30 julho, 2010

Ex-secretário chama Elias Gomes de ''arrogante''

DEU NO BLOG DE INALDO SAMPAIO

Escrito por Fabiana Gonçalves
29 de Julho de 2010 às 20:57:00

O ex-secretário de planejamento de Jaboatão dos Guararapes, Adelson Veras (PR), que desistiu recentemente de concorrer à vaga para deputado estadual nestas eleições, faz críticas ao governo de Elias Gomes (PSDB) em relação à greve dos professores daquele município.


Confira sua mensagem:

“Os professores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes decretaram mais uma greve no município. Está clara e evidente a falta de compromisso do prefeito Elias Gomes com a educação e a falta de preparo da secretária Mirtes Cordeiro em lidar com os docentes.

Se foi decretada uma nova paralisação é porque o prefeito e a secretária não cumpriram com acordos firmados na última paralização. O prefeito, que tem um comportamento arrogante, e por ser um gestor experiente, pois administrou a cidade do Cabo de Santo Agostinho por três vezes, mesmo sendo um município de apenas 170.000 mil habitantes e, que tem a fama de não tratar bem funcionários municipais, dando um tratamento de desprezo, vai quebrar a cara aqui em Jaboatão.

A secretária de educação, que não tem nenhuma habilidade para conduzir uma negociação com os docentes, pois para quem dirigiu uma unidade de menores infratores, no Cabo, onde aconteceram várias rebeliões, não podia ser diferente como gestora da educação de uma cidade que é a segunda maior do estado.

O passado mostra na realidade que Jaboatão não tem mesmo sorte com políticos vindos de outras cidades, para não dizer, forasteiros, oportunistas e aproveitadores da bondade do povo.

O povo não se deixa enganar por todo tempo, mas por um certo tempo. Estamos em plena campanha eleitoral e os candidatos apoiados pelo prefeito podem pagar um preço caro nas urnas no dia 03/10.

Falastrão, arrogante e marqueteiro, este é o seu comportamento como prefeito. O povo é inteligente, com certeza isso não ficará barato. É só esperar o momento certo do revés.

Adelson Veras”.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

Qual a diferença entre Jarbas e Eduardo?

"A polarização do mesmo". É assim que o candidato do PV a governador de Pernambuco, Sérgio Xavier, define a concentração da disputa entre Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). De acordo com Xavier, que também é presidente estadual do partido, os dois principais candidatos "defendem as mesmas coisas" e não estão sendo cobrados da forma como deveriam.

Xavier alerta que as campanhas dos dois adversários se preocupam mais em trocar farpas, deixando de lado a apresentação de propostas claras de governo. O candidato verde lembra que o socialista e o peemedebista ainda não divulgaram com clareza o modelo de desenvolvimento que pretendem aplicar, caso sejam eleitos. "Qual a diferença do modelo de desenvolvimento industrial dos dois? São formas de governar do século passado. A proposta de Suape é dos anos 1970".

O candidato acredita que a concepção de desenvolvimento aplicada durante os governos dos dois concorrentes foi e é atrasada, apesar da pujança econômica dos investimentos no porto de Suape. Lembrouque 28% da população do estado é analfabeta, enquanto a média nacional é de 15%, e que mais de 1 milhão de pessoas são dependentes do Bolsa Família em Pernambuco. Segundo ele, 62% da população de Ipojuca, onde Suape está localizado, não possui saneamento básico. "Para onde está indo esse investimento? Nem todo mundo sonha em ser soldador. Falta planejamento. É preciso diversificar os investimentos no estado, e não concentrar num lugar só".

Como exemplo, Xavier citou o projeto do governo estadual de suprimir parte do manguezal anexo a Suape para a construção de mais estaleiros. "Eduardo quer colocar dez estaleiros no mesmo lugar. Seriam necessários mil ônibus por dia pra levar tanta gente para trabalhar. Isso vai gerar engarrafamentos, e o governo não disse como vai fazer para facilitar o transporte de tanta gente", afirmou Xavier, que defende a construção de apenas três estaleiros, para preservar o meio ambiente.

O candidato do PV, que também é jornalista, acredita que Jarbas e Eduardo não estão sendo cobrados pela imprensa para apresentar propostas de governo. Xavier antecipou que vai abordar esse tema nos debates entre os candidatos. "A gente vai incomodar nos debates", prometeu.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

Buraco é um perigo para pedestres e motoristas em Jardim Atlântico

De longe, parece apenas um pouco de mato crescendo no meio da rua Sérgio Godoy de Vasconcelos, mas de perto dá para ver a profundidade da galeria aberta

Da Redação do pe360graus.com

Em Olinda, um buraco perigoso é uma ameaça para pedestres e motoristas que passam pelo bairro de Jardin Atlântico. De longe, parece apenas um pouco de mato crescendo no meio da rua Sérgio Godoy de Vasconcelos, mas de perto dá para ver a profundidade.

A galeria aberta fica na esquina com a rua Professor Olímpio Magalhães. Um risco para quem passa de carro ou de moto e também para quem está a pé.

A Prefeitura de Olinda ficou de mandar uma equipe na rua Sérgio Godoy, ainda nesta sexta-feira (30), para resolver o problema



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

PE ocupa 2º lugar em evolução

Secretaria vem atuando para mudar a realidade da Educação no Estado

Para se tornar uma referência nacional em educação de qualidade, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) trabalha de forma contínua para mudar a realidade de um Estado que, por muito tempo, amargou baixos índices de desenvolvimento educacional. Hoje, esse novo contexto já pode ser percebido em Pernambuco. Em um Estado que já foi considerado um dos piores do País quando o assunto era educação, almejar a 2ª colocação nos estados que mais evoluíram e supera a projeção esperada dos índices é a prova de que um bom trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, em Pernambuco.

