Pesquisa UFPE/NEPD/APIS mostra socialista aumentando vantagem na disputa
MARILEIDE ALVES
O governador-candidato Eduardo Campos (PSB) mantém ampla vantagem sobre o seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na última pesquisa UFPE/ NEPD/APIS deste primeiro turno, que a Folha de Pernambuco divulga hoje com exclusividade, o socialista aparece com 65% dos votos totais contra 16,2% do peemedebista. Uma diferença de 48,8 pontos percentuais. O candidato do PSOL, Edilson Silva, figura em terceiro lugar, com 2%. Já os outros postulantes - Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Jair Pedro (PSTU) e Fernando Rodovalho (PRTB) -, não atingiram 1%. Votos em branco e nulos somam 5,8%, e os que não sabem totalizam 9,5%.
A sondagem mostra que Eduardo Campos cresceu dois pontos percentuais com relação ao levantamento anterior. Na sondagem passada, o socialista aparecia com 63% das intenções de votos. Já o senador Jarbas Vasconcelos se manteve no mesmo patamar: 16%. Edilson passou de 1% para 2%, enquanto os demais não registraram crescimento. Considerando os votos válidos, a vantagem de Eduardo chega a 57,7 pontos. O socialista figura com 76,8%, enquanto que o peemedebista surge com 19,1%. Dos outros candidatos, Edilson é quem aparece melhor colocado: 2,4%. Com este cenário, se as eleições fossem hoje, o governador-candidato venceria o pleito no 1º turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o grau de confiança da sondagem é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) sob o número 50.432/2010. Foram distribuídos 2.500 questionários em 18 microrregiões. O governador vence em todas as macrorregiões do Estado.
No grande Recife e Zona da Mata, o socialista aparece com 64,3% das intenções de votos, contra 18,3% de Jarbas. No Agreste, Campos lidera com 67% e Vasconcelos chega a 14,4%. No Sertão, o socialista tem 65,9% dos votos e Jarbas, 9,6%. Dos demais concorrentes, apenas Edilson pontuou, e, mesmo assim, no Grande Recife e Zona da Mata, onde o psolista aparece com 2,8%. No Agreste e Sertão, ele não chega a 1%.
O governador também lidera as intenções de votos junto aos eleitorados feminino e masculino. Entre as mulheres, o socialista aparece com 63,6% dos votos. Dos homens entrevistados, Campos tem 66,1% da preferência. Jarbas seria a opção para 15,2% das eleitoras e 17,3% da preferência masculina. Entre as mulheres, Edilson tem 1,7% das intenções de voto. Com o público masculino, o psolista tem 2,4%. Eduardo é o preferido ainda em todas as faixas de escolaridade - do nível fundamental ao superior -, e também em todas as faixas etárias pesquisadas.
POSTADO POR ARLINDO SIQUEIRA
BLOG COM MAIS DE 109 MIL ACESSOS!