1974), Festival Permanente de Literatura de Cordel (1975) como jurado.”Apresentação para Gravuras Populares do Nordeste “ no Art Gallery of the Brazilian – Washington. Exposição: “A Imagem do Negro na Literatura de Cordel” – Comemoração dos 60 anos do IPHAN em 1997. Exibição do Filme “O Folheto” no 6º Festival de cinema do Recife (2002). Foi palestrante na IV Semana Científica na Faculdade Decisão no ano de 2007, com o tema Os Desafios do Ensino Superior na Atualidade Educando para Diversidade. Realizou a produção dos seguintes trabalhos: documentário “O Folheto” de 16 mm, sobre literatura popular, “Ferro nunca é Velho” documentário de 8mm sobre ferro velho, Basta ser Bonita” fotovideo em DVD sobre mulher da moda. O artista, pesquisador é também escritor com os seguintes trabalhos publicados: Classificação Popular da Literatura de Cordel, Conselhos, comidas e remédios para levantar as forças do homem, Cozinha Pobre, A fala do Povão, O folheto popular, Marketing dos camelôs de remédios ou o Mundo da camelotagem, Marketing dos Camelôs do Recife, O Mercado, sua praça e a Cultura Popular do Nordeste, O povo, o sexo e a miséria ou o Homem é sacana, Que só é Rolando Papo de Sexo. Em outubro de 2007, foi inaugurado o Espaço da Cultura Popular situado nas dependências do Mercado de São José, local onde hoje esta exposto parte de seu acervo.Quanto a programação foi estabelecida Exposições Temáticas, já foi apresentado, no período de 03/10 a 31/12/2007, exposição sob o tema: Liêdo Maranhão: o escriba dos excluídos”. Atualmente encontra-se aberta a visitação pública o tema:Medicina Popular, iniciando em 07 /01/2008 e ficando a disposição até 31/03/2008.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

27 agosto, 2009

Começa operação tapa-buracos na Presidente Kennedy

Faz quase um ano que a Secretária de Obras e Serviços Públicos vem prometendo recuperar a avenida

A Prefeitura de Olinda começou a trabalhar para acabar com os buracos da Avenida Presidente Kennedy, uma das principais vias do município.

Faz quase um ano que a Secretária de Obras e Serviços Públicos vem prometendo recuperar a avenida, que recentemente foi alvo de uma matéria deste JC, publicada no dia 20 de julho, denunciando o problema.

Na ocasião, a avenida chegou a ser interditada no fim de semana para uma operação tapa-buraco, mas ninguém apareceu para trabalhar.

"Desta vez, o pessoal da prefeitura está tapando os buracos. Duas máquinas estão sendo usadas para cobrir as falhas e reforçar o asfalto", conta o pedreiro José Vieira, 44 anos. Mas nem todos que trabalham na via se animaram com a notícia. "Eles tapam agora, mas não adianta. Daqui há pouco, abre de novo", reclama o vigilante Daniel Feitosa da Silva, 30, que já sofreu um acidente de moto por causa da buraqueira.

O comerciante Leonardo Pereira de Souza, 31, não teve tanta sorte. No último dia 1º de agosto ele trafegava de moto pela avenida quando se desequilibrou e caiu ao tentar desviar de um buraco. Foi atropelado por um caminhão e morreu na hora. Na ocasião, houve protesto por causa das condições da via.

Outro efeito dos buracos é a queda no movimento das lojas. A Presidente Kennedy é o maior polo automotivo do Estado, com mais de 2.000 empresas, e os comerciantes reclamam que o movimento caiu pela metade. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) chegou a enviar um documento para a prefeitura, pedindo providências. O órgão respondeu que havia uma operação tapa-buraco, mas foi interrompida por causa das chuvas.

A Prefeitura de Olinda diz que está ciente do problema da Presidente Kennedy e de outras avenidas do município e promete fazer serviço de recuperação até o final deste ano. Com relação às ruas menores, o órgão não deu prazo para a restauração do asfalto.