O balanço dos avanços e desafios para o sistema público educacional de Pernambuco foi apresentado, ontem, em visita do secretário de Imprensa, Edvaldo Costa, e do secretário de Educação Nilson Mota, com seus secretários executivos, Margareth Zapone e Paulo Dutra, à Folha de Pernambuco. Em uma conversa com a diretoria do Grupo EQM, na manhã de ontem, Mota explanou sobre as dificuldades que encontrou logo no início da gestão e da transformação que o antigo secretário, Danilo Cabral, junto com toda a equipe da SEE, promoveu no Estado. Mudanças que ainda não são suficientes, mas já configuram grandes transformações na rede estadual de educação.

“A atual configuração dos índices educacionais, ainda, estão aquém do momento do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Mas, dentro dessa atual perspectiva, temos certeza de que iremos resgatar a qualidade do ensino pernambucano. O momento mais difícil foi descolar da situação de estagnação na qual se encontrava o Estado”, declarou o secretário de Educação. “É factível afirmarmos que nossa missão seja exemplo, pois, hoje, a melhora dos índices representa o sentimento escolar vivenciado no Estado”, acrescentou Nilson Mota, que acredita na evolução sistemática dos índices como o grande feito da gestão.

Durante o encontro, Mota lembrou como o ano de 2007, marcado por uma greve de 60 dias, interdição de várias escolas, clima de desconfiança na pasta, foi difícil. “Nós precisamos elaborar e iniciar um novo planejamento. Naquela época optamos por transformar ameaças em oportunidades e programas de secretaria em políticas públicas do Estado. Todo tipo de ação tinha que ser para todos”, recordou o secretário. “Quando assumimos encontramos a secretaria na situação mais adversa possível. Tínhamos uma estrutura física completamente depreciada e os professores não iam para a escola, por exemplo”, lamentou o secretário.

Desde então, ações como o fundo de manutenção das escolas, o desenvolvimento do padrão básico de escolas, a nomeação de oito mil profissionais, a criação de vagas para especialização, a antecipação do piso salarial e a promoção de programas como Paulo Freire e Acelera vem mudando a rede estadual de ensino. “O que aconteceu em Pernambuco foi surpreendente. Nunca houve essa quantidade de ações de uma vez só. Por isso estamos melhorando tanto”, pontuou a secretária executiva de gestão de rede, Margareth Zapone, que acredita na evolução dos índices educacionais em concomitância com a melhoria estrutural da rede.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

Carro capota na obra do viaduto do Complexo de Salgadinho

O acidente foi na manhã desta sexta-feira (30), por volta das 5h; motorista e passageiro tiveram apenas ferimentos leves

Um carro capotou no local onde estão sendo construídos dois viadutos, no Complexo de Salgadinho, em Olinda. O acidente foi na manhã desta sexta-feira (30), por volta das 5h.

O motorista, que não quis ser identificado, seguia no sentido Olinda-Paulista, quando perdeu o controle, invadiu a obra do viaduto e capotou. Ele estava com um amigo no banco de passageiro.

Os dois tiveram apenas ferimentos leves.

Fonte: Pe360graus.com


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

28 julho, 2010

UPA de Igarassu é cenário para guia eleitoral de Dilma

Escrito por Fabiana Gonçalves

27 de Julho de 2010 às 15:12:21

A candidata Dilma Rousseff (PT) escolheu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu como cenário para gravação de cenas do seu programa eleitoral gratuito de TV, hoje (27) pela manhã.
De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, que acompanhou a movimentação, Dilma chegou ao local por volta das 9h e gravou por aproximadamente 40 minutos em um pátio localizado na parte de trás do prédio, onde não há circulação de pacientes.

Depois, ela entrou na Unidade para cumprimentar as pessoas que estavam no local, além de conversar






POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 303 MIL ACESSOS!

Jarbas evita polêmicas com Eduardo

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) adotou ontem à noite uma estratégia vapt-vupt de fazer o conhecido corpo a corpo. Em uma caminhada relâmpago, na UR-2, Ibura, acompanhado dos integrantes da chapa majoritária, o candidato oposicionista ao governo de Pernambuco passou apenas meia hora no local, que é a maior zona eleitoral do Recife. O peemedebista foi bem recebido pela comunidade, ganhou declarações de apoio dos moradores, deu beijos e abraços, mas preferiu desprezar os assuntos relacionados com o seu principal adversário, o governador Eduardo Campos (PSB).

As frases "não vou comentar" e "não vou avaliar" permearam quase todas as palavras logo após a caminhada. Ao ser questionado sobre a saída das lideranças do PSDB para aderir ao palanque de Eduardo, respondeu. "Já falei sobre isso e não vou comentar. Senão todo ato de campanha vou ter que repetir", declarou o peemedebista. Indagado a respeito do bom desempenho do socialista, segundo a última pesquisa Datafolha, e se os números favoráveis ao governador nãoatrapalhariam a oposição, afirmou. "Não dificulta a campanha, mas não vou avaliar", resumiu.

Jarbas também evitou comentar a declaração de Eduardo que afirmou que não desmancharia as coisas boas feitas pelos adversários. "A campanha vai começar. Vamos ver se isso é verdade", desafiou. De todos os questionamentos, ele se limitou a comentar ligeiramente sobre a decisão da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, de gravar imagens para o guia eleitoral na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Igarassu. "Vamos ver se a UPA está funcionando. O objetivo é bom, mas precisa averiguar se as pessoas estão realmente sendo atendidas", desafiou.

Jarbas também revelou que as reuniões com sua coordenação de campanha iriam ocupar parte da madrugada de hoje. Se mostrando impaciente, o peemedebista encerrou a conversa. "Posso ir trabalhar?", questionou, saindo em seguida do local onde havia parado para conversar com os jornalistas.

Fora do compasso - Se por um lado o peemedebista ficou à vontade no Ibura, o senador Marco Maciel (DEM), não. No final da caminhada, Jarbas resolveu falar com um motorista de ônibus, parado no engarrafamento. O democrata tentou pegar carona na popularidade de Jarbas, acenando diversas vezes para apertar a mão do motorista. O rapaz sequer olhou para ele. Quando o ônibus saiu, um passageiro gritou: "vão trabalhar".

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
 
BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

DEU HOJE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Pai e mãe // Ao gravar para o guia na UPA de Igarassu, Dilma Rousseff deixa claro que atribuirá ao PT, no seu programa eleitoral, a criação da rede de clínicas que dá suporte ao grandes hospitais públicos. No entanto, Serra já afirmou, inclusive em Pernambuco, que a ideia é inspirada no modelo de saúde adotado por governos tucanos em São Paulo. Resumindo: vem nova briga de paternidade por aí.

Confiança // Hoje tem comemoração, no estilo adesão, do aniversário de deputada federal Ana Arraes, candidata à reeleição. Mãe do governador, a deputada já está no pódium dos campões de votos. A festa será na Arcádia Apipucos e no convite, a frase: "junte-se a nós rumo a outra grande vitória".



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

1º lugar injeta mais ânimo no Palácio

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

Eduardo Campos teve a maior nota do Datafolha entre os governadores

ALEXANDRE ACIOLI
A partir de hoje, a campanha do governador Eduardo Campos (PSB) à reeleição recebe um novo estímulo com o resultado da pesquisa Datafolha, publicada ontem na Folha de São Paulo. A pesquisa coloca o governador como o melhor avaliado entre os oito administradores que tiveram as suas atuações à frente dos governos avaliadas pelo Instituto.

Eduardo Campos aparece isolado, com nota 7,7. Em segundo lugar vem o governador baiano, Jacques Wagner (PT), com nota 6,6, seguido por Orlando Pessuti (PMDB-PR) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), empatados com nota 6,3; Antônio Anastasia (PSDB-MG), nota 6,2; Alberto Goldman (PSDB-SP), nota 5,7; Yeda Crusius (PSDB-RS), nota 4,9 e Rogério Rosso (PMDB-DF),com nota 4,8.

A pesquisa mostra que Eduardo Campos foi aprovado por 62% dos eleitores, que consideraram ótima ou boa a sua administração. Os entrevistados que acham o Governo regular são 29% e apenas 7% dos entrevistados avaliam a administração ruim ou péssima. No final, a gestão obteve nota 7,7.

Os socialistas e demais partidos da Frente Popular comemoraram os números da pesquisa como um fato importante, afinal de contas esse é mais um reconhecimento externo recebido pelo governador Eduardo Campos, seja por um instituto de pesquisa ou por uma ONG. No início deste mês, a Associação Contas Abertas elegeu o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco o terceiro melhor do Brasil, ficando atrás apenas dos portais da União e do Governo de São Paulo. O portal pernambucano recebeu nota 6,91 enquanto os dois primeiros obtiveram 7,56 e 6,96 respectivamente.

Exatamente há um ano, em julho de 2009, Eduardo Campos recebia em Porto Alegre (RS) a Medalha Pessoa Física por relevante contribuição para o desenvolvimento da gestão de qualidade no País, que é considerado o “Oscar” de Gestão. O governador foi escolhido pelos conselheiros do Programa de Modernização da Gestão Pública (PGQP), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por conta da adoção de práticas modernas de gestão no Estado.




POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 103 MIL ACESSOS!

27 julho, 2010

“Os números são desconfortáveis”

CANHOTINHO - Apesar de garantir que não comentaria ou comentará até o final da campanha eleitoral o resultado da última pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e divulgada sábado passado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) demonstrou o desconforto pela vantagem mantida - 59% a 28% - pelo governador Eduardo Campos (PSB). Porém, destacou os números presentes na consulta funcionarão como combustível para o rejuvenescimento e reorganização das ações internas de campanha. “Eu continuo sem comentar pesquisas. Porque, senão, daqui a pouco, eu comento pesquisa de quem subiu, se o governador caiu. Vocês não vão me pegar nessa contradição”, disse, completando em seguida: “Mas eu vi números que são desconfortáveis, desfavoráveis. A gente tem que lutar. Pesquisa, quando ela é adversa, em vez de você maldizer, buscar erro, achar bode expiatório, você tem que rejuvenescer. Tem que se reorganizar internamente.”

Na sequência, Jarbas ressaltou que o desconhecimento de parte da população do Recife - seu principal celeiro eleitoral - sobre sua postulação ao comando do Palácio do Campo das Princesas, é um dos fatores que podem ter contribuído com o número que alcançou na pesquisa. Cerca de 25% dos entrevistados recifenses não tomaram conhecimento da candidatura do peemedebista. “Acho que, dos fatores que pesam numa pesquisa, é a desinformação. É fácil se constatar no Recife que mais de 25%, ou seja, mais de um quarto da população não sabe que eu sou candidato”, destacou.

Entretanto, pouco depois, o próprio ex-governador reconheceu que o desconhecimento de sua candidatura por essa parcela da população é fruto da falta de mobilidade ideal para a configuração de um quadro diferente, apostando que esse desconhecimento será findado pelo o guia eleitoral de televisão, que será iniciado no dia 17 do mês que vem. “Eu não tive a mobilidade suficiente para chegar a essas pessoas. Isso só a televisão vai resolver”, concluiu.