Fonte: Jornal do Commercio

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

Preço da passagem de ônibus de Rio Doce é um absurdo

O desabafo de uma leitora do Blog Olinda Urgente

Evania disse:

Olá, Gostaria de Deixar Claro a minha indignação sobre as passagens de ônibus neste muncípio, Os moradores de Olinda pagam uma passagem absurda de 2,80 especialmente a população de Rio Doce, o que me deixa mais indignada é que recentemente foi feito um terminal de integração em Paulista, eu sinceramente esperava que a passagem deste seria de 2,80 também, pois Paulista fica mais distante do que Olinda para os grandes centros urbanos.

Pois bem, todas as linhas dessa integação é de Vale A 1,85 o que me surpreendeu e me deixou revoltada, a população de Olinda esta sendo lesada por esses mercenários, pois enquanto Paulista, PE-15 e outra parte de Olinda pagam passagens de 1,85 "nós" da outra parte de Olinda pagamos 2,80.

Absurdooo.

Obrigada Pelo espaço e adorei o Blog. até mais.

Fonte: Blog Olinda Urgente.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

OLINDA: Sem ponte, moradores de Sapucaia encontram dificuldade

Sem ponte, moradores de Sapucaia enfrentam dificuldades

Ponte que ligava a comunidade caiu há quatro meses; prefeitura e moradores improvisaram passarelas, mas não adiantou


Da Redação do pe360graus.com


Uma ponte que caiu há vários meses em uma comunidade de Olinda está dificultando a vida dos moradores da comunidade de Sapucaia, em Olinda. Uma simples caminhada para passar de um lado a outro da rua virou um desafio.

Quem mora no local, se sente ilhado. Lá duas ruas são cortadas pelo rio Lava Tripas, que passa dentro da comunidade. Desde que a ponte que ligava as duas margens caiu, quatro meses atrás, atravessar o rio virou uma aventura. A prefeitura colocou algumas manilhas dentro d'água para facilitar a travessia, mas não adiantou. "Já caiu várias crianças aqui dentro, já caiu um homem de moto, senhoras", contabilizou uma moradora.

Os moradores também tentaram criar uma alternativa. Puseram dois pedaços de madeira, imitando uma passarela, mas algumas pessoas perdem o equilíbrio e caem dentro do rio. Com medo de sofrer algum acidente, a aposentada Maria prefere fazer um caminho mais longo e demorado para chegar ao outro lado da rua.

Algumas pessoas reclamam de doenças por conta do contato com a água suja do rio. "Estou com frieira nos pés de passar por dentro da água", disse um homem. Outra moradora da comunidade reclama da dificuldade para fazer a travessia em dias de chuva. "Quando chove a água não tem por onde passar, e o que acontece, é que ela invade os nossos quintais", reclamou.

RESPOSTA

Questionada sobre o que pretende fazer para solucionar definitivamente o problema na comunidade de Sapucaia, a Prefeitura de Olinda disse que vai estudar os projetos previstos para a localidade, mas não informou quais os projetos e nem deu um prazo para isso.

Fonte: Pe360graus

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!