Até a semana passada, o senador vinha realizando caminhadas pelas ruas e mercados públicos, acompanhado apenas de um alguns assessores e sem informar previamente à Imprensa. As idas ao interior do Estado também foram poucas e, assim mesmo, à Região do Agreste. Na próxima semana, ele tem agenda em Petrolina, junto com o presidenciável José Serra (PSDB).



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

LICITAÇÕES


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

Campanha chega às ruas

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (FOLHA POLÍTICA)

Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos colocaram, ontem, a campanha nas ruas. Enquanto o governador caminhou pelo centro histórico, o senador optou por Casa Amarela, o maior bairro da Zona Norte. Daqui em diante, a pisada será uma só. A mudança de estratégia, se ocorrer, virá com a chegada do guia eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 17 de agosto.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

26 julho, 2010

OLINDA - Professores reúnem-se hoje com Renildo

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO ( GRANDE RECIFE )

Está marcado para às 9h de hoje um encontro entre o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, com os professores da rede municipal. Os docentes reivindicam o ajuste do PCCV, o enquadramento por tempo de serviço, além do cálculo da remuneração de Difícil Acesso a partir do salário base.

“Nossa principal reivindicação é a aprovação do PCCV, com a tabela salarial de acordo com o piso, o que deveria ter sido feito desde o ano passado para ser implantado em janeiro de 2010. A tabela que a prefeitura está propondo é uma que reduz alguns salários”, afirmou Marineide Correia, presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Olinda, durante paralisação de 24 horas, na última quinta-feira.

Segundo Correia, o descontentamento se estende à mudança da lei de Difícil Acesso, que remunera 20% sobre o salário base de cada funcionário que atua em escolas de difícil acesso. De acordo com proposta da prefeitura, a remuneração seria fixa de R$ 200, diminuindo algumas gratificações.

De acordo com a secretária de Educação, Leocádia da Hora, a questão está fechada para o governo municipal, já que a alegação de que os salários sofreriam redução não se sustentaria. “O sindicato propõe uma tabela de remuneração que começa menor que o piso, e o governo não pode aceitar uma proposta dessas. A prefeitura se comprometeu em sempre que houver redução (virtual) de salários, estes seriam enquadrados em faixas maiores, até que não sejam menores que o piso”, explicou, na ocasião, a secretária. 



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

Vantagem socialista em todas as pesquisas

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (POLÍTICA)

O governador Eduardo Campos (PSB) construiu, nos 42 meses do seu mandato, uma situação política que o coloca na liderança absoluta na corrida eleitoral de 2010. Segundo pesquisas de opinião realizadas por diferentes institutos, registradas no TRE e divulgadas nos últimos dias, sua vantagem sobre o principal adversário, Jarbas Vasconcelos (PMDB), é sempre superior a 30 pontos percentuais. Os institutos que realizaram as pesquisas são o Cipec (2.007 entrevistas, de 13 a 16 de julho), o Datafolha (967 eleitores, entre os dias 20 e 23) e o Vox Populi (800 casos de 20 a 23). “Trata-se de um conjunto de pesquisas muito consistente. Embora não seja possível comparar uma com a outra, claramente se percebe uma posição consolidada para este momento”, analisa o cientista político e filósofo Paulo Cesar Menezes.

O analista considera que a vantagem de Eduardo é natural em se tratando de candidato à reeleição. “Não é só no Brasil. No mundo inteiro, o cidadão tem se mostrado cada vez mais pragmático. Se o governante fez um bom trabalho, o voto nele é uma certeza”, diz o cientista. De fato, as pesquisas mostram um governo com altos percentuais de aprovação. No Vox Populi, 66% dos entrevistados julgam o atual governo ótimo ou bom. Já na pesquisa do Cipec, 68,6% qualificam como boa/ótima a gestão do socialista.

PRESIDÊNCIA
Apontada pelo próprio Jarbas como razão fundamental para sua postulação ao Governo Estadual, a candidatura presidencial de José Serra (PSDB) tem em Pernambuco um dos piores desempenhos do País. Segundo as mesmas pesquisas analisadas, Dilma Rousseff (PT) começa a apresentar resultados que tornam cada vez menores as chances de Serra, com consequências para a aposta jarbista.

“Obviamente, Lula é o grande impulsionador de Dilma. E, mesmo sem ser fator definidor da eleição estadual, ajuda, e muito, as pretensões de Eduardo”, explica o cientista político Paulo Cesar Menezes.

Ele chama atenção particularmente para o dado encontrado de maneira difusa em todas as sondagens, mas que se apresenta explícito no relatório do Cipec. Quando informados no momento da pergunta sobre a preferência com relação ao apoio do presidente Lula (PT), 79% dos pernambucanos respondem que votam no candidato indicado pelo petista.

No Vox Populi, outro dado impressionante: na pesquisa espontânea Dilma é líder com 32% das preferências, mas o segundo colocado não é Serra, mas Lula, que alcança 15% das indicações, contra 13% do tucano.



POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

OLINDA - Professores param antes de encontro

DEU NA FOLHA DE PERNAMBUCO DIA 26/07/2010

Paulo Carvalho   
 
Antecipando-se ao encontro com o prefeito Renildo Calheiros, marcado para a próxima segunda-feira, professores da rede municipal de Olinda, realizaram, ontem, paralisação de 24 horas. A suspensão das atividades de 1.200 profissionais de ensino, acontecida uma semana depois do recomeço das aulas e dois dias após reunião com a Secretaria de Educação, também contou com protesto no hall da prefeitura do município. Nas reivindicações, o ajuste do Plano de Cargos, Carreiras e Desenvolvimento (PCCV), o enquadramento por tempo de serviço, além do cálculo da remuneração de Difícil Acesso a partir do salário base.   

“Nossa principal reivindicação é a aprovação do PCCV, com a tabela salarial de acordo com o piso, o que deveria ter sido feito desde o ano passado para ser implantado em janeiro de 2010. A tabela que a prefeitura está propondo é uma que reduz alguns salários e nós não aceitamos”, afirmou Marineide Correia, presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda. Segundo Correia, o descontentamento se estende à mudança da lei de Difícil Acesso, que remunera 20% sobre o salário base de cada funcionário que atua em escolas de difícil acesso. De acordo com proposta da prefeitura, a remuneração seria fixa de R$ 200, diminuindo algumas gratificações. “Não adianta falar com a Secretaria de Educação porque ela só traz recado do prefeito”, disparou.

Segundo a secretária de Educação, Leocádia da Hora, a questão está fechada para o governo municipal, já que a alegação de que os salários sofreriam redução não se sustentaria. “O sindicato propõe uma tabela de remuneração que começa menor que o piso e o governo não pode aceitar um proposta dessas. A prefeitura se comprometeu em sempre que houver redução (virtual) de salários, estes seriam enquadrados em faixas maiores, até que não sejam menores que o piso”, explicou a secretária.

 Ainda de acordo com Leocádia da Hora, a redução de salários acontece por efeito de distorção no cálculo da porcentagem da incorporação de regência, também conhecida como “pó-de-giz”. O novo cálculo proposto pela prefeitura seria realizado com adicionais de valores fixos, e não mais com o acréscimo de 35% sobre o salário base. Como o cálculo reduz os salários maiores, a prefeitura se comprometeria em realocar as faixas salariais até que o servidor não tivesse perda nos vencimentos. Em decorrência do protesto, cerca de 16 mil alunos de mais de 100 escolas ficaram sem aula no dia de ontem. Os professores estão em greve de meio-expediente desde o último dia 27 de maio.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

22 julho, 2010

» Atendimento

DEU NO JC >>


Já passou dos limites o atendimento médico em Jardim Fragoso, Olinda. Não tem ninguém para dar informações ou marcar consultas pelo SUS no Posto de Saúde ou na clínica. Dá pena ver as pessoas humildes não serem atendidas, sem receber fichas para consultas médicas, e o pior: sem informação. Espero que a Secretaria de Saúde mande fiscalizar essa clínica. Conheço a capacidade do SUS e é sem dúvida muito bom. Será que esse atendimento acontece só neste bairro?
» Cláudio A. da Silva - Olinda - 




 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

» Abandono

Deu No JC >>


Moradores do Sítio Histórico de Olinda convidam o prefeito Renildo Calheiros para ver de perto o abandono do Parque do Carmo. O mato tomou conta de tudo, os brinquedos estão quebrados e o vazamento de esgoto matou diversos peixes da lagoa do Sítio de Seu Reis.



 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

DEU NO JC

» Abandono


Estive com meu filho na Praça da Preguiça, em Olinda e fiquei horrorizada. Ela está abandonada. Há um esgoto estourado fazendo com que a água fétida escorra para a área dos brinquedos, para a passarela de caminhada, indo parar no lago dos peixes impossibilitando as pessoas de passear. Os brinquedos estão quebrados, sem a menor conservação. O lago está cheio de plantas que escondem os peixes e as tartarugas. Por favor, autoridades responsáveis por administrar Olinda, ação! Trabalhem! A praça é um ponto turístico e de lazer e está um horror.


» Maria Hilda Barros - Olinda 

 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

Jarbas tem mais uma baixa no sertão


Escrito por Fabiana Gonçalves



22 de Julho de 2010 às 00:39:34



Por: Érika Castaneda
Fica cada vez mais difícil a situação para Jarbas Vasconcelos (PMDB) no sertão do estado, região onde ele tem menor aprovação entre os eleitores, segundo a última pesquisa do Instituto Exatta, publicada no Diario de Pernambuco no dia 11 de julho.
Desta vez foi a ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões, candidata a deputada estadual pelo PMDB que caiu fora disputa por uma cadeira na AL. Motivo: condenação por improbidade administrativa. A sentença é do juiz José Carvalho do Aragão Neto, que está no exercício da 2ª Vara Cívil do Município. Na sentença, o magistrado caça os direitos políticos da peemedebista por três anos.
Também foi condenada a ressarcir ao erário público o valor de R$ 142.472,24. O processo está relacionado a contas da sua gestão em 2005. A matéria cabe recurso e ela vai recorrer.  Giza era a única candidata a deputada estadual da aliança jarbista no sertão do Pajeú.
... 
 
 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

Lula se emociona e chora durante entrevista !

Escrito por Fabiana Gonçalves



22 de Julho de 2010 às 09:15:14


Parece que Lula já está entrando em clima de despedida da Presidência da República. Durante entrevista ontem (21) à Rede Record, ele se emocionou ao falar sobre obras de seu governo e chegou a chorar, interrompendo sua fala por duas vezes.
"Acho que estou ficando velho", disse Lula.
Ele afirmou que só vai fazer uma avaliação do seu governo depois de certo tempo e que não sabe como será a sua vida após deixar o cargo.
O presidente ainda disse que não deve lançar novos projetos até o fim do mandato. Taxativo, afirmou: “quem vier depois mim tem que, no dia 1º de janeiro, já começar governando fazendo obras”.