REUNIÃO NA CAMARA DE VEREADORES DE OLINDA, DO DIA 27/08/2009

Notícias da Câmara Municipal de Olinda


Hoje dia 27/08 às 11h00min, teve início a mais uma sessão da Câmara, para deliberar os trabalhos da casa. O Presidente desta sessão foi o Vereador Alexandre Maranhão. O presidente deu início à leitura da Ata da sessão anterior. Nada havendo a contestar, foi lido um capítulo da Bíblia, do livro dos Salmos. Proferindo os discursos, o Vereador Jorge Federal tratou da questão dos Taxistas, pelas grandes conquistas recebidas através da Audiência Pública ocorrida no dia 26/08 , dizendo que de dez itens do documento, nove haviam si aprovadas, elogiou a participação do Secretário do SEPLAMA, João Luiz e se queixou de outras administração pela falta de empenho em resolver a questão.Segundo o vereador tudo vai ser, através da internet. O referido vereador solicitou maior fiscalização nas obras do Sítio Histórico. Comentou que o percurso do ônibus do Amparo mudou, que as casas da Av. Salgado estão rachando por causa do peso dos coletivos.Solicita aos demais vereadores, aprovação para seu requerimento solicitando Título de Cidadão ao Governador Eduardo Campos, pelo encaminhamento das obras do Viaduto do giradouro de Peixinhos. Outros vereadores se congratularam com o mesmo pensamento. O Vereador Biai foi convocado para a tribuna, para apresentação de suas considerações. O referido Vereador saudou a todos e relacionou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Casa Bernardo Vieira de Melo, falou da Audiência Pública sobre a LDO – Lei de Diretriz Orçamentária elogiou a apresentação feita pela Secretária de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Sônia Calheiros. Falou também da Audiência Pública capitaneada pelo Vereador Jorge Federal, diz que foi muito importante e que várias situações relacionadas com os taxistas, foram resolvidas. Falou que todos os vereadores deveriam se empenhar na questão do Termo de Ajuste de Conduta entre a Prefeitura de Paulista e Olinda, na questão do Loteamento Boa Fé e Cidade Nova, pediu que a Comissão da Câmara tenha em mãos o documento do acordo e marquem o mais breve possível uma reunião na Assembléia com os Deputados Estaduais, com os Deputados Federais. Falou também sobre um grupo de advogados, que tem estimulado moradores de Rio Doce, a entrarem na justiça para receberem indenizações com valores altíssimos, superando até mesmo o valor dos imóveis. Diz também que a saída desses moradores de suas moradias, vai gerar um problema social muito grande, pois as casa próximas aos prédios vazios vão ficar desvalorizadas estão sendo habitadas por vândalos. Salientou que os moradores estimulados por esses grupos de advogados estão entrando na justiça. Explicou que seis pessoas de um bloco já receberam R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais) cada apartamento por essas ações. Vai ser um caos. Agradeceu a atenção de todos. O Presidente em exercício passou para a questão da Ordem do Dia. Vários votos de aplausos foram encaminhados, alguns votados, e aprovados. Foi concedida a Medalha de Aloísio Magalhães, ao escritor Liêdo Maranhão de Souza, solicitada pelo Vereador Mauro Fonseca. Foi feito à leitura do Projeto de Lei do Executivo encaminhado aquela casa. Em seguida o Sr. Presidente deu a sessão por encerrada.

POSTADA POR ARLINDO SIQUEIRA


Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

OH! FEIA OLINDA



Faz exatamente cinco anos que recorro a Secretaria de Obras do Município de Olinda, solicitando um trabalho URGENTE na Rua Profº. Diógenes Fernandes Távora e Antonio Martiniano de Barros, Casa Caiada, onde a dignidade humana é ultrajada, pois temos que suportar a situação caótica que se encontra: casas sendo invadidas por água infectada devido à existência de crateras, onde se acumula água de chuva e dejetos orgânicos despejados pela fossa do Edifício Columbia; do dono de Armazém de Construção da área, colocando todo o seu material(areia, tijolos, saibro...) na rua dificultando a passagem de veículos; invasões de comerciantes irregularmente instalados, sem estrutura e limpeza e também reduzindo o espaço destinado a passagem de veículos.

Lembro que por várias vezes a Secretaria foi comunicada da situação, através de documentos e fotos protocoladas e entregues a pessoa da Srª. Viviane e ao Srº. Marcelo Pessoa e até a presente data nenhuma ação digna.

No ano de 2007, estiveram na rua para colocar pedaços imensos de asfalto retirados da Av. Sigismundo Gonçalves onde piorou ainda mais a situação porque construíram "diques", aumentando ainda mais o acúmulo da água infectada.

Em 2008, esteveram novamente no local para despejar areia retirada da praia, tornando nossa comunidade o novo LIXÃO DE OLINDA.