 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

Polícia Civil ganha uma representante feminina na disputa por uma cadeira na AL


Escrito por Fabiana Gonçalves
21 de Julho de 2010 às 18:55:13

Por: Érika Castaneda
O Comando da Polícia Civil, mais especificamente o segmento feminino, colocou uma representante para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Trata-se da comissária Lucy.
Atuante no combate à violência doméstica e familiar ela vem com forte apoio nos bairros onde está atuando ultimamente: Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Nesses locais, ela tem trabalhado com rigor também no combate à violência urbana.

Lucy já disputou duas vezes uma vaga na Câmara Municipal de Olinda, em 2004 e 2008. Agora, ela disputa pelo PSL, na chapa Pernambuco para Todos, que congrega os partidos PSL, PTC, PTdoB e PSDC.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 102 MIL ACESSOS!

21 julho, 2010

Petistas recebem Lula em Pernambuco e aguardam confirmação da presença de Dilma

Escrito por Fabiana Gonçalves


21 de Julho de 2010 às 00:00:00



Por: Érika Castaneda
O presidente Lula (PT) chega a Pernambuco na próxima sexta-feira (23) para um ato administrativo no município de Caetés, sua terra natal. Ele também cumprirá agenda política em Garanhuns. O primeiro compromisso está marcado para as 15h30.
O segundo compromisso possivelmente será em companhia da candidata petista Dilma Roussef, que segundo o prefeito João da Costa ainda não confirmou presença. Seria uma visita à noite, ao Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). “Não sabemos se Dilma vem para o Recife. Cobramos uma definição sobre isso para que possamos nos organizar”, afirmou o prefeito João da Costa (PT).
Enquanto Lula cumpre seus compromissos no interior do estado, na sexta-feira, os petistas aguardam uma confirmação da coordenação de campanha da ex-ministra sobre a possibilidade de um ato político com a candidata no Recife, pela manhã. Ela teria um almoço com lideranças partidárias, prefeitos e parlamentares da base aliada.
 
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

16 julho, 2010


Eduardo diz que situação não quer disputa rasteira, miúda e sem conteúdo. De quebra, diz que Jarbas, Maciel e Guerra não trabalham pelo bem de nossa terra




POSTADO ÀS 23:36 EM 15 DE Julho DE 2010
BLOG DO JAMILDO



“Nós vamos às ruas fazer o bom debate. Não queremos uma disputa rasteira, miúda e sem conteúdo”.

As palavras são do governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) que nesta quinta-feira (15/07), prestigiou a abertura do comitê político do futuro deputado estadual Waldemar Borges.


Uma grande festa em vermelho e amarelo foi preparada para receber Eduardo e os candidatos Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro neto (PTB) na casa localizada na Praça do Torreão, no espaço da militância de “Wal”, como é conhecido o ex-secretário de Articulação Social, Humberto, Armando e Eduardo.


Primeiro a discursar, Waldemar Borges chamou a militância presente a trabalhar em grupo: “O jogo começa hoje e está zerado. Política não é tenis, nem ping-pong; política é futebol, é voleibol que são jogados em times”, disse.


Após a fala de Humberto e Armando, Eduardo subiu ao pequeno palanque para elogiar a atuação de Wal durante sua permanência no Governo do Estado. O socialista também pediu votos para os candidatos a senadores e mostrou confiança na vitória das forças de esquerda.


“A partir do ano que vem, o nosso governo e o de Dilma Rousseff terão dois senadores trabalhando a seu favor”, afirmou.


Embora tenha feito questão de prestigiar a inauguração do QG da campanha de Waldemar Borges, Eduardo adiantou que não poderá participar da abertura de todos os comitês de candidatos da Frente Popular de Pernambuco.


“Só quando tivermos espaço na agenda administrativa”, justificou.


O governador também adiantou que a sua campanha de rua deve ser intensificada a partir da última semana de julho com eventos “antes das oito da manhã, depois do horário de expediente e nos finais de semana”.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Surge uma nova imbecil na campanha eleitoral


Escrito por Fabiana Gonçalves
15 de Julho de 2010 às 19:45:06

Por: *Maurílio Ferreira Lima
Li, estarrecido, a declaração irresponsável de uma vice-procuradora da Justiça Eleitoral que afirmou que poderia pedir a cassação do registro da candidatura Dilma Rousseff à presidência da República se ficar comprovado que Lula pediu votos para ela no lançamento do trem bala.
Essa irresponsável que enxovalha a Procuradoria Eleitoral deveria ser exemplarmente punida por querer envolver a sua instituição em um processo de vencer no tapetão a corrida presidencial. Lula citou o nome de Dilma como a autoridade que muito fez, e muito bem, pelo trem bala.
O resto é fricote de insanos.
*Maurílio Ferreira Lima (PMDB) é ex-deputado federal (mauriliolima@globo.com).

 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Levantamento da ''Folha de São Paulo'' diz que em 18 Estados não deve haver 2º turno


Escrito por Inaldo Sampaio



15 de Julho de 2010 às 19:50:40
Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

A Folha de São Paulo desta quinta-feira publica o “ranking” dos candidatos a governador que devem ganhar no 1º turno com base nas últimas pesquisas realizadas nas respectivas unidades da Federação.

De acordo com o Jornal, lideram a corrida eleitoral, com chances de ganhar no primeiro turno, os seguintes candidatos:

1- Tião Viana (PT) – Acre
2- Omar Aziz (PMN) – Amazonas
3- Jaques Wagner (PT) – Bahia
4- Cid Gomes (PSB) – Ceará
5- Joaquim Roriz (PSC) – Distrito Federal
6- Renato Casagrande (PSB) – Espírito Santo
7- Marconi Perillo (PSDB) – Goiás
8- Hélio Costa (PMDB) – Minas Gerais
9- André Puccinelli (PMDB) – Mato Grosso do Sul
10- José Maranhão (PMDB) – Paraíba
11- Eduardo Campos (PSB) – Pernambuco
12- Sérgio Cabral (PMDB) – Rio de Janeiro
13- Rosalba Ciarlini (DEM) – Rio Grande do Norte
14- Neudo Campos (PP) – Roraima
15- Tarso Genro (PT) – Rio Grande do Sul
16- Marcelo Deda (PT) – Sergipe
17- Geraldo Alckmin (PSDB) – São Paulo
18- Siqueira Campos (PMDB) – Tocantins.


Em relação a Pernambuco, A “Folha” tomou como base a última pesquisa da “Exatta”, divulgada no início de junho, que aponta Eduardo Campos com 61% de intenções de voto, ante 30% de Jarbas Vasconcelos.
 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

15 julho, 2010

E o João Buracão?

Deu No Diário De Pernambuco >>>

Está impraticável transitar pela Avenida Senador Nilo Coelho, mais conhecida como Perimetral Norte, no bairro de Aguazinha, em Olinda. Por lá não existem buracos e, sim, um monte de crateras. Outro dia caí num buraco e o pneu do meu carro estourou. Foi horrível, já que o episódio aconteceu em frente ao lixão de Aguazinha, local escuro e rodeado de marginais. Quase morri de medo. Por favor, prefeito Renildo Calheiros, dê uma passadinha por lá pra ver com seus próprios olhos. Lyana Martins - Olinda


fonte: Diário De Pernambuco.

   POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

» Bola pra frente

Deu no JC:

Diante do veto do PT à candidatura de estadual, mesmo com respaldo de nomes de peso do partido, o vereador Marcelo Santa Cruz resolveu focar 2012 e para não dispersar o grupo em Olinda vai apoiar a reeleição da deputada Teresa Leitão.


Fonte: Jornal Do Commercio.
 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Deu no JC

» Só dá a ...


Impressiona a quantidade de reclamações dos leitores sobre os serviços da Compesa. São diárias. Em Jatobá, Olinda, há 15 dias falta água. Moradores reclamam e não têm resposta.

» ... Compesa

Em Jardim Brasil I, Olinda, entupimento faz a água retornar pelo ralo das casas. E em Piedade, água limpa jorra desde o dia 7 entre as Ruas Jardim 24 de Maio e Francisco Mendes.


 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Fundarpe não teria pago artistas em 2009

Deu no JC


O ator Vinícius Coutinho denuncia que, ás vesperas do festival de Inverno de Garanhuns, grupos de teatro não receberam pela edição de 2009.

Fonte: Jornal Do Commercio.

 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Obra fechará maternidade em Olinda

Deu No JC:



A Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, vai passar pelo menos 300 dias fechada, a partir de agosto, por causa de obras de reforma e ampliação. O período de inatividade, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, pode chegar a um ano e meio. Mas, no final, a unidade terá capacidade de atendimento dobrada e poderá realizar até 400 partos por mês.

Enquanto a maternidade estiver passando pelas mudanças, todos os atendimentos serão absorvidos pelo Hospital Tricentenário, também em Olinda. Atualmente, a capacidade da unidade é para 400 nascimentos mensais. A secretária de saúde, Tereza Miranda, garante que não haverá problemas de falta de leitos. “Em todos os períodos em que a Maternidade Brites de Albuquerque esteve fechada, como no último período de greve, por exemplo, o Tricentenário recebeu os atendimentos e não tivemos problema. Será tudo tranquilo.”

O processo licitatório para a primeira fase das obras, referente à reforma da unidade, já está sendo concluída. A previsão é que a maternidade seja fechada no dia 2 de agosto. Essa primeira etapa deve durar 120 dias. “Vamos diminuir o número de leitos por enfermaria, que era de seis, para quatro. O objetivo é humanizar o atendimento. Nossa linha é dar a maior privacidade possível, garantindo a manutenção do número total de leitos”, explicou a secretária. A segunda fase, de ampliação, será mais demorada: 180 dias. “Nossa previsão contratual total é de 300 dias. Mas sabemos que reformas demoram e podem passar mais tempo. Estamos trabalhando com limite de um ano e meio”, revelou Tereza Miranda.

Os técnicos de enfermagem da maternidade serão relocados para pronto-atendimentos em Bairro Novo e Peixinhos. Quanto aos médicos, ainda será avaliado onde prestarão serviço durante as obras.


Publicado em 14.07.2010

Fonte: Jornal do comércio

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

12 julho, 2010

INUSITADO - Helicóptero provoca susto em Olinda

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO

Danilo Tenório


Os moradores do bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, tomaram um susto ontem pela manhã. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava uma operação de resgate, bateu com a hélice na luminária de um poste instalado entre as ruas Sérgio Godoi de Vasconcelos e Maria da Conceição Viana. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, a aeronave foi acionada para socorrer uma idosa de 75 anos que sofria um infarto, quando pousou. Entretanto, a idosa, não resistiu e faleceu dentro de casa.

Na saída, houve a colisão com o poste. Por isso, o helicóptero teve que descer novamente. Nenhum dos cinco tripulantes ficou ferido. “Durante a decolagem, o helicóptero sofreu uma pancada de vento forte e deslocou para a lateral e bateu na luminária”, explicou o chefe de Comunicação Social da PRF, Éder Rommel. Segundo ele, um mecânico da corporação foi acionado. Após vistoria, foi constatado que a aeronave não sofreu avarias e foi liberado para retornar para base aérea da PRF.

 POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Jungmann e Humberto deram primeiros passos

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO

BEATRIZ GÁLVEZ

Com a decisão dos dois principais candidatos ao Governo, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), de postergar o início de suas campanhas eleitorais, seus candidatos ao Senado têm mostrado uma atuação tímida. Quem saiu na frente foi o deputado federal Raul Jungmann (PPS), que depois de uma primeira semana parada, partiu para o corpo-a-corpo no sábado. Acompanhado da sua candidata à primeira suplência, a vereadora Aline Mariano (PSDB), ele aproveitou a tarde de anteontem para visitar o Mercado da Boa Vista, no Pátio de Santa Cruz, centro do Recife. Depois de conversar com comerciantes e frequentadores do espaço, sentou em uma das mesas para comer pratos regionais, sendo abordado diversas vezes por eleitores que vinham cumprimentá-lo.

Hoje o candidato visitará outro mercado tradicional da cidade, o de São José. A programação inicia com a concentração de Jungmann e seus militantes na praça Maciel Pinheiro, às 10h, de onde ele segue pela rua da Imperatriz, rua Nova e avenida Dantas Barreto, até chegar ao mercado, onde almoçará com locatários. A tarde, o candidato se ocupará de reuniões internas com sua equipe de comunicação.

Já o ex-secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, também candidato ao Senado, manteve uma agenda discreta. O único ato público do qual participou foi a convenção de lançamento do Partido dos Servidores Públicos e Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB), na manhã do último sábado, onde falou da importância da eleição da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, e do empenho da Frente Popular de Pernambuco em reeleger o governador Eduardo Campos (PSB), além de emplacar seus dois senadores.

O senador e candidato à reeleição Marco Maciel (DEM) não teve nenhuma agenda externa marcada durante o final de semana. Ele aguarda a programação de Jarbas Vasconcelos para dar início à sua campanha. O outro candidato à Casa Alta pela chapa governista, deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), passou o final de semana reunido com sua equipe.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

Campanha chega às ruas antes do previsto

Coluna da Folha de Pernambuco da segunda-feira, 12/07/10



Era desejo do governador Eduardo Campos não iniciar a campanha à reeleição antes do início do mês de agosto, mas a pressão dos correligionários falou mais alto e a chapa majoritária ganhou às ruas. A primeira aparição conjunta do governador com os candidatos ao Senado, Humberto Costa e Armando Monteiro Neto, deu-se sábado à noite, em Fazenda Nova, onde o ex-deputado Pedro Corrêa reuniu-se cerca de 10 mil pessoas no ''São Pedro de Seu Pedro'', evento que realiza há 15 anos.

A visita não foi avisada à imprensa pela assessoria do governador, o qual deseja, de fato, tornar a campanha a mais curta possível, administrando “com a barriga” a folgada dianteira que as pesquisas lhe atribuem. Mas, após ser avisado pelo ex-deputado de que a festa é tradicional e reuniria milhares de pessoas, o governador mudou de ideia. Não só compareceu como levou em sua companhia Humberto e Armando. E lá não deu para quem quis: fotos, abraços, apertos de mão, tapinhas nas costas, etc.

À exceção do presidente regional, Eduardo da Fonte, que se encontrava em Araripina no lançamento da candidatura à reeleição do deputado Emanuel Bringel, todas as lideranças do PP estavam lá para recepcionar o governador: o anfitrião Pedro Corrêa, o prefeito Severino Cavalcanti, o vereador e candidato a deputado federal, Roberto Teixeira, etc. Além do prefeito do Brejo da Madre de Deus, Édson de Souza, que já tinha sido eleito uma vez pelo PDS (hoje DEM) e hoje está filiado ao PTB.

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
 
BLOG COM MAIS DE 101 MIL ACESSOS!

09 julho, 2010

Presentes


08 julho, 2010

DEU HOJE NA FOLHA DE PERNAMBUCO (FOLHA POLÍTICA)

No páreo


Ex-prefeito de Lagoa do Carro e candidato a deputado estadual, Carlinhos do Moinho explica que continua inelegível e registrou sua candidatura. Diante da decisão da justiça de considerá-lo ficha suja, entrou com uma medida cautelar, ainda não julgada. Ele diz que suas contas rejeitadas não contêm irregularidade insanável.

DOBRADINHA - Candidato a deputado federal, Danilo Cabral (PSB) fechou dobradinha com o deputado estadual Sebastião Rufino em Bom Jardim e João Alfredo. Quanto a Surubim, sua terra natal, o estadual será definido com o governador.


POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 100 MIL ACESSOS!

DEU NA FOLHA DE PERNAMBUCO (FOGO CRUZADO)

Arquivo - A Justiça agiu com bom senso ao arquivar uma denúncia do Ministério Público Eleitoral contra o deputado Raimundo Pimentel (PSB) por suposta campanha antecipada. O parlamentar colocou uma faixa com o seu nome num dia de jogo em Araripina e o MPE entendeu aquilo como se fosse campanha extemporânea. Foi um excesso de zelo além do aceitável.

Parabéns - Moradores de Rio Doce (Olinda) vão prestar homenagem ao ex-deputado Amaury Pinto (PR) por ele ter sido o autor de um pedido feito ao prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) para tapar um buraco existente no bairro havia 16 anos. Amaury é candidato a deputado estadual pelo litoral norte e tem um apoio importantíssimo, em Paulista: o prefeito Yves Ribeiro (PSB).

POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA

BLOG COM MAIS DE 100 MIL ACESSOS!