Há exatamente uma semana, voltaram com uma máquina escavadeira para mascarar, mais uma vez, tal situação. Não suportamos mais esse desrespeito ao cidadão e a dignidade humana. Queremos uma ação séria e um serviço digno e de qualidade para solucionar de forma concreta os problemas, pois a drenagem, saneamento e a pavimentação das ruas são a verdadeira e correta solução, uma vez que consta rua calçada.

Lembramos que tais ruas, são passagens de uma grande fluxo de veículos pesados e de passeio, pois serve de acesso a PE-15 e a Perimetral onde barro e areia não são a solução.

Matéria enviada por Cristiane moradora da Rua prof. Diógenes Fernandes Távora

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 58 mil acessos!

25 agosto, 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE VEREADORES

Notícias da Câmara Municipal de Olinda


MORÁDIA EM SITUAÇÃO DE RISCO


Dando prosseguimento aos trabalhos realizados por aquela casa, e com a iniciativa do Vereador Marcelo Santa Cruz, hoje dia 25/08/2009, foi a vez da questão da moradia, em situação de Risco, tais como os prédios situados no municípios, especificamente os de Rio Doce, do Conjunto Residencial Jucelino Kubitschek.
Atualmente este conjunto agrega na sua história vários processos, que peregrinam pelos órgãos responsáveis por processos de reparo e conservação de moradias, assim como no Ministério Público, e Causa Comum.
Foram convidados para participar desta audiência vários órgãos: tanto do governo Estadual, como Municipal e representantes dos demais seguimentos afins. Estavam lá representados, Secretaria das Cidades, dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa, tendo como Presidente a Deputada Teresinha Nunes, hoje representada pela Srª Luciana Carvalho, O Secretário de João Luis do SEPLAMA, SR. Guilherme do Ministério Público, Eduardo Monteiro hoje fazendo parte do Grupo Especial de Trabalho na área das moradias em situação de Risco, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Sr. Luiz Bairon, um representante da Secretária das Cidades, e várias famílias daquela comunidade.
O Sr. João Luiz, representante do SEPLAMA no seu discurso, diz acreditar que hoje só em Olinda 20.000 (vinte mil) pessoas são atingidas diretamente por essa questão da moradia em situação de risco. Falou ainda que a Prefeitura de Olinda não tem condições de arcar com esse problema, pois só para fazer um estudo da problemática hoje seria R$15.000.000,00 (quinze milhões de reais). Falou também que as famílias que tiveram suas moradias interditadas, passaram por problemas seríssimos, chegando muitas vezes a uma separação conjugal. Diz também que muitos apartamentos foram remodelados, causando assim risco para os outros moradores, Comentou que as famílias poderiam recorrer ao Projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, vários prédios deveriam mesmo ser demolidos. Falou também que a crise energética, complicou as olarias, pois os tijolos não secavam adequadamente, falou do lençol freático e de outros problemas técnicos, que interferiram nessa problemática. Dando prosseguimento foi a vez do representante do Ministério Público Sr. Guilherme que deu uma noção geral de como andam os processos, falou que das 32 ações 10 já estão em última estância. Falou do pagamento dos aluguéis que são devidos até o final do processo. Tem um Decreto do governador que garante o custeio e recuperação dos prédios. Assim a palavra foi franqueada a Srª Luciana Carvalho da Comissão dos Direitos Humanos e cidadania da Assembléia Legislativa, que falou que a Comissão tem dado mais agilidade aos processos, diz que essa regulamentação através do Projeto de Lei, vai facilitar o encaminhamento dos mesmo, assim como a criação de parâmetros para elaboração do Laudo Técnico. O representante da Secretaria das Cidades diz que o governo Federal estar muito sensibilizado com essa questão. Segundo ele, fala que é um trabalho pioneiro, que não existe nenhuma literatura para isso, que não havia nenhum estudo sobre desabamento.
O Gerente Regional da Caixa Econômica, Sr, Luis Bayron, diz que é relevante ressaltar, que todos os seguimentos envolvidos com a questão da moradia em situação de risco, têm o objetivo de trazer soluções. Hoje a Caixa Econômica trata a questão com uma visão social. A caixa oferece técnicos qualificados tanto da área jurídica, como na área engenharia, para avaliar os casos das moradias em situação de risco. A Caixa também tem conseguido recursos para custear os laudos desses prédios. Explicou ainda sobre várias questões de financiamentos. Segundo ele se alguém tiver um processo contra a Caixa Econômica não pode tirar outro financiamento.
Após longa explanação dos encaminhamentos do processo de interdição, a palavra foi passada ao vereador Ula, que com a permissão da mesa pediu 1m de silêncio pela morte do Padre Silvino. Passado o tempo a mesa deu prosseguimento à sessão com os vereadores presentes. Após o término dos trabalhos foi dada por encerrada a sessão.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA – 25/08/2009

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

Diário Urbano

Fonte: DP


Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

Aluna do Imaculado apresenta sintomas

Uma menina de 12 anos, aluna do Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, está sob a suspeita de ter contraído a gripe A(H1N1). A criança, estudante da sexta série, apresentou os sintomas durante o último fim de semana e não compareceu à escola ontem. Em circular aos pais e alunos, enviada ontem, o colégio informou que manterá suas atividades normais e continuará a tomar as precauções de rotina. É o quarto caso de suspeita da gripe em escola particular do Grande Recife, o segundo em Olinda, e o primeiro em que a direção decide manter as aulas, conforme orientam as autoridades sanitárias.

Segundo a secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda, o município ainda não foi notificado do caso oficialmente pela Secretaria de Saúde do Estado. A direção da escola, depois de ser informada da suspeita pelos pais da menina, procurou a diretoria de epidemiologia municipal.

De acordo com a secretária Teresa Miranda, a direção do colégio informou que a menina foi atendida no Real Hospital Português (RHP), no bairro do Paissandu. No RHP, ela teria sido orientada a ir ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) – unidade de saúde de referência para a doença – no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, para fazer exames de detecção da nova gripe.

“O resultado leva cerca de 10 dias para chegar, mas não há necessidade de suspender as atividades escolares. Orientamos o afastamento da criança das aulas e a observação de sintomas nos colegas”, explicou a secretária. Segundo ela, o período de contágio da gripe é de sete dias a partir do aparecimento dos sintomas. A transmissão da gripe se dá a partir do contato com secreções de pacientes infectados. O colégio informou que seguirá as orientações da secretaria de saúde e não suspenderá as atividades.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, há nove casos da gripe A(H1N1) confirmados no município. Segundo a secretária, todos os pacientes estão em casa, fora de perigo.

Fonte: JC

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

Desperdício de água em Casa Caiada, Olinda

Enquanto moradores sofrem com o racionamento nas casas, jorra água de cano estourado na Rua Martinanda há pelos menos uma semana.

Fonte: JC

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

RUA PRIVATIZADA EM OLINDA



Não bastassem os buracos, parte da Rua Olegário Mariano, em Jardim Atlântico, Olinda, teve um trecho privatizado. Moradores reclamam que funcionários de uma obra transformaram esse pedaço da rua, em frente ao nº114, em depósito de material de construção.

Fonte: JC

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

24 agosto, 2009

Homenagem ao corretor mais antigo de Olinda



Élvio Luis:

Corretor de Imóveis, morador de Olinda de mais de 60 anos, foi Diretor do Olinda Praia Clube, e vive dessa profissão há mais de trinta anos. Queremos aqui homenageá-lo, pela perseverança e carinho com que faz suas vendas de Imóveis, pois mesmo em tempos de crise, ainda aparece muitos compradores em Olinda. Segundo Sr. Élvio o maior problema é com a infra-estrutura da cidade.

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

Severino Silvino // Padre de Peixinhos é sepultado em Santo Amaro


Moradores de Peixinhos, em Olinda, tiveram um dia de luto. Ontem, a paróquia de Nossa Senhora da Ajuda e as outras nove comunidades comandadas pelo vigário Severino Silvino da Silva Filho choraram sua morte.
Arcebispo dom Fernando Saburido presidiu a celebração de corpo presente realizada no Caic de Peixinhos. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press
Com 39 anos, o padre Silvino, como era chamado, morreu, por volta das 7h do sábado, em uma colisão envolvendo outros dois veículos no município de Arapiraca, em Alagoas. Ele tinha ido a Aracaju participar da cerimônia de votos de dois seminaristas. O padre viajava sozinho. O corpo foi velado durante toda a manhã, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. À tarde, houve concelebração de corpo presente no Caic de Peixinhos. Com a quadra da escola lotada, o arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, presidiu a cerimônia. O padre estava na paróquia de Peixinhos desde sua ordenação, há 10 anos. "Estamos todos muito tristes. Ele era jovem, mas muito firme e fez muito pela comunidade", disse Gilvanete Inácio, 42 anos, tesoureira da paróquia de São Sebastião. Foi na capela dessa comunidade que o padre celebrou sua última missa, na quarta-feira passada. Na quinta, ele viajou. A família do religioso estava presente à celebração do arcebispo de Olinda e Recife, no Caic. Todos os parentes estavam muito abatidos e falaram pouco. O pai do pároco, Severino Silvino, 61, disse que o filho mais velho nasceu em Igarassu e, desde menino, sonhava em ser padre. Dom Fernando Saburido falou sobre a fatalidade e repassou uma mensagem de pesar em nome de dom José Cardoso Sobrinho, que ordenou Silvino, para a família e os párocos. "Nós anunciamos a ressurreição e a vida e agora temos que testemunhar. A dor é grande, mas sabemos que padre Silvino goza da felicidade eterna", afirmou dom Fernando. Depois da concelebração, o corpo foi levado em um carro aberto do Corpo de bombeiros e o enterro aconteceu por volta das 17h no Cemitério de Santo Amaro. Choque - Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, ainda não há detalhes sobre o acidente. No documento resumido da colisão havia apenas uma indicação de batida lateral. O choque ocorreu no quilometro 236,8 da BR 101, envolvendo um Gol (placa IAC 0743 de Aracajú), um veículo Scania do tipo cegonha (GVP - 8386 de Minas Gerais) e o Corsa Sedan (KJT - 2491 de Pernambuco), que o padre dirigia. Não há informações de que outras pessoas tenham ficado feridas.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO - 24/08/2009

Postado por Arlindo Siqueira
Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

21 agosto, 2009

Parabéns ao Vereador Jonas Ribeiro


Parabenizo o Vereador Jonas Ribeiro, primeiro Secretário da Câmara Municipal de Olinda, pela sua iniciativa de liberar as funcionárias grávidas protegendo-as em virtude da Influenza A(H1N1).

Postado por Arlindo Siqueira
Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

O melhor Pé de Porco de Olinda




Experimente o melhor Pé de Porco de Olinda. Vá ao terminal do Jardim Atlântico e visite o Pé de Porco do Vaélcio com 22 anos na praça e deliciosos pratos regionais:

  • Arrumadinho
  • Churrasco
  • Chambaril
  • Carne de Sol
  • Dobradinha
  • Galeto
  • Jabá
  • Feijoada
  • Peixe
  • Bisteca

Funcionamento: Rua Rosa Silvestre, 25 – INOCOOP – Jardim Atlântico – Fone: 3053-5532

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 57 mil acessos!

Saúde na Ilha de Santana

Caminhando pelas ruas da Ilha de Santana encontramos D. Zefinha, delegada do Orçamento Participativo por mais de quatro mandatoss, fez várias críticas à infra-estrutura da comunidade. Segundo D. Zefinha, fizeram uma retirada dos resíduos das canaletas e colocaram enfrente ao Posto de Saúde onde trabalha, causando um mau cheiro terrível, ocasionando com isso um atendimento precário no funcionamento dos serviços do Posto. A mesma referiu-se que ia chamar para uma reportagem o Programa "BOCA NO TROMBONE"para denunciar o descaso com a infra-estrutura no bairro.
ELOGIOS:

D. Zefinha da Ilha de Santana


Segundo D. Zefinha e as mães que moram na comunidade, referindo-se à Dra. Sandra e Dr.a Lúcia, médicas que dão exemplo de dedicação com a população, tratando, substituindo o poder público, arcando muitas vezes com seus próprios recursos, com compra de medicamentos, usando seus carros para fazer atendimentos emergenciais e para nossa surpresa, realizam um bazar com venda de roupas usadas, para angariar recursos com o objetivo de recuperar moradias de famílias em situação de risco.

Hoje a comunidade comemora por já ter 4 moradias recuperadas. Segundo elas, o filho da Dra. Sandra, faz mensalmente doação de 10 cestas básicas para os necessitados do Atendimento do Programa de Saúde da Família.

A comunidade cobra da Câmara de Vereadores de Olinda uma homenagem as referidas médicas por seus relevantes serviços prestados à comunidade. Ao mesmo tempo solicitam um médico pediatra, remédios que estão em falta, material adequado para os dentistas realizarem seus procedimentos e uma ambulância para dar atendimento à população local. A falta deste atendimento pediátrico, gera um grande transtorno na vida dessas mães, pois as mesmas são obrigadas a se deslocarem para um posto de saúde de Rio Doce às 4 horas da manhã para pegar ficha para atendimento.

Todos os levantamentos realizados na comunidade, serão documentados e encaminhados às autoridades competentes.

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 56 mil acessos!

Visita realizada na Escola Gregório Bezerra - Ilha de Santana




Eu, Arlindo Siqueira, visitei a Escola Gregório Bezerra na Ilha de Santana, e fiquei impressionado com o descaso do poder público. A referida escola era referência na comunidade com uma boa estrutura física e com creche.

O dinheiro para construção dessa escola, chegou através do prefeito José Arnaldo, Joãozinho e das Irmãs Dorotéia, que com muita luta em Brasília conseguiram levantar um valor siginificativo para a construção deste equipamento.










Hoje é deprimente ver o estado de depedração, a falta de vigilância que deixa a escola à deriva de vândalos. Conversei com alguns alunos e pais daquela comunidade, a preocupação é muito grande com relação ao cumprimento da carga horária e dos conteúdos programáticos, pois a falta de professores é muito grande. Os pais temem que o poder público não recupere as instalações da escola. Segundo Fabiana Pereira da Silva, é frequente a ausência da diretora e dos professores. "Não existe comando na escola. Essa semana, meus filhos só tiveram um dia de aula". Lucas, de 14 anos, aluno da 8ª série reclama da merenda e diz estar levando de casa. Diz que a merenda é confeccionada sem muita higiene, as merendeiras não usam luvas nem touca durante a confecção das mesmas.


Uma liderança da área, a senhora Losicleide Maria da Silva, exclareceu que a escola já vem nessa decadência a quase 5 anos e que se agravou durante os 2 últimos anos. A luta é muito grande para recompor esse equipamento. Segundo informações da Secretaria de Educação, não existe previsão para a reforma da escola.

Aproveitei o momento e fui verificar o local onde os alunos estão instalados precariamente no antigo Colégio Souza Leão, que funcionava apenas 5 salas de aula e hoje, segundo os alunos, funcionam 9 salas.

Segundo algumas funcionárias, as aulas acontecem normalmente. Pra minha surpresa, as 2 turmas da 7ª série do Ensino Fundamental estavam sem aula. Os alunos se dirigiram até a nossa equipe do Blog, aproximadamente às 15 horas e nenhum professor havia comparecido até o presente momento naquelas turmas.

Postado por Arlindo Siqueira

Blog do Arlindo Siqueira, mais de 56 mil acessos